Confraternização

AML recebe integrantes de projeto educacional que incentiva a leitura

Professoras que integram o "Contadoras de Histórias" estiveram na Casa de Antônio Lobo com um grupo de estudantes da rede pública de ensino

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
“Contadoras de Histórias” estiveram na Academia Maranhense de Letras para confraternização com membros
“Contadoras de Histórias” estiveram na Academia Maranhense de Letras para confraternização com membros (contadores de historias)

O sucesso do projeto “Con­tadoras de Histórias” foi comemorado durante evento realizado na tarde de ontem (28), na Academia Maranhense de Letras (AML). Professoras envolvidos na iniciativa, integrantes da Coordenação do Livro Infantil, da Prefeitura de São Luís, receberam um grupo de estudantes da rede pública de ensino para uma confraternização especial, que contou também com a participação do escritor Wilson Marques.

Os participantes foram saudados pelo presidente da instituição, imortal Benedito Buzar. O projeto, que venceu a terceira edição do “Troféu Baobá de Literatura”, em São Paulo, foi concebido para estimular a leitura e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em sala de aula. “É louvável essa iniciativa do ponto de vista pedagógico, uma vez que estimula leitura, a escrita e o senso crítico dos estudantes”, elogiou Benedito Buzar.

“Contadoras de Histórias” já beneficiou mais de 10 mil alunos da rede municipal. A iniciativa, além de estimular a leitura, incentiva a literatura e faz dos momentos lúdicos de contação de histórias um espaço propício à criação, ao desenvolvimento cognitivo dos alunos e à construção de valores importantes para a vida.

Com o mesmo propósito, são desenvolvidos ainda vários outros programas, como o “Carro Biblioteca”, com acervo de quase dois mil livros, que atende as 98 escolas da Educação Infantil, “Resgate e Valorização do Autor Maranhense” e a contação de histórias vinculada à utilização da Biblioteca Móvel, além de formação de professoras da educação infantil em literatura infantil “Teorias e Práticas para Contadores de História”.

A equipe de contadoras de histórias da Secretaria Municipal de Educação é composta por Sinara Coelho Lima Rodrigues (coordenadora do Livro Infantil), Rosângela Teixeira Souza, Luciane Silva de Souza Cunha e Raissa Diniz Borralho Serejo.

No setor, são desenvolvidos vários programas, como “Carro Biblioteca”, com acervo de quase dois mil livros, que atende às 98 escolas da Educação Infantil, “Resgate e Valorização do Autor Maranhense” e a contação de histórias vinculada à utilização da Biblioteca Móvel, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.