Autoridade

Papa Francisco manifesta apoio a Lula em carta

O documento foi divulgado nesta quarta-feira (29/05), no site oficial do ex-presidente.

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Papa)

O Papa Francisco escreveu carta ao ex-presidente Lula em que lamenta "as duras provas" enfrentadas e sugere ao presidiário que não desanime. O documento foi divulgado nesta quarta-feira (29/05), no site oficial do ex-presidente.

"Tendo presente as duras provas que o senhor viveu ultimamente, especialmente a perda de alguns entes queridos – sua esposa Marisa Letícia, seu irmão Genival Inácio e, mais recentemente, seu neto Arthur de somente 7 anos –, quero lhe manifestar minha proximidade espiritual e lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus", diz o texto.

De acordo com informações do site do próprio Lula, a correspondência é uma resposta a uma carta escrita por Lula em 5 de abril, em que ele agradece o apoio de Francisco ao povo brasileiro na defesa dos direitos dos mais pobres, além de relatar seu estado de ânimo sobre o atual contexto sócio-político do país – "o que me será de grande utilidade", escreve o papa na mensagem.

Na mensagem enviada ao papa, além de agradecer a ele pela contribuição para a defesa dos direitos dos mais desfavorecidos, Lula disse ter consciência de que só está preso porque "os poderosos querem destruir toda a rede de proteção e cuidado" que ele e seu governo também construíram para os "excluídos".

Segundo o Instituto Lula, esta é a segunda vez que Francisco se comunica com o ex-presidente desde que ele foi preso, em abril de 2018. No ano passado, o pontífice teria enviado um rosário abençoado e uma mensagem de paz escrita na versão italiana do livro A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam, escrito por Lula.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.