Estado Maior

Joguinho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Um jogo de empurra-empurra. Assim se tornou a questão da demissão de 20% dos cobradores do transporte público de São Luís. Empresários garantem que demissões foram acordadas com o sindicato dos rodoviários. Presidente do sindicato, Isaías Castelo Branco, decidiu confrontar a informação e pede que provas sejam apresentadas que demonstrem que ele estava de acordo com as demissões.
Segundo os empresários, as mudanças no sistema de transporte eram de conhecimento, ainda, da Justiça do Trabalho e do Ministério Público.
Somente a Prefeitura de São Luís não teve qualquer participação no acordo que levou à demissão de cobradores em empresas que conseguiram a concessão do poder público para explorar o serviço do transporte público.
Independente de quem é a culpa, é necessário que a Prefeitura de São Luís e, principalmente, os vereadores da capital se movimentem para buscar alternativas que reduzam o impacto do fechamento de vagas no transporte público.
Por enquanto, o que se acompanha são movimentos de aproveitadores que pouco poderão contribuir para a questão, que segundo os empresários, são mudanças que a inovação tecnológica traz.

Visita
É dada como certa a visita do governador Flávio Dino (PCdoB) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba.
Segundo informou a coluna Painel da Folha de São Paulo, o comunista foi chamado pelo petista para tratar sobre as eleições de 2020.
Quanto ao Maranhão, por enquanto, Flávio Dino se volta principalmente para o pleito na capital, São Luís, onde pretende lançar um consórcio de candidatos para a disputa do próximo ano.

Palestra
Acontece amanhã, em São Luís, palestra do presidente nacional do Novo, o empresário João Amoedo. Ele falará sobre as reformas que o Brasil precisa.
De fato, o empresário – que disputou a presidência da República em 2018 – vem a capital maranhense em busca de nomes para compor o seu partido.
No Maranhão, Amoedo recebeu 22 mil votos dos mais de 2,6 milhões recebidos em todo o país. Com isto, a ideia é consolidar um novo diretório do Novo no Maranhão, cuja liderança é o também empresário Darci Fontes.

Sem argumentos
Antes de Amoedo, veio fazer palestra em São Luís a deputada federal e líder do governo de Jair Bolsonaro no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP).
Como vem fazendo em todo o Brasil, a parlamentar veio falar da importância da reforma da Previdência para o desenvolvimento do país.
O problema é que Hasselmann passou mais tempo fazendo críticas ao governador Flávio Dino (PCdoB) do que apresentando dados que fundamentem a importância da reforma da Previdência.

Sem noção
Hasselmann cobrou do PSL no Maranhão a necessidade de “novas lideranças” para mudar a realidade do estado.
O problema é que a deputada foi confrontada por membros da direção estadual da sigla por causa da falta de apoio de Brasília para que o partido se torne grande como se tornou nacionalmente com a vitória de Bolsonaro.
Perdida, a deputada disse que não poderia fazer nada de substancial. Ou seja, só cobrou por cobrar, mas não apresentou soluções para contribuir com o PSL maranhense.

Sem espaço
A ajuda esperada pelos membros da direção estadual do PSL passa pelos cargos federais no Maranhão.
O presidente Jair Bolsonaro tem negociado os espaços que dispõe somente com membros da bancada federal maranhense.
Para o PSL mesmo não há qualquer espaço. Nem promessa para tal. Desta forma, é difícil um partido – que até pouco tempo era bem pequeno – conseguir entrar nas disputas eleitorais de 2020 e 2022.

DE OLHO
232,6 mil

pessoas foram imunizadas em São Luís na Campanha Nacional contra a gripe. A Prefeitura de São Luís comemora já que com mais de 91% de vacinação, a gestão alcançou a meta nacional estabelecida

Inovação
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), anunciou na última sexta-feira (31), durante o I Seminário de Gestão da Qualidade, iniciativa direcionada para capacitação dos servidores da Casa.
A ideia é levar novas ações tecnológicas que modernizarão, ainda mais, o funcionamento do parlamento da capital maranhense.
O seminário, cuja programação contou com palestra proferida pelo consultor Albano Moura, reuniu centenas de funcionários e vários vereadores, que elogiaram a gestão da nova Mesa Diretora.

E MAIS

• Incomodou a declaração do senador Roberto Rocha (PSDB) sobre as manifestações das ruas nas últimas semanas.

• Em entrevista a O Estado, Rocha disse apoiar as manifestações dos estudantes devido ao contingenciamento na Educação.

• Já os movimentos pró-Bolsonaro, que entre tantas reivindicações, fez ações contra o Supremo Tribunal Federal (STF) não terá apoio do tucano de forma alguma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.