COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
CHAPÉU é um acessório que exige atitude, sem dúvida. Ele torna o clássico mais clássico. O casual mais elegante. É uma peça versátil: protege do frio no inverno e do calor no verão. É uma espécie de armadura para alguns. Uma assinatura de estilo para outros. Ciente disso, o estiloso empresário Antonio Cordeiro Filho colocou um Panamá autêntico e brilhou no quesito elegância entre os convidados do casamento de Marcella Bacelar e Rodolpho Prado Ribeiro, realizado sábado na Fazenda Vila Rica, em Itatiba (SP)
CHAPÉU é um acessório que exige atitude, sem dúvida. Ele torna o clássico mais clássico. O casual mais elegante. É uma peça versátil: protege do frio no inverno e do calor no verão. É uma espécie de armadura para alguns. Uma assinatura de estilo para outros. Ciente disso, o estiloso empresário Antonio Cordeiro Filho colocou um Panamá autêntico e brilhou no quesito elegância entre os convidados do casamento de Marcella Bacelar e Rodolpho Prado Ribeiro, realizado sábado na Fazenda Vila Rica, em Itatiba (SP)

Combate à inércia
Um dos motivos que levou o povo às ruas, domingo, foi o protesto contra incapacidade de lideranças políticas que não assumem, há anos, o risco de discutir e votar projetos controversos, a começar pelas reformas.
Como consequência, sucessivos governos ficam impedidos de executar suas políticas.
Quando se acompanha os temas e as pautas de votações no Senado e na Câmara dos Deputados, fica tudo explicado. Os parlamentares preferem discutir o óbvio. Além de discursar em sessões de homenagens com a entrega de diplomas e medalhas. Nada mais do que pequenos agrados eleitoreiros.
A população espera muito mais.

Recado certeiro
As manifestações pró-Bolsonaro em todo o Brasil surpreenderam aos grupos políticos que pretendiam
esvaziá-la.
E o recado dos apoiadores do Presidente foi bastante claro: as urnas decidiram que o velho modo de fazer política, definitivamente, está fora de questão.
Aí se inclui o Congresso Nacional, o Executivo, e
o próprio STF.
O recado em favor das reformas da Previdência e Tributária, e as manifestações em apoio ao ministro Sérgio Moro foram bastante claros.

Aprendendo a conviver
O saldo positivo de domingo foi que a violência das redes sociais, onde todos se sentem poderosos, não chegou às manifestações em favor do presidente Jair Bolsonaro.
A oposição, que tinha promovido passeatas na quarta-feira contra o corte de verbas na Educação, manteve-se em silêncio, apostando no autodesgaste do governo.

Invasão de espaço
Na última semana, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal resolveu decidir sobre a criminalização da homofobia, julgando o Mandado de Injunção 4.733 e a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 2, invadindo atribuição da Câmara dos Deputados.
A justificativa do STF foi a demora do legislativo em decidir.

Invasão de espaço 2
No inquérito que investiga supostas ameaças e injúrias a integrantes do STF, o caso das fake news, sem a participação do Ministério Público, mais uma vez a Corte inova ao não permitir, de forma surpreendente, a presença do Ministério Público.
Pela Constituição, o Ministério Público é o titular da ação penal.

Sonza e Pabllo em clipe
Luísa Sonza e a maranhense Pabllo Vittar gravaram em segredo o clipe da música “Garupa” e divulgaram fotos dos bastidores na quinta-feira, 23. As cantoras contracenam juntas em um autódromo do interior de São Paulo e prometem inverter os papéis impostos ao público feminino. A mulher de Whindersson Nunes aproveitou o momento para fazer stories no Instagram. “Queria falar que quem não gostou do nosso clipe, que morra. Cave um buraco na terra e se jogue”, disse ela.

TRIVIAL VARIADO

O advogado e empresário Eli Medeiros será o grande homenageado da Câmara Municipal desta cidade na próxima sexta-feira, 31. Às 10h, ele receberá, em sessão solene, o título de Cidadão de São Luís.

Na Política, uma semana de contradições. Os que mais apareceram foram os bombeiros incendiários.

Para deixar a esquerda desnorteada: até o final da década de 1980, a China era um país dominado pela pobreza. Até 2022, desbancará os Estados Unidos que ocupa a posição mais pujante no ranking da Economia.

A dívida pública no País hoje se aproxima de 80 por cento do Produto Interno Bruto. A conta de juros este ano passará de 400 bilhões de reais. O governo ainda corre o risco de imprimir dinheiro e deixar rolar a inflação.

O empresário José Carlos Salgueiro estava eufórico no domingo. Agora com cidadania portuguesa, votou nas eleições para o Parlamento Europeu. Mais de 100 pessoas nesta Capital também votaram.

Na próxima sexta-feira, as contas bancárias de 35 siglas vão engordar. Do Tesouro Nacional sairá a quota mensal de 67 milhões de reais para o Fundo Partidário.

Numa iniciativa que poderia ser copiada pelo País afora, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sancionou lei municipal que impede que figuras condenadas por atos de corrupção sejam homenageadas em logradouros públicos.

São Luís será sede da feira Beleza Hair Maranhão. Serão dois dias com uma ampla programação de capacitação e atualização com as novidades do mercado da beleza.

Em tempo: a feira acontece nos dias 9 e 10 de junho, no Real Promoções, no bairro Turu, e já conta com a participação confirmada de profissionais do segmento da beleza, como o Master Class Edilson Ferreira, o Hair stylist Bruno Phillip e a expert Kátia Nunes.

A médica Hosana Reis e sua filha Marina Reis Ribeiro, que comandam a Clínica Hosana Reis e o Spa Ojas, participam nesta quarta-feira, 29, do Encontro de Gerações promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM/MA).

Uma boa notícia para quem é usuário da TVN e curte esportes e programas infantis. São os canais ESPN e Disney que estarão com sinal aberto, ou seja, podem ser acessados gratuitamente mesmo por que aqueles usuários que não possuem esses canais em seus pacotes.

O cantor Gabriel Diniz, que morreu no começo da tarde de ontem, em acidente aéreo, ficou conhecido pelo sucesso “Jenifer”. Mas o autor da música não é ele, mas o catarinense de Joinville, Thales Guilherme.

DE RELANCE

Novo dono do campo
O PSDB vai virar o jogo na convenção nacional da próxima sexta-feira. O governador de São Paulo, João Doria, com apoio do diretório maranhense entre outros, assumirá o comando do partido e já avisou: os que não concordarem com as novas diretrizes podem se dirigir à porta de saída. Doria mandará para a reserva o time de intelectuais, liderado por Fernando Henrique Cardoso e José Serra. Foi quem levou o partido à vitória em duas eleições presidenciais. Doria adotará uma linha de centro, mais pragmática e sem submissão a ideias surgidas nos longos almoços em restaurantes caros de São Paulo.

Vassoura na mão
Para mostrar serviço, Doria anunciou: tucanos que sejam acusados de irregularidades deverão se afastar do partido para cuidar de suas defesas. Caso inocentados, poderão voltar à sigla. Será tema de seu primeiro choque: esta semana, a Comissão de Ética do PSDB absolveu Aécio Neves, envolvido no recebimento de 2 milhões de reais em propina. Que comissão, hