Terapia intensiva

São Luís sediará Congresso Internacional de Enfermagem

Evento patrocinado pelo Hospital São Domingos acontecerá de 18 a 21 de junho deste ano no Hotel Blue Tree Towers; as inscrições estão abertas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - O maior evento internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva será realizado pela primeira vez no Nordeste e a cidade escolhida foi São Luís. A capital maranhense sediará, de 18 a 21 de junho deste ano, a 10ª edição do Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva (CIETI). O evento ocorrerá no Hotel Blue Tree Towers, no bairro Calhau. Serão quatro dias de integração, intercâmbio e troca de experiências entre os enfermeiros da Terapia Intensiva do Brasil e do mundo. O Hospital São Domingos apoia e patrocina o evento.

Para participar, os interessados devem visitar o site do CIETI (www.cieti2019.com.bR) e se inscrever na categoria correspondente e no curso de seu interesse, como Monitorização Hemodinâmica; Ventilação Mecânica; Gestão em UTI; e Neurointensivismo. As inscrições estão no terceiro lote, podendo ser feitas até o dia 7 de junho ou no credenciamento.

Com o tema “Gestão estratégica e práticas avançadas de enfermagem no cuidado ao paciente crítico: tendências e desafios”, o congresso terá a presença de lideranças em enfermagem intensivista, docentes, enfermeiros assistenciais, residentes, enfermeiros cursando pós-graduação, acadêmicos, ligas acadêmicas e técnicos de enfermagem de todo o território nacional e grandes nomes internacionais. Entre as nacionalidades convidadas estão China, Canadá e Argentina.

A programação contará também com cursos pré-congresso, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e prova de título em Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva (TENTI), nas modalidades Adulto, Pediátrica ou Neonatal.

Prêmio

Uma novidade deste ano é o Prêmio ABENTI. Todo material será avaliado pela comissão do congresso e o resultado será divulgado no último dia do evento. Segundo a presidente da ABENTI e do 10º CIETI, Widlani Sousa Montenegro, o prêmio incentivará a pesquisa científica em enfermagem em Terapia Intensiva.

Além da programação de cursos e palestras, durante o evento haverá aplicação das duas etapas da Prova de Título em Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva (TENTI), nas modalidades Adulto, Pediátrica ou Neonatal A prova teórica será aplicada no dia 18 de junho, no Hotel Blue Tree Towers; e a prática será realizada no dia 22 de junho no Hospital São Domingos. Para mais informações e acesso ao edital disponível no site do evento, na aba “Programação”.

A associação

A Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva – (ABENTI) foi fundada em 5 de fevereiro de 2010 por um grupo de enfermeiros intensivistas. O objetivo central é promover a integração entre os enfermeiros da Terapia Intensiva do Brasil e do mundo, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos e experiências, enriquecendo e divulgando o trabalho da Enfermagem na Terapia Intensiva. Como parte das atividades de divulgação do conhecimento, a entidade realiza eventos nacionais e internacionais e promove a certificação profissional do Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva.

A coordenadora da residência de enfermagem da UTI do Hospital São Domingos (HSD), Widlani Montenegro, é a atual presidente da Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva (ABENTI). Foi eleita em janeiro deste ano. É a primeira vez que a instituição é presidida por uma profissional do Maranhão. A eleição para a gestão da entidade no biênio 2019-2020 ocorreu durante o XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), realizado no fim de novembro de 2018, em São Paulo.

Para Widlani Montenegro, a eleição foi um momento importante para o Maranhão e o Hospital São Domingos, já que a ABENTI é uma entidade de grande relevância no país. “É uma importante representatividade e demonstra que o trabalho que desenvolvemos na enfermagem de terapia intensiva aqui no Hospital São Domingos e no Maranhão é reconhecido nacionalmente com essa escolha”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.