PH

Será que é mesmo louco?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
REENCONTRO marcante no almoço de ontem no Restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol: após mais de dez anos sem abraçá-lo, reencontrei o amigo Magno Bacelar, ex-deputado federal, ex-senador pelo Maranhão, e figura humana da melhor qualidade
REENCONTRO marcante no almoço de ontem no Restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol: após mais de dez anos sem abraçá-lo, reencontrei o amigo Magno Bacelar, ex-deputado federal, ex-senador pelo Maranhão, e figura humana da melhor qualidade (PH01)

Adélio Bispo, o autor da tentativa de assassinato do presidente Jair Bolsonaro em setembro do ano passado, foi considerado inimputável. No entanto, seu raciocínio não parece tão prejudicado assim. Segundo o Juiz Bruno Savino, da 3ª. Vara Federal de Juiz de Fora, Adélio, que possui um grupo de advogados caríssimos a defendê-lo, disse a peritos que Jair Bolsonaro e Michel Temer “fazem parte de uma conspiração para tomar o poder e riquezas do Brasil e entregá-las ao Fundo Monetário Internacional, à maçonaria e à máfia italiana e que ainda vai tentar matá-los.”

Feira de Lisboa
Programa imperdível para os leitores maranhenses que elegeram Lisboa para a temporada de férias nesta Primavera: a 89.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que será inaugurada nesta quarta-feira.
O evento deste ano aposta na sustentabilidade ambiental, distribui 60 mil sacolas de papel e promove o uso de bicicletas.
A feira do livro, considerada a maior de Portugal, regressa ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, com 328 pavilhões, mais 32 do que em 2018, e 25 novos participantes, um número tão significativo que levou a organização a criar um espaço próprio para os reunir.
A julgar pelas edições mais recentes, a feira deverá receber cerca de meio milhão de visitantes até o dia de encerramento, a 16 de junho.

Barca Velha
Nesta semana, a importadora de vinhos Zahil promove dois eventos no Rio de Janeiro cujo protagonista é o responsável pelo mítico Barca Velha, vinho português produzido em safras excepcionais.
Hoje, Luís Sottomayor comanda um almoço para convidados no Olympe de Thomas Troigros e amanhã, a partir das 20h, um jantar aberto ao público no Fratelli, na Barra da Tijuca.
Sottomayor é o enólogo-chefe da Casa Ferreirinha há 15 anos, empresa derivada da Casa Ferreira, produtora de vinhos do Porto fundada no século XVIII. É ele quem decide, ano a ano, se o vinho tem qualidade para ser engarrafado como Barca Velha ou como Reserva Especial.

Barca Velha 2
A elaboração do Barca Velha, que está presente em pouquíssimas adegas de São Luís, é cercada de extremo controle de qualidade e cuidado. Costuma levar oito anos, desde a colheita das uvas até a chegada ao mercado.
Desde sua criação, em 1952, apenas 18 safras foram lançadas. A última, de 2008, lançada em 2016, recebeu 100 pontos na prestigiada revista americana Wine Enthusiast.
No jantar, que custa R$ 490,00 (menu completo mais vinhos), será servida a emblemática safra 1985, da qual guardo duas garrafas com especial carinho, que me foram presenteadas pelo saudoso Saulo Ramos.

Entre amigos
De volta a São Luís na tarde do último sábado, após quatro meses na Capital Federal dando assistência à sua mãe, Dona Marly Sarney, em tratamento de saúde, a aniversariante do dia Roseana Sarney desembarcou nesta Capital para festejar a data com o marido, a filha, o genro, os netos, alguns parentes e os vizinhos do prédio onde reside na Península da Ponta d´Areia.
Logo cedo, ela tomou o café da manhã em Brasília, com os seus pais Dona Marly e o presidente José Sarney. E já no começo da tarde estava nesta Capital.
Quando chegou ao seu apartamento foi surpreendida pela filha Rafaela e a neta Fernanda que organizaram um jantar em sua homenagem.

TRIVIAL VARIADO

Novo capítulo da baixaria: o Rio de Janeiro desce mais um degrau rumo ao não se sabe o quê: o governador Wilson Witzel afirmou que o prefeito Marcelo Crivella deveria ter um filtro entre o cérebro e a boca.

O secretário de Turismo de Caxias, Fernando Santos, começou a comemorar sua nova idade, ontem, na Princesa Sertão, e logo depois veio receber o abraço dos parentes e amigos em São Luís.

Estão se completando 25 anos da revisão fracassada da Constituição, prevista na promulgação de 1988. Foram aprovadas seis emendas no primeiro semestre de 1994
e nada mais.

Quando os constituintes incluíram a revisão, imaginavam que seria o momento para modificar o que não dera certo e melhorar alguns pontos. Havia a possibilidade de as reformas tributária e da Previdência entrarem na lista. Desde então, o Congresso está sob o Efeito Mandrake.

