COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
CANTORA maranhense Anna Torres, está aproveitando estes dias de sol de Primavera na belíssima Sardenha, em viagem romântica com o marido, DJ Mário Scodinú. No dia 15 de junho, ela faz um show monumental para as crianças que sofrem de autismo no Apostrophe, em Paris
CANTORA maranhense Anna Torres, está aproveitando estes dias de sol de Primavera na belíssima Sardenha, em viagem romântica com o marido, DJ Mário Scodinú. No dia 15 de junho, ela faz um show monumental para as crianças que sofrem de autismo no Apostrophe, em Paris
As diretoras do Colégio Dom Bosco, Raissa Murad (com a filha Anick), Elizabeth Rodrigues e Isabella Rodrigues Caracas, já em clima da corrida de rua DB Runner 2019, que acontece neste domingo
As diretoras do Colégio Dom Bosco, Raissa Murad (com a filha Anick), Elizabeth Rodrigues e Isabella Rodrigues Caracas, já em clima da corrida de rua DB Runner 2019, que acontece neste domingo

Cazumbeira no Largo
Uma das principais companhias de teatro e dança do Maranhão, a Companhia Cazumbá (estará no “São João da Thay”, dia 19 de junho), tem novidade para este ano: o espetáculo “Cazumbeira no Largo”.
Trata-se de uma montagem marcada pela junção de coreografias retiradas dos espetáculos “A Quadrilha” e “Bogi Buá”, com elementos de danças como quadrilha, bambaê, pela-porco, dança do caroço, São Gonçalo e tambor de crioula.
Todas elas remontadas para o São João e em comemoração aos 46 anos do grupo de teatro e dança.

Corrida de rua
Tudo pronto para a corrida de rua Dom Bosco Runner 2019, uma das mais concorridas provas de São Luís e que acontecerá neste domingo, com mais de 300 inscritos e vagas completamente esgotadas.
A entrega de kits aos corredores será realizada em dois dias, nesta sexta-feira e amanhã, na sede do Colégio Dom Bosco, no Renascença II.
Só poderá participar os corredores previamente inscritos e que estiverem usando a camisa e portando o número da prova que integram o kit oficial.
Desta vez, a competição terá largada às 7h, em frente à sede do Colégio Dom Bosco, na Avenida Colares Moreira.
A corrida será disputada nas distâncias de 5km e 10km e deverá reunir, como de praxe, os principais corredores não apenas de São Luís, mas também de cidades vizinhas, além de moradores de Imperatriz e demais cidades maranhenses.

Publicação jurídica
Vem aí a segunda edição de um livro que deve servir de consulta e orientação para todos que trabalham com as contas públicas, seja na esfera municipal, estadual ou federal: “Tribunal de Contas e o Controle Externo”, de autoria do advogado e auditor fiscal do TCE/MA Daniel Domingues de Sousa Filho.
O livro contém as principais decisões do Supremo Tribunal Federal (incluindo súmulas vinculantes), STJ, TCU e TCE-MA, de forma a dar ao leitor uma completa abordagem sobre o tema.

Publicação jurídica 2
A segunda edição do livro traz a Lei Orgânica do TEC/MA, que sofreu alterações em 2007 e 2011, onde o autor também comenta e faz anotações remissivas ao regimento interno, ao processo civil e às demais normas internas do tribunal.
O mesmo ocorre em relação à Constituição Federal e ao Código de Processo Civil, sendo apto a ser utilizado por qualquer operador do direto.
O lançamento tem data marcada para o próximo dia 7 de junho, na sede da OAB/MA.

Estética e Cosmética
O Curso de Estética e Cosmética do Instituto Florence de Ensino Superior promoverá, na próxima segunda-feira, o “I Meeting de Estética e Cosmética” e a “I Feira de Beleza e Saúde”.
O evento debaterá o mercado de dermocosméticos no Maranhão. O tema surgiu de uma inquietação dos discentes em relação ao tema, e visa, além do aprofundamento acerca da temática, aproximar os discentes dos representantes técnicos de dermocosméticos no estado.

Show de Thales Lessa
Neste sábado tem arraial na boate The Music Hall, na Lagoa da Jansen. O espaço entra em clima junino e recebe o cantor e compositor Thales Lessa, além de Bruno Shinoda e o DJ Rogério Mix. Lessa, diga-se de passagem, tem composições gravadas por diversos cantores famosos e além do forró, gosta de sertanejo, já tendo assinado músicas para feras desse gênero, como Maiara e Maraísa e Luan Santana.

TRIVIAL VARIADO
A Promotora de Justiça e escritora Ana Luiza Almeida Ferro, da AML e da ALL, tomará posse nesta sexta-feira, na Academia Brasileira de Direito (ABD), como única representante do Maranhão.

Faltam explicações. Se o petróleo é nosso, como diz o slogan surgido na década de 1950, não se justifica o silêncio diante dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis.

Tem mais: os critérios definidos para a política de reajustes automáticos merecem análise pública mais profunda. Sobretudo pelo impacto e o efeito cascata na Economia.

