Artigo

Teatro Arthur Azevedo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Hoje, 1º de junho de 2019, é aniversário do Teatro Arthur Azevedo, que completa 202 anos de sua fundação, merecendo sempre o apoio integral de sua contribuição à arte em geral e, em especial, à exibição em palco teatral de espetáculos do mais elevado nível.

Sempre mereceu e merece continuar sendo bem dirigido, administrado por pessoas competentes e honestas e por isso tem alcançado plenamente os seus objetivos para os quais foi fundado.

Arthur Azevedo merece, sim, continuar na memória e no coração do povo maranhense. Com a sua inteligência e cultura deixou marcas eternas para a literatura e em especial para palcos em teatros.

O seu nome completo é Arthur Nabantino Gonçalves Azevedo, que nasceu em São Luís, Capital do Maranhão, no dia 7 de julho de 1855 e faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de outubro de 1908.

Nasceu bem e cresceu dedicado ao trabalho e aos estudos permanentes para crescer com a sua vocação teatral. Assim, foi muito longe e mereceu sempre os aplausos de multidões diante de seus espetáculos em teatro.

Eu sempre digo que não basta nascer, o mais importante é saber crescer no trabalho e nos estudos, desse modo fica sempre nas memórias e nos corações das pessoas de bem.

Arthur Azevedo é escritor notável e merecedor sempre de estar nos melhores palcos. Morreu apenas o seu corpo. A sua alma, o seu espírito, permanece para sempre em tudo que melhor fez enquanto viveu.

Ele colaborou em muitos jornais no Rio de Janeiro e em São Luís, onde sempre deixou marcas de sua inteligência e cultura para muitas gerações.

São Luís, belíssima Capital do Maranhão, é um berço de muitos gênios da literatura, das artes em geral, e de muitas ciências.

Hoje, os habitantes de São Luís têm, na Rua do Sol, bem próximo da Praça João Lisboa, o Teatro Arthur Azevedo, revelando a todos os seus visitantes brasileiros e estrangeiros a sua própria beleza e grandeza histórica.

Desse modo, ele nunca será esquecido e estará sempre merecendo ser frequentemente visitado.

O Teatro Arthur Azevedo é um local adequado ao seu homenageado, hoje, e sempre como uma luz eterna mostrando sempre a importância da grandeza nas produções eternas para palcos eternos.

O Teatro Arthur Azevedo é o retrato perfeito da beleza e grandeza também da arquitetura criada por pessoas geniais e que assim permanecerão em destaque no seu eterno palco.

Esse destaque ao Teatro Arthur Azevedo é, sem dúvida, uma homenagem justa e sincera ao maranhense Arthur Nabantino Gonçalves Azevedo, cuja inteligência e cultura ficaram para eternidade.

Eu sempre, desde quando eu era adolescente, caminhando na calçada, frente ao Teatro Arthur, eu parava e ficava admirando e vendo, bem de perto, sua inesquecível grandeza e beleza.

O Teatro Arthur Azevedo é muito lindo, traduz o passado dos merecedores do palco, é, sem dúvida, o mais lindo palco da cidade, ser teatrólogo é ser um escritor genial, ser ator de teatro é saber encenar com genialidade, aí desfilam a inteligência e o saber, assim foi, é e será o palco do Teatro Arthur Azevedo, nome em homenagem a um homem que dignificou a sua existência e a sua história.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.