Um dos argumentos dos que se opuseram à revisão foi a força do Centrão e a possibilidade de que haveria retrocessos institucionais. Conversa fiada de parlamentares preguiçosos e covardes.

Bruno Araújo, ao ser eleito presidente nacional do PSDB, projeta seu padrinho, o governador João Dória, e enfraquece lideranças tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, que não compareceu à convenção, José Serra e Geraldo Alckmin.

Bruno Araújo foi ministro das Cidades na gestão Temer. Ano passado, concorreu ao Senado por Pernambuco e ficou em quarto lugar com 13,9 por cento dos votos. Em 2017, apareceu em delações de executivos da Odebrecht.

O engenheiro Sebastião Djalma Gomes comemorou redondos 70 anos de idade no último sábado e reuniu parentes e amigos para jantar em sua residência no alto do Calhau. Entre muitos amigos presentes, destacava-se o advogado Sergio Tamer.

Diante de cinegrafistas e fotógrafos, cada vez fica mais evidente: os presidentes Jair Bolsonaro e Dias Toffoli parecem amigos de infância.

Aumentou em Brasília a venda do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, escrito em 1936 pelo norte-americano Dale Carnegie, que se tornou conselheiro de líderes mundiais.

Notícia para ser festejada: mais de 90 por cento da população brasileira não tem o hábito de fumar. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada na sexta-feira, apenas 9,3 por cento afirmavam ser fumantes em 2018. Nos últimos 12 anos, a quantidade de pessoas que fumam caiu 40 por cento no País.

DE RELANCE

Laços de Família
Uma criança gaúcha ganhou na justiça o direito de ter dois pais na certidão de nascimento: o biológico e o afetivo. A ação declaratória de reconhecimento de multiparentalidade foi ajuizada pela mãe e pelos pais biológico e afetivo, em comum acordo. A mãe da criança mantinha um relacionamento desde 2003 com o pai afetivo. Depois, passaram por um rompimento entre os anos de 2011 e 2012. No período da separação, ela teve um breve relacionamento com outro homem e ficou grávida.

Laços de Família 2
No nascimento, o pai biológico registrou o menino, mas não mantinha nenhum vínculo afetivo e financeiro com o filho. Já o outro pai, não só acompanhou a gravidez como ajudava em seu sustento. Com a decisão, o pai socioafetivo passa a ter o direito de incluir a criança no plano de saúde, realizar viagens e efetuar matrícula na escola.

Natalino lança candidatura
O professor e médico nefrologista Natalino Salgado lança nesta segunda-feira, sua candidatura a reitor da UFMA. O ato de lançamento será realizado no Centro Pedagógico Paulo Freire, inaugurado na sua gestão. Em dois mandatos como reitor, Natalino conquistou o respeito da comunidade acadêmica como o gestor responsável pelo maior crescimento que a UFMA já experimentou.

Natalino lança candidatura 2
Com um amplo leque de apoio entre professores, técnicos e estudantes, tanto da Capital quanto dos oito Campi da UFMA no interior, Salgado dá a largada oficial com a proposta de colocar de volta a universidade no caminho do desenvolvimento com sustentabilidade.

33 anos de casados
O último dia do mês de maio deste ano teve sabor especial para Thatiana e César Bandeira. Donos da Faculdade do Maranhão (FACAM), eles comemoraram 33 anos de feliz união matrimonial ao mesmo tempo em que estavam às voltas com a última avaliação feita por técnicos da MEC para que a instituição se transforme em Centro Universitário.

33 anos de casados 2
À noite, o Thatiana e Bandeira jantaram no bistrô Alameda Trinta, com direito a bolo e sopro de velas, com os amigos Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Cida e José Aparecido Valadão, Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Flávia e Nilson Frazão Ferraz e este Repórter PH.

Moro no Supremo
O anúncio do presidente Jair Bolsonaro, de que irá indicar o ex-juiz e hoje ministro da Justiça Sérgio Moro para a vaga a ser aberta no Supremo Tribunal Federal no próximo ano agradou à maioria dos brasileiros. Pelo menos é o que indica a pesquisa do Instituto Paraná. Segundo o Instituto, 59,7% da população brasileira quer ver o ministro Sérgio Moro no STF.

Moro no Supremo 2
No assunto: a mesma pesquisa mostra que 33,3% dos entrevistados, curiosamente, não querem saber da indicação do juiz símbolo da Operação Lava-Jato no STF. Aliás, a chegada de Sérgio Moro ao STF no próximo ano, marcará a presença do segundo magistrado concursado na Corte. Atualmente,
apenas o ministro Luiz Fux é juiz concursado.

Abre mão
A equipe econômica do governo decidiu não mais açambarcar todos os problemas ao mesmo tempo. Por isso, o projeto de reforma da Previdência não incluirá estados e municípios. Embora considere o tema relevante, porque a maioria desses sistemas está falida, deixará que governadores e prefeitos desarmem o pacote com dinamites.

Para escrever na pedra:
“Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você”. Do poeta gaúcho Mário Quintana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.