Resgate

Ministério da Saúde renova frota do Samu em seis 6 municípios maranhenses

Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Ambulâncias vão melhorar o atendimento de urgência em cidades maranhenses
Ambulâncias vão melhorar o atendimento de urgência em cidades maranhenses (Ambulâncias)

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde destinou ambulâncias a seis municípios maranhenses para renovação das respectivas frotas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Foram contempladas com novos veículos de socorro médico as cidades de Açailândia, Amarante do Maranhão, Balsas, Buriti Bravo, Cidelândia e São Raimundo das Mangabeiras.

A entrega foi feita a municípios que precisavam renovar a frota do Samu e para expansão e ampliação do serviço em outras cidades. Municípios onde o socorro médico via 192 não existia também receberam ambulâncias para montar estrutura própria para as operações de resgate.

São Luís não recebeu nenhuma ambulância. Dentre as capitais do Nordeste, só Salvador, Recife e Fortaleza receberam veículos para renovar suas frotas do Samu. O Ministério da Saúde destinou para as três maiores metrópoles nordestinas 22,11 e 10 ambulâncias respectivamente.

Ao todo, o Ministério da Saúde entregou 419 novas ambulâncias, que beneficiarão moradores de 238 municípios, em 22 estados. O investimento na compra dos veículos foi de R$ 79,5 milhões.

A medida renova parte da frota que já está em funcionamento e expande o atendimento a 66 novos municípios, que passam dos atuais 3.606 para 3.672.

Funcionamento

O objetivo do Samu 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte

O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Mais

Equipes

O Samu 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Em residências, locais de trabalho e vias públicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.