Na Romêmia

Papa pede perdão por maus tratos históricos contra ciganos

Medida deve elevar as tensões do Vaticano com o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, que é contrário à imigração

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Papa )

BLAJ - O papa Francisco pediu perdão neste domingo em nome da Igreja Católica pelos maus tratos contra ciganos, uma medida que deve aumentar as tensões com o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, que é contrário à imigração.

Francisco fez o comentário durante um encontro com ciganos no último evento de sua viagem de três dias à Romênia, dizendo que seu coração ficou “pesado” com o encontro.

“Ele fica pesado pelas muitas experiências de discriminação, segregação e maus tratos vividas por suas comunidades. A história nos conta que cristãos também, incluindo católicos, não são estranhos a tal maldade”, disse ele.

Com uma população estimada entre 10 e 12 milhões de pessoas, das quais aproximadamente seis milhões vivem na União Europeia, ciganos são a maior minoria étnica na Europa e grupos de direitos humanos dizem que eles são frequentemente vítimas de preconceito e exclusão social.

Salvini, que discorda do papa repetidamente em assuntos migratórios, reagiu com revolta no mês passado quando Francisco recebeu um grupo de ciganos no Vaticano.

Chefe do partido de extrema-direita Liga e vice-primeiro-ministro, Salvini respondeu repetindo sua promessa de fechar todos os campos de ciganos na Itália.

“Eu gostaria de pedir seu perdão por isso”, disse o papa aos ciganos. “Eu peço perdão — em nome da Igreja e do Senhor — e eu peço o perdão de vocês. Por todas as vezes na história em que discriminamos, destratamos ou olhamos erroneamente para vocês...”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.