Congresso

Ceuma realiza ações de incentivo em pesquisa e extensão

Os eventos, que foram abertos na terça-feira, 28, prosseguem até hoje,31, visando melhorar a formação de alunos nas áreas de tecnologia e sustentabilidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, destaca a importância do evento
O reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, destaca a importância do evento (Divulgação)

SÃO LUÍS - Prossegue até hoje, 31, na Universidade Ceuma, o VII Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (CITS) e I Fórum Maranhão. O evento foi aberto terça-feira, 28, no Espaço Renascença, pelo reitor da instituição, Saulo Henrique Martins. Na ocasião, ele disse que " que a universidade que se preocupa apenas com a graduação dos alunos, está em falta com o mercado de trabalho". O encerramento acontecerá na área externa do Campus Renascença.

“A Universidade Ceuma vai além, dando aos alunos oportunidades em eventos como este, incentivando não só o ensino, mas pesquisa e extensão”, disse o reitor Saulo Henrique Martins.

A abertura do evento ocorreu com um debate sobre Sistema Portuário, mediado por Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo. A mesa foi composta pelo representante da Vale ( Ponta da Madeira), Daniel Perez; da Alumar (Porto) Domingos Reis e José Clementino; e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) Arthur Tiago, que, em sua fala, disse que o Porto do Itaqui é a opção logística para a nova (e última) fronteira agrícola do mundo, escoando grãos e distribuindo fertilizantes.

Na ocasião foi inaugurada pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Sérgio Silva, o novo sistema educacional Beyond Graduation. “O Beyond é tudo o que se consegue imaginar para avançar e melhorar a formação das pessoas em nossa sociedade. Foi para isso que criamos esse sistema”, explicou.

Beyond Graduation

A metodologia Beyond Graduation ou Além da Graduação é baseada no conceito desenvolvido na Austrália e que, nos últimos anos, se disseminou pelas universidades mais conceituadas do mundo. O método toma como ponto de partida a investigação feita com alunos da Graduação, que avaliam atividades, resultados e experiências acumulados por eles na época da pesquisa – seja trabalho, estudo ou algo totalmente diferente.

E considera também informações sobre as muitas outras atividades que ele desenvolve entre a conclusão do curso até o presente. Outro aspecto da pesquisa é a experiência relatada pelos alunos durante a Graduação e da contribuição que essa vivência somou às suas vidas. Além de ampliar o enfoque da pós, o Beyond Graduation insere a Universidade Ceuma na mais moderna abordagem pedagógica do ensino superior. Isso, além dos diferenciais para o aluno: a customização dos conteúdos e a racionalização do seu tempo, já que ele pode formatar – pela sua conveniência – o próprio portfólio de aperfeiçoamento acadêmico ou profissional. As inscrições para os workshop estão abertas no site da instituição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.