COLUNA

Mais do mesmo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Os deputados estaduais tiveram a oportunidade de demonstrar que esta legislatura teria uma postura diferente da anterior, que se voltou mais aos interesses políticos de grupos do que às necessidades e demandas da sociedade.
No entanto, os fatos mostram que o cenário de agora é o “mais do mesmo”. Exemplo? Na sessão de ontem, na Assembleia Legislativa, a maioria dos deputados decidiu barrar a convocação do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, para que explicações fossem dadas sobre as estradas do Maranhão.
É uma demonstração clara de que os parlamentares (governistas, diga-se) estão mais preocupados em trabalhar em prol de um grupo político e não a favor dos interesses da população.
Se obras foram feitas e, em pouco tempo estão com sérios problemas estruturais, é necessário que o gestor responsável pela contratação de empresas para a realização dos serviços explique o que aconteceu. É preciso que sejam prestadas contas do dinheiro público aplicado em obras de baixa qualidade.
É importante saber quem vai se responsabilizar pelos problemas nas estradas e se as empresas voltarão para consertar o serviço malfeito.
As explicações são para a sociedade. A prestação de contas é com o contribuinte. Mas os deputados da base optaram por deixar de lado suas funções de representante da população e de fiscalizador do Poder Executivo. É a política, pesando mais que os interesses do povo. Uma pena!

Colocando moral
O deputado Rafael Leitoa (PDT) resolveu mostrar aos colegas de parlamento sua autoridade como líder do governo Flávio Dino na Assembleia Legislativa.
O também deputado Felipe dos Pneus (PRTB) iniciou uma negociação para que o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, fosse prestar esclarecimentos na Comissão de Obras e Serviços Públicos e dessa forma eliminaria a necessidade de convocação do gestor.
No entanto, Felipe não combinou nada com Leitoa, que cortou imediatamente a possibilidade de qualquer negociação.

Rejeição
Além de desautorizar o aliado, Rafael Leitoa pediu a inclusão do requerimento de convocação de Clayton Noleto na pauta, para que fosse votado, e orientou a base a rejeitar o pedido.
Sentindo o peso de um representante do Palácio dos Leões na Assembleia, Felipe dos Pneus não somente recuou de sua tentativa de negociar com a oposição como votou contra a convocação do secretário.
No fim de tudo, a base governista afastou qualquer possibilidade de convocação de Noleto.

Mais uma ação
O prefeito de Barra do Corda, Eric Costa (PCdoB), tem mais uma ação civil pública do Ministério Público Estadual (MP) contra sua administração.
Dessa vez, o gestor é acusado de fraudes em licitação para a construção de quatro quadras poliesportivas no município.
Além de Costa, outras sete pessoas - entre membros da Central de Licitação e empresários - também foram denunciadas pelo Ministério Público.

Debate
Os vereadores de São Luís discutiram, em evento da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), em Brasília, a unificação das eleições.
A intenção dos parlamentares foi tirar dúvidas quanto à tramitação da proposta que dará mais dois anos de mandato a prefeitos e vereadores.
Além disso, os vereadores também debateram a reforma da Previdência junto com deputados e senadores.

Cargo
Já está sendo dada como certa a nomeação da ex-prefeita Maura Jorge (PSL) para comandar a Funasa no Maranhão.
O cargo federal foi um pedido feito pelo senador Roberto Rocha (PSDB) ao presidente Jair Bolsonaro.
Se chegar a se concretizar, Maura Jorge terá vencido a “queda de braço” que vinha tendo com o deputado federal Aluísio Mendes, que também havia negociado uma indicação para a Funasa.

Visita
A líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Joice Hasselman (PSL-SP), estará em São Luís no próximo sábado, 1º.
Ela participará de jantar com membros do seu partido e também com lideranças políticas. A ideia é trazer novos nomes ao PSL.
O objetivo da direção estadual da legenda, comandada pelo vereador Chico Carvalho, é formar quadros para que o partido dispute as eleições de 2020 e 2022 para mandatos majoritários.

DE OLHO

R$ 1,09 milhão é o valor do contrato assinado pela Prefeitura de Barra do Corda para a construção de quatro quadras poliesportivas e cuja licitação é alvo de ação do MP.

E MAIS

• O governador Flávio Dino (PCdoB) falou em São Paulo, em evento da PUC, que nunca sairia às ruas contra o presidente da Assembleia Legislativa.

• E nem precisa, já que o presidente da Casa, deputado Othelino Neto, é do partido do governador e seu aliado de primeira linha. Além disso, somente três dos 42 deputados fazem realmente oposição ao comunista.

• Diferente do que ocorre em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que não tem maioria e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não é realmente aliado do Palácio do Planalto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.