Homicídio

Caso André Lobo: acusado de ter matado artista vai ser julgado hoje

Crime ocorreu no dia 8 de maio de 2014, na Forquilha; o réu, Glaubson Maranhão, o Nem, responde por homicídio e tentativa de assassinato

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Glaubson Maranhão dos Santos será julgado pela morte de André Lobo
Glaubson Maranhão dos Santos será julgado pela morte de André Lobo (André Lobo)

SÃO LUÍS - Glaubson Maranhão dos Santos, o Nem, acusado de ter assassinado a tiros o cantor e estudante de Jornalismo, André Lins Martins Gonçalves, o André Lobo, de 31 anos, e baleado Tereza Gomes da Silva Sousa, de 37 anos, vai ser julgado nesta quarta-feira, 29, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, em sessão a ser presidida pelo juiz Osmar Gomes. O crime ocorreu na madrugada do dia 8 de maio de 2014, no bairro da Forquilha.

O réu deveria ter sentado no banco dos réus no dia 20 de março deste ano, mas a pedido de sua defesa a júri acabou adiado. A sessão terá início a partir das 8h30, no salão do 4º Tribunal do Júri.

Durante o julgamento serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa e o próprio acusado. Após essa etapa, o representante do Ministério Público e o advogado de defesa farão a explanação sobre o caso ao corpo de jurado e, em seguida, o juiz anunciará a sentença do réu.

Denúncia

O Ministério Público denunciou Glaubson Maranhão dos Santos pelos crimes de homicídio qualificado por motivo fútil (artigo 121,§ 2°, inciso II) e tentativa e homicídio (artigo 121,§ 2°, inciso II, c/c artigo 14, inciso II). Conforme a denúncia, o suspeito fez disparos de arma de fogo contra as vítimas, causando a morte do cantor André Lobo. Teresa Gomes da Silva foi alvejada na perna, socorrida no local e levada para o hospital. Consta na decisão de pronúncia que a motivação dos crimes teria sido uma briga de trânsito, originada de uma colisão entre dois veículos.

Prisões

A Polícia Civil passou a investigar esse crime e no dia 27 de maio de 2014, prendeu Wilkerson Alisson Lima da Silva, o Bill, de 19 anos; Kelson Lopes Rosa, de 21 anos, e David Wendel Paulino Silva, de 20 anos. Com eles, foram encontrados duas pistolas 380 mm da marca Taurus, 26 munições intactas do mesmo calibre, relógios e cordão de ouro.

Os três homens estavam sendo monitorados, já que seriam membros de uma facção criminosa chefiada pelos irmãos Lailson Almeida dos Santos, o Capucho, e Renato Almeida Pestana. Eles eram investigados por assaltos, execuções e distribuição de drogas na capital, principalmente nos bairros da Vila Itamar, Cohab, Forquilha.

Para surpresa dos investigadores, em depoimento na delegacia, os conduzidos declararam que estavam juntos com Glaubson Maranhão dos Santos, o Nem, no dia da morte do cantor, e que teria sido ele o autor dos disparos.

A polícia conseguiu prender o Nem no dia 23 de julho, na cidade de Itapecuru-Mirim. Ele ainda tentou fugir do cerco policial, mas acabou detido na troca de tiros e foi transferido para São Luís, onde foi ouvido e transferido em seguida para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Crime

A morte de André Lobo ocorreu por volta das 5h do dia 8 de maio. Um Ecosport colidiu com o carro do cantor nas proximidades de uma boate, no retorno da Forquilha. Após a colisão, André Lobo teria saído do seu veículo e telefonado para seus familiares comunicando o que teria ocorrido. Um dos ocupantes do outro veículo sem conversar, disparou várias vezes atingindo inicialmente a perna de Tereza Gomes, para em seguida alvejar André Lobo. Os dois foram levados para o Hospital Municipal Djalma Marques, Socorrão I. O cantor morreu e ela foi medicada e liberada em seguida.

Entenda

Cronologia do fato

Dia 8 de maio de 2014: O cantor e estudante de Jornalismo André Lobo foi morto e a sua amiga Teresa Gomes foi baleada na perna.

Dia 9 de maio de 2014: Corpo de André Lobo foi enterrado no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

Dia 10 de maio de 2014: Investigadores da Polícia Civil intensificaram os trabalhos de investigação sobre a morte do artista.

Dia 27 de maio de 2014: Suspeitos pela morte do cantor (Kelson Lopes, David Wendell Paulino e Wilberson Lima Silva) foram presos no Retorno da Forquilha.

Dia 23 de julho de 2014: Glaubson Maranhão dos Santos, o Nem, suspeito de ter atirado e matado o artista foi preso;

Dia 29 de maio de 2019: o réu Glaubson Maranhão dos Santos será julgado no fórum do Calhau.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.