Lideranças do Cidadania (ex-PPS) avisaram a direção nacional que rejeitam a possibilidade de receber o deputado federal Aécio Neves. Dizem que o partido não é corredor de ônibus, onde sempre cabe mais um. Ainda mais quando o pretendente ao embarque tem muitos problemas.

O plenário do Senado aprovou projeto que rejeita a permissão que havia sido aberta para indicações políticas em empresas estatais. O texto final segue para sanção presidencial.

Faz parte do folclore a historinha de um poderoso cacique político que visitou um parlamentar e desabafou a situação do filho: não queria estudar, não sabia jogar futebol, exigia de presente um carro do ano, roupas caras e viagens ao Exterior. Solidário com quem lhe arrumava muitos votos nas eleições, proclamou: “Vou arrumar para ele a direção de uma estatal rica.”

Na Câmara dos Deputados, tentam votar o marco legal do saneamento básico. Se conseguirem sanear a corrupção, a população já se dará por satisfeita.

Teresa e Fernando Sarney amanhecem hoje em Paris. Ele vai participar da votação que garantirá a reeleição, por mais quatro anos, de Gianni Infantino na presidência da FIFA. Fernando já teve o seu mandato de conselheiro da entidade renovado pelo mesmo período.

DE RELANCE

Morreu Ernane Barros
Chegou ontem a notícia cortante: faleceu, aos 93 anos, na semana passada, no Rio, uma das figuras mais emblemáticas do Maranhão da segunda metade do século passado: o ex-presidente da Caixa Econômica Federal no Maranhão e empresário de sucesso da área da construção civil. Ernane Barros, filho do ex-governador Eugênio Barros. Ernane era um dileto amigo deste Repórter PH, mas nos últimos anos, desde que decidiu ir morar no Rio de Janeiro, raramente o encontrava. Era um homem elegante, de fino trato.

Simone e homenagem I
Hoje, quem recebe a condecoração “Amiga da Biblioteca”, em São Luís, é a bibliotecária de formação Simone Macieira, conhecida admiradora das letras e da cultura fervilhante do Maranhão. A homenagem é uma cortesia da Secretaria de Cultura do Estado (Secma) em alusão às comemorações pelos 188 anos da Biblioteca Pública Benedito Leite. A biblioteca, sempre lembrada pela imponência de seu belo prédio na Praça do Pantheon, é a maior do Maranhão, com cerca de 140 mil obras nacionais e estrangeiras – o 11º maior acervo do Brasil.

Simone e homenagem II
Simone Macieira, que foi minha contemporânea no Banco do Estado do Maranhão, encerrou sua carreira como executiva do Sebrae, mas esteve à frente da gestão da Biblioteca Pública Benedito Leite durante muitos anos, quando pôde exercer a profissão de mediadora da informação deste grandioso acervo com a dedicação e amor que lhe são peculiares. A homenagem será entregue na tarde de hoje em cerimônia na sede da biblioteca, no Centro Histórico de São Luís.

Um título para Eli
Eli Medeiros já avisou que seu discurso vai ser conciso em agradecimento ao título de Cidadão de São Luís que receberá na manhã de hoje, da Câmara Municipal de São Luís. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, amigo pessoal do homenageado, já confirmou presença na solenidade. Logo após, os convidados serão recepcionados com um almoço no restaurante Tarrafa´s, do Rio Poty Hotel.

Em São Paulo
Servidores das Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário no Maranhão participam, desde quarta-feira, do XV Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça. O evento ocorre em São Paulo e tem como tema “Inovação, criatividade e diversidade em comunicação pública”.

Em São Paulo 2
Estão presentes no Congresso, Andréa Colins e Roberta Gomes (Assessoria do TJ), Juliana Mendes e Heider Lucena (Corregedoria) e Irma Helenn (Escola da Magistratura). Além delas, participam do evento as comunicadoras Amanda Mousinho (TRE) e Edivânia Kátia, do Tribunal Regional do Trabalho, uma das fundadoras do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organizador do evento.

Gestão da Diversidade
O SESI-MA reuniu empresários industriais maranhenses em um workshop para apresentar o Programa SESI Gestão da Diversidade. A ação tem por objetivo promover a valorização da diversidade por meio do respeito às diferenças, evitando o preconceito e incentivando atitudes de igualdade de direitos para todos. Como projeto piloto, o programa será desenvolvido em cinco indústrias de São Luís, com ênfase na inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, especialmente nas indústrias.

Nova coleção
Na próxima terça-feira, a empresária Larissa Gratão receberá convidados para apresentar, em evento na loja Hellas Semijoias, no Monumental Shopping, a nova coleção da designer Heliana Alencar, inspirada na beleza da mulher brasileira. As peças idealizadas têm como pontos principais a busca da autoestima e do empoderamento. A programação terá coquetel com a presença de um DJ.

Para escrever na pedra:
“Nenhum exercício é melhor para o coração humano do que se abaixar e levantar alguém”.
De John Andrew Holmes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.