COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
NA SESSÃO Solene para as Mulheres Destaques no Brasil, realizada dia 10, no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília, Ana Karin Andrade foi homenageada pela coordenadora estadual da Secretaria Nacional da Mulher do Partido Republicano e deputada federal, Maria Rosas. A cerimônia contou com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (na foto com Ana Karin), da presidente de associações de projetos sociais, deputada federal e presidente nacional da Secretária Nacional da Mulher do Partido Republicana, Rosangela Gomes, entre outras importantes personalidades para o Brasil
NA SESSÃO Solene para as Mulheres Destaques no Brasil, realizada dia 10, no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília, Ana Karin Andrade foi homenageada pela coordenadora estadual da Secretaria Nacional da Mulher do Partido Republicano e deputada federal, Maria Rosas. A cerimônia contou com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (na foto com Ana Karin), da presidente de associações de projetos sociais, deputada federal e presidente nacional da Secretária Nacional da Mulher do Partido Republicana, Rosangela Gomes, entre outras importantes personalidades para o Brasil
O CARDIOLOGISTA José Albuquerque de Figueiredo Neto e o Presidente da Associação Médica do Maranhão, oftalmologista Mauro César Oliveira, no aniversário de 31 anos da Academia Maranhense de Medicina. Os dois médicos, a propósito, compõem uma chapa para concorrer ao Conselho Federal de Medicina
O CARDIOLOGISTA José Albuquerque de Figueiredo Neto e o Presidente da Associação Médica do Maranhão, oftalmologista Mauro César Oliveira, no aniversário de 31 anos da Academia Maranhense de Medicina. Os dois médicos, a propósito, compõem uma chapa para concorrer ao Conselho Federal de Medicina

Estratégia reforçada
Jair Bolsonaro iniciou esta semana ainda mais convicto de que está no caminho certo.
As manifestações de rua espalhadas pelo Brasil no domingo provaram que o núcleo duro de apoio ao presidente se mantém coeso e combativo.
Com isso, Bolsonaro deve intensificar suas incursões pelos temas que garantiram a vitória no ano passado: armas, corrupção e
pauta de costumes.

Estratégia reforçada 2
Especialmente em São Paulo, foi expressivo o número de manifestantes. Nada é espontâneo. A estrutura do evento foi cuidadosamente montada para garantir o visual de multidão. Caminhões de som estacionados ao longo da avenida Paulista se encarregaram de organizar uniformemente os apoiadores
do governo.
Ao ver as imagens do povo nas ruas, Bolsonaro se sente legitimado.
Mesmo que percentualmente o número de pessoas nas manifestações signifique pouco em relação ao total de brasileiros, gostemos ou não, o governo conseguiu o que queria.

Estratégia reforçada 3
Se engana quem pensa que o resultado positivo do ponto de vista do Planalto amenizará os traços paranoicos do grupo mais próximo ao Presidente. Ao contrário.
A legião de apoiadores nas
praças, parques e avenidas definiu ainda mais claramente a linha que separa “nós” e “eles”.

Estratégia reforçada 4
Não é novidade a admiração de Bolsonaro por Donald Trump. Ambos seguem estratégias parecidas, com graus diferentes de sofisticação. Existe um cálculo que estabelece uma espécie de número mágico. Se um candidato tiver 25% de apoiadores fiéis, terá grandes chances de vencer a eleição. O resto vem naturalmente, pelas beiradas. Essa é a aposta de ambos.
Ano que vem, a eleição americana será um indicativo do acerto – ou não – do caminho escolhido por Trump e copiado por Bolsonaro.

Liderança
A maior rede de supermercados do Maranhão e em franca expansão no Pará, o Grupo Mateus tem como prioridade investir em seus colaboradores.
Um dos programas de maior orgulho do Grupo é a Universidade de Líderes do Grupo Mateus – ULMA, responsável pela formação de novos gestores da rede.
Habilitados em liderança, feedback, gestão do tempo, produtividade, comunicação e oratória, a ULMA já formou quase 5 mil novos gestores em oito anos de criação.
Na semana passada foram 24 formados em Imperatriz e na última segunda-feira, mais 57 receberam a certificação em São Luís, e já estão preparados para assumirem as novas lojas do Grupo Mateus.

Pino de segurança
Bastou o ministro da Economia, Paulo Guedes, dizer que poderia deixar o cargo para a avaliação do governo, nos itens bom e ótimo, cair de 28 para 14 por cento entre abril e maio. Resultado de pesquisa da XP Investimentos com 79 gestores de recursos, economistas e consultores. Desde 1974, quando ingressou no Departamento de Economia da Universidade de Chicago, Guedes é defensor do ajuste fiscal. Não abandonou mais a meta.

Fofinhas estão a todo vapor
O martelo já foi batido: será no dia 27 de junho o tradicional Baile As Fofinhas no São João, na sede social da AABB, na Ponta do Farol. O evento movimenta a ala feminina da tradicional sociedade maranhense, sob o comando de Fátima Sabóia, presidente do Educandário Santo Antônio. Vale destacar que a festa terá renda exclusiva para a as obras assistenciais do Educandário e este ano está sendo patrocinada pelo Centro Elétrico, através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

TRIVIAL VARIADO

O Senado criou esta semana o Grupo Parlamentar Brasil-China. Como o PC do B não tem representante, o eleito para a presidência foi Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão.

