Alternativo | Publicação

Livro "Onde o reggae é a lei" terá 2ª edição lançada nesta sexta (31)

Noite de autógrafo da segunda edição de "Onde o reggae é a lei", de Karla Freire, será hoje, às 20h, no Chico Discos
31/05/2019
Livro "Onde o reggae é a lei" terá 2ª edição lançada nesta sexta (31)Capa do livro "Onde o reggae é a lei", de Karla Freire (Divulgação/ Carles Solís)

São Luís - O livro “Onde o reggae é a lei” (Pitomba!), da jornalista Karla Freire, ganha segunda edição que será lançada hoje, às 20h, no Chico Discos (Rua dos Afogados, esquina com a Rua São João, Centro). A publicação, lançada originalmente em 2013, chega agora com um novo projeto gráfico. A noite vai ser de bate-papo sobre reggae – com participação do coordenador do grupo GDAM, Cláudio Adão, e do DJ Jorge Black – e de discotecagem de reggae no vinil do DJ Marco Antonio.

A obra, que estava esgotada há dois anos, traz um vasto retrato do reggae. O ritmo que veio da Jamaica aportou no Maranhão no fim da década de 1970 e tornou-se um fenômeno sociocultural diversificado em São Luís. Fazendo sucesso, inicialmente, entre as classes sociais mais populares, conquistou milhares de adeptos na Ilha. Com o passar do tempo, preconceitos foram sendo vencidos e o reggae assumiu novas proporções e significados, dando à capital maranhense o título de “Jamaica brasileira”.

“Onde o reggae é a lei” busca interpretar o rico e diversificado cenário do reggae em São Luís: a diferenciação dos espaços, do público, dos tipos de música, dos produtores e mesmo das formas de divulgação do ritmo. “Não passam despercebidos nesse percurso os conflitos e as convergências de interesses, apropriações, gostos e identificações de quem produz, consome e promove os vários estilos da música jamaicana na capital brasileira do reggae”, ressalta Karla Freire, que é jornalista, editora de tv, com especialização em Jornalismo Cultural e mestrado em Ciências Sociais, pela ufma.

Com prefácio assinado por Otávio Rodrigues, capa do fotógrafo espanhol Carles Solís, o livro conta ainda com dezenas de depoimentos e imagens de diversos fotógrafos e regueiros maranhenses e do inglês Adrian Boot (que fotografou a Jamaica nos anos 1960).

Serviço

O quê

Lançamento “Onde o reggae é a lei”, de Karla Freire

Quando

Hoje, às 20h

Onde

No Chico Discos - Rua dos Afogados, esquina com a Rua São João, Centro

Preço

R$ 50,00 (à venda na AMEI - São Luís Shopping, Poeme-se, Chico Discos e no pitomba.iluria.com); R$ 40,00 no lançamento

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte