Solenidade

Mais moderna, nova sede do CRA-MA é inaugurada

A solenidade de abertura reuniu presidentes de conselhos de outros estados do Brasil, além do presidente do Conselho Federal de Administração, Mauro Kreuz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Dirigentes do Conselho de Administração descerram a placa de inauguração da mais nova sede
Dirigentes do Conselho de Administração descerram a placa de inauguração da mais nova sede

O Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA-MA) inaugurou, no início da noite de ontem (29), sua mais nova e completa sede, localizada na Rua dos Ipês, no Jardim Renascença I, em São Luís. O local, chamado de Casa do Administrador, traz aos associados instalações mais modernas e tecnológicas.
Para Samuel Melo Junior, presidente da CRA-MA, a inauguração do espaço é um sonho antigo. “Aqui teremos a oportunidade de prestar um melhor serviço aos nossos associados. A Casa do Administrador é um sonho antigo, que conseguimos realizar agora. Como provedores e fiscalizadores da profissão administrador no Maranhão, nos sentimos responsáveis por isso”, afirma.
A nova estrutura tem recepção, auditório, sala da presidência, de assessores, do financeiro, de reunião, de fiscalização e registro, banheiro e copa. O processo de aquisição da casa para a construção da sede teve início na gestão da administradora Isabelle Martins. As obras iniciaram-se na gestão da administradora Aline Mendonça, sendo finalizadas na atual gestão do administrador Samuel Melo Júnior. “Temos acompanhado, desde gestões anteriores, o início das obras estruturais da sede própria do Conselho. Para o CRA-MA é um grande passo, deixando a entidade mais autossuficiente. Os profissionais e estudantes terão mais acessibilidade e comodidade", destacou Samuel Melo Junior.
Esteve presente na inauguração o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz. Segundo o profissional, esse é um grande passo dado pela CRA-MA. “Ficamos felizes, orgulhosos dessa inauguração. Ajudamos através de um programa de desenvolvimento regional para que esse sonho dos administradores maranhenses pudesse se realizar”, explicou Mauro Kreuz.
Também estiveram presentes os presidentes dos conselhos dos estados do Ceará, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraná e Distrito Federal, além da participação de conselheiros do Piauí.
O CRA-MA funcionava anteriormente no centro de São Luís. Entretanto, numa localização central, o deslocamento para o profissional da administração era prejudicado pela dificuldade de estacionamento. A estrutura no Centro também não proporcionava um bom atendimento e como tratava-se de um prédio tombado, não poderiam ser feitas benfeitorias. A mudança de localização era uma solicitação antiga do profissional da administração.
A profissão de Administração foi regulamentada no Brasil há 54 anos, no dia 9 de setembro de 1965, pela Lei nº 4.769. É também nessa data que se comemora o dia do profissional de Administração.

O Brasil possui aproximadamente 400 mil administradores registrados e a profissão se consolida como uma das carreiras mais desejadas do país. Segundo o Sistema de Seleção Unificada - Sisu, a Administração foi a área com maior procura no primeiro semestre de 2017, com 291.282 inscrições recebidas por meio do Sistema. Os dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação também são otimistas. De acordo com as últimas divulgações, por ano, mais de 128 mil estudantes concluem o curso de Administração no país, tendo, hoje, 790 mil alunos matriculados nos diversos estados.

O que é CRA

O CRA/MA é um órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador. É uma autarquia Federal dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira, com o objetivo de cumprir e fazer cumprir a legislação que regulamenta a profissão de Administrador em cumprimento o que determina a alínea "b" do artigo 8º da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, regulamentada pelo Decreto nº 61.934/67.

Não recebe nenhuma subvenção do Governo Federal, sendo mantida pela anuidade, paga pelos profissionais registrados. Acompanhe o calendário de plenárias para o primeiro semestre de 2019. Dias de quinta-feira, às 17h30, e dias de sábado, às 9h. O profissional da administração é convidado a fazer parte deste momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.