Um dia depois das manifestações publicas contra o STF e o Congresso, o Supremo Tribunal Federal decidiu que não vai mais divulgar com antecedência a agenda de compromissos do presidente da instituição, o ministro Dias Toffoli.

Na despedida do cantor
Gabriel Diniz, foi emocionante a reação do cantor Wesley Safadão. Abalado com a morte do amigo, ele chorou muito e fez um discurso durante o velório.

Por ano, o brasileiro lê em média 2,43 livros, como mostrou pesquisa divulgada na 4ª Edição dos “Retratos da Leitura no Brasil”. Conforme a consulta, realizada pela revista Veja, são quatro os livros que mais têm despertado o interesse dos leitores brasileiros nesse mês.

São eles: A Garota do Lago (ficção), Minha história (não ficção), A sutil arte de ligar o
F*da-se (autoajuda), e A cinco passos de você (infantojuvenil).

Leitura obrigatória em vestibulares e obra máxima do escritor colombiano Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão vai virar série da Netflix. Será a primeira adaptação para o cinema.

Cem Anos de Solidão (guardo um exemplar autografado pelo García Márquez) narra a saga da família Buendía, seus amores, traições, mortes e contratempos vividos na cidade fictícia de Macondo. O livro é um dos expoentes do gênero realismo mágico.

A Febracis São Luís, sob o comando de Lia e Fábio Silva, levou um grupo de mais de 400 maranhenses para o Método CIS de Fortaleza, com Paulo Vieira, de 24 a 26 deste mês.

Hoje, às 19h, na sede da Febracis São Luís, está sendo promovida uma palestra sobre investimentos brasileiros, tipos de ativos disponíveis no mercado e como melhorar seus investimentos e seu planejamento financeiro.

DE RELANCE

Nordeste forte
O Maranhão, através do presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, marcou presença ontem, em Brasília, da 19ª Reunião da Associação Nordeste Forte. O encontro teve a participação do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, que falou sobre as relações econômicas entre os dois países, com ênfase nas potencialidades da região Nordeste.

Nordeste forte 2
A cônsul-geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning, também participou da reunião, comandada pelo presidente da Nordeste Forte e do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo. E fez uma apresentação sobre o EEBA (Encontro Econômico Brasil-Alemanha), que será realizado, em setembro deste ano, em Natal. A entidade que visa promover ações de desenvolvimento da região, contribuir para a competitividade da indústria e atuar na defesa do crescimento econômico é formada pelos presidentes das Federações das Indústrias dos Estados nordestinos.

Mais um escândalo
O secretário da Fazenda do Pará, René Sousa Júnior, precisa ser convidado pelo governo maranhense para uma exposição no Palácio dos Leões. Será uma forma de recompensá-lo como autor do levantamento mais completo sobre o calote da Lei Kandir. Com base em dados do Conselho Nacional de Política Fazendária, fez as contas: de 1996, ano de criação da lei, até 2017, os Estados brasileiros tiveram perdas de 636 bilhões e 900 milhões de reais.

Mais dos mesmos
Caiu como uma ducha de água fria no MDB a notícia vinda de Brasília, dando conta da mudança em breve no regimento do diretório. A manobra permitirá que um governador possa se eleger presidente nacional da sigla. Com a alteração do regimento, três governadores concorrerão à presidência: Renan Filho, de Alagoas; Helder Barbalho, filho de Jader; e Ibaneis Rocha, do Distrito Federal. Resumindo: trocarão os nomes, mas o MDB continuará sendo comandado pelo mesmo time que tem acumulado uma ficha bastante conhecida.

Vai apoiar
Jair Bolsonaro irá a Buenos Aires no dia 6 de junho e os argentinos acompanham com atenção suas declarações. Pela segunda vez em oito dias, o presidente demonstrou preocupação com a ascensão de Cristina Kirchner nas pesquisas e criticou seu “viés ideológico”. O presidente Mauricio Macri, que concorrerá à reeleição em outubro, acredita que a visita de Bolsonaro vai reforçar sua campanha.

De olho em 2020
O Tribunal Superior Eleitoral criou o Grupo de Trabalho Comunicação, com a missão de realizar estudos para aprimorar o planejamento das ações de divulgação de informações para o pleito municipal de 2020. Terá tarefas como a busca por inovações na forma de se comunicar, com impacto positivo no processo eleitoral, e oferecer suporte aos questionamentos encaminhados pelos tribunais regionais.

Julgamento Virtual
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região vai concluir nesta quarta-feira a primeira sessão de julgamento totalmente virtual de processos judiciais. A 6ª Turma, especializada em matéria previdenciária, já trabalha na sessão virtual e encerra o julgamento de 348 processos nesta semana. A inovação deve dar mais agilidade aos julgamentos. Ficam para as sessões presenciais somente as ações que têm sustentações orais de advogados, ou as que precisam ser debatidas entre os magistrados.

Para escrever na pedra:
“Você só vive duas vezes. Uma quando você nasce. E a outra quando você encara a morte de frente”. De Ian Fleming (1908-1964), escritor inglês criador do espião James Bond, cujo nascimento completou ontem 111 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.