Encontro

Comunicação em debate em congresso

Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste 2019 acontece de hoje até sábado, com vasta programação e atividades na Universidade Federal do Maranhão, Faculdade Estácio e Universidade Ceuma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
César Bolano será um dos palestrantes
César Bolano será um dos palestrantes (César Bolano)

São Luís - O maior evento acadêmico da área da comunicação, o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2019), começa hoje, às 11h, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a Mesa “O jornalismo de Luiz Beltrão e a formulação da Folkcomunicação, única teoria brasileira da comunicação”, tema a ser debatido pelos especialistas Flávio Santana (Umesp), Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e Francinete Louseiro de Almeida (UFMA). O mediador será o professor Protásio Cézar dos Santos (UFMA). Participarão pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da Comunicação.

O evento, em sua 21ª edição, acontece até sábado, com vasta programação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. As atividades acontecem também na Faculdade Estácio (Canto da Fabril) e na Universidade Ceuma (Renascença), onde são expostos e premiados os trabalhos experimentais. A palestra intitulada “Mídia empresarial e mídia social no centro da ruptura política no Brasil” será proferida às 17h, para marcar a cerimônia oficial de abertura, comandada pelo conferencista César Bolaño (UFS), no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA).

Amanhã, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, às 11h, será debatido o tema “Convergência midiática e consumo cultural”, pelos painelistas Matheus Felizola (UFS); Nina Nunes (UFPI), Rogério Covaleski (UFPE), Ramon Bezerra (UFMA) e Weverton Raiol (UFPA). O mediador será Lucas Reino (UFMA). Às 14h, no Auditório Expedito Bacelar, da Universidade Ceuma (Campus Renascença), será a vez da Mesa “Diretrizes curriculares de Publicidade e Propaganda em debate – processos institucionais e desafios profissionais Painelista: Rogério Covaleski, com mediação de Claudia Moura.

Logo em seguida, no mesmo local, será apresentado o tema “Ensino de Comunicação – Grupos de Pesquisa e tendências da produção acadêmica”, com mediação de Claudia Moura. A última Mesa da sexta-feira terá como tema “Mídia e democracia”, com os painelistas Juliano Domingues (Unicap/Intercom), Francisco Gonçalves (UFMA/secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular), Ana Regina Rego (UFPI/Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – Socicom) e Helena Martins (UFC). Os debates acontecerão no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, com mediação de Li Chang Shuen (UFMA). A cerimônia de encerramento acontecerá das 8h15 às 12h15, no sábado, na Universidade Ceuma (Renascença). l

Serviço

O quê

Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste

Quando

Hoje, amanhã e sábado

Onde

Universidade Federal do Maranhão (Avenida dos Portugueses), Faculdade Estácio (Canto da Fabril) e Universidade Ceuma (Renascença)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.