Missão

Comitiva conclui missão na Guiana Francesa e discute acordo para o CLA

Após visita ao Centro de Lançamento de Kourou, que pertence a Agência Espacial Europeia, comitiva retorna para São Luís e desembarca às 20h no Aeroporto Marechal Cunha Machado

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Missão na Guiana Francesa)

A comitiva do Brasil liderada pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, conclui hoje a missão internacional na Guiana Francesa. O encerramento ocorre após a última agenda do colegiado, que deve ser realizada no período da tarde, com visita ao Centro de Lançamento de Kourou.

Senadores maranhenses, deputados federais e o vice-governador do estado, Carlos Brandão (PRB), participam da missão, que foi iniciada domingo, com embarque de São Luís para Caiena, na Guiana Francesa.

Na tarde de ontem a comitiva cumpriu agenda protocolar, de reuniões com autoridades e discussão sobre o desempenho do Centro de Lançamento daquele país e do desenvolvimento socioeconômico provocado após o investimento em lançamento de satélites.

Logo após o desembarque, foram recebidos pelo comandante das Forças Armadas da França na Guiana - responsável pela segurança da Base de Lançamentos e de Kourou -, e pelo governador Patrice Faure, os senadores Roberto Rocha (PSDB) e Weverton Rocha (PDT) [do Maranhão] e Jean Paul Prates (PT) [do Rio Grande do Norte], além dos deputados federais Pastor Gildenamyr (PMN), Edilázio Júnior (PSD), Cléber Verde (PRB), Bira do Pindaré (PSB), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Gastão Vieira (Pros), e Aluísio Mendes (Pode).

Outros sete deputados federais, técnicos e assessores do Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações, participam dos encontros.

Na ocasião, os representantes maranhenses e o ministro Marcos Pontes, destacaram alguns dos aspectos do Centro de Lançamento de Alcântara para as autoridades da Guiana Francesa e apresentaram a proposta do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas.

Base

Na manhã de hoje a comitiva liderada pelo ministro Marcos Pontes fará um deslocamento terrestre de Caiena para a cidade de Kourou, onde fica instalado o Centro de Lançamento.

Os parlamentares e o vice-governador do Maranhão se reunirão com o prefeito de Kourou, Ringuet, e com lideranças locais.

Logo em seguida, por volta das 10h40, eles visitarão um cluster industrial de Kourou [complexo de empresas industriais] e farão um Tour por Kourou (visita ao Instituto de Educação, hospital, dentre outros).

Depois disso participarão de um almoço com autoridades e já no período da tarde, à visita no Centro de Lançamentos. Esse será o último compromisso da comitiva, que encerra a missão internacional e retorna em seguida para São Luís.

O horário previsto para o desembarque da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) no Aeroporto Marechal Cunha Machado é 20h. Às 21h a aeronave pousa em Brasília para deixar os demais membros da comitiva.

Aluisio Mendes será relator do Acordo de Salvaguardas

O deputado federal Aluisio Mendes (Pode), que integra a comitiva da missão internacional na Guiana Francesa, será o relator do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre o Brasil e os Estados Unidos para o lançamento de foguetes e satélites americanos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A mensagem governamental com cópia da proposta da parceria entre Brasil e EUA foi encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) há pouco mais de uma semana.

A estimativa é de rendimento inicial de US$ 300 milhões (R$ 1,1 bilhão) anuais ao Brasil com a exploração do CLA.

Aluisio Mendes é um dos parlamentares maranhenses que defende a proposta de acordo. Antes do embarque à missão internacional para Guiana Francesa, ele falou sobre a expectativa em relação a visita à base de Korou.

“Já conheço a base de Kourou, e visitá-la em missão será muito positivo. O acordo é importantíssimo para o Brasil e também para o Maranhão. Os ganhos econômicos e geopolíticos nos colocarão nesse mercado que está em crescimento e que pode nos inserir em projetos de desenvolvimento tecnológico com imensos ganhos científicos e sociais”, disse, antes do embarque no último domingo.

Depois de retornar da missão na Guiana Francesa, Aluisio deve articular a discussão de alguns dos principais pontos do Acordo de Salvaguardas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.