Cobranças

Parlamentares condenam demissão em massa de cobradores em SL

Deputados Adriano Sarney (PV) e Hélio Soares (PR) criticaram decisão de empresários do setor de transporte de adotar o sistema em que o motorista autua também como cobrador de passagens

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Deputado Adriano Sarney diz que pedirá informações a empresários
Deputado Adriano Sarney diz que pedirá informações a empresários (Adriano Sarney)

Os deputados Adriano Sarney (PV) e Hélio Soares (PR) criticaram ontem, na Assembleia Legislativa, a decisão dos empresários do transporte público de São Luís de demitir cobradores e adotar o sistema em que motoristas também atuam na cobrança de passagens.
Apesar desse tipo de circulação ainda estar em fase de teste, o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Gilson Coimbra, confirmou, em entrevista para a rádio Mirante AM, durante a semana, que 20% dos cobradores do sistema de transporte coletivo de São Luís foram retirados de suas funções. Os ônibus que passarem por esse processo terão apenas o motorista e as máquinas para a passagem de cartões de estudante e vale transporte.
Em discurso, Adriano Sarney informou que solicitará formalmente informações ao sindicato dos empresários sobre a adoção da medida que, segundo ele, deve provocar a demissão imediata de 3 mil trabalhadores.
“Vamos aqui solicitar informações ao sindicato dos rodoviários. Vamos solicitar informações à Justiça trabalhista, ao Ministério Público, para saber os detalhes desses acordos. E darei entrada, sim, para a Mesa. Posso fazer individualmente, mas vou dar entrada para que cada deputado aqui presente possa também unir forças, para que a gente possa evitar o desemprego de três mil trabalhadores e trabalhadoras em São Luís que necessitam desse serviço”, destacou.

Problema
Segundo o parlamentar, os demitidos estão sendo estimulados a fazer cursos profissionalizantes, o que, para ele, não resolve o problema. Ele defendeu que haja investimentos na frota de ônibus e em tecnologia antes de se pensar em uma medida como essa.
“Estão chamando os cobradores e entregando aos cobradores cursos profissionalizantes para que os cobradores possam fazer porque todos vão perder seus empregos, mais de 3 mil cobradores vão perder seus empregos. Alguns motoristas já estão inclusive pedindo para sair das empresas, porque não estão dando conta de fazer a cobrança e ao mesmo tempo fazer o seu trabalho de conduzir o ônibus. São Luís já tem uma frota velha caindo aos pedaços, a população já vem sendo enrolada pela prefeitura, e enrolada pelos donos de empresas de ônibus, há anos. E agora a conta vai chegar também para aqueles humildes trabalhadores, que são os cobradores, que necessitam do seu trabalho, que necessitam do seu emprego, do seu salário, que têm famílias, vão ser, simplesmente, do dia para a noite, despejados”, completou.
O deputado Hélio Soares endossou o discurso do colega. De acordo com o parlamentar do PR, a decisão dos empresários apenas contribuirá para o aumento da massa de desempregados do país, que já passa dos 14 milhões.
“Já não basta 14 milhões de desempregados no nosso país, se adicionar ainda mais 3 mil pais de famílias, cobradores, realmente é uma catástrofe, principalmente aqui para nós maranhenses”, declarou.
Ele ressaltou, ainda, uma possível perda de segurança com a operação do transporte público nessas condições, além do aumento do tempo de viagem.
“Você imagina bem o motorista fazendo os dois trabalhos, que a própria profissão dele já exige uma grande atenção na condução do transporte para a segurança dos passageiros, e ainda ele com responsabilidade de fazer o trabalho do cobrador e o dele? É realmente imaginável o prejuízo do tempo que os passageiros vão levar para chegar ao trabalho. A locomoção fica realmente um caos”, concluiu. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.