Polêmicas

Maranhão tem protagonismo e polêmicas no Governo Bolsonaro

Governo aposta em parceria com os Estados Unidos para exploração do CLA de Alcântara, que tem posição privilegiada e busca concessão para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Divulgação/Lençóis)

O estado do Maranhão tem figurado com protagonismo em pautas de interesse do Governo Jair Bolsonaro (PSL) e que surgem com potencial de atração de investimentos bilionários para o país.

Apesar da projeção de elevação econômica, os projetos ainda provocam polêmicas e/ou resistência de parte da classe política.

Há pelo menos duas pautas de maior abrangência e que provocam discussões a nível nacional. Tratam-se da parceria entre Brasil e Estados Unidos para exploração do Centro de Lançamento de Alcântara e a concessão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Sobre o primeiro, o presidente Jair Bolsonaro já encaminhou para o Congresso Nacional, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que consolida a parceria. Caberá aos parlamentares aprovar ou rejeitar os termos do acordo e abrir o CLA de Alcântara para os americanos.

Já em relação ao segundo tema, não houve formalização do Governo Federal ao Congresso, mas o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já falou sobre o interesse e sobre a perspectiva em relação à concessão.

Missão

Na edição da última sexta-feira O Estado revelou com exclusividade uma missão internacional de parlamentares maranhenses à Guiana Francesa, numa comitiva que será liderada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes. O embarque para a Guiana ocorrerá na segunda-feira.

O objetivo da comitiva com o embarque visitar o Centro de Lançamento de Kourou, que pertence a Agência Espacial Europeia e que se tornou uma potência mundial nos últimos anos.

O centro possui um modelo de exploração semelhante ao que deve ser adotado em Alcântara, com a parceria entre Brasil e os Estados Unidos.

Na entrevista a O Estado, Edilázio Júnior (PSD) e o pastor Gildenemyr (PMN) falaram da importância da missão e da possibilidade de ver de perto os impactos socioeconômicos à população da região.

Fórum

Já em relação à concessão do Parque Nacional dos Lençóis, a Assembleia Legislativa do Maranhão instalou um fórum e realizou uma audiência pública para começar a discutir o tema. Os parlamentares maranhenses cobram do Governo Federal informações sobre o projeto que é elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Até o momento, contudo, não houve avanços sobre o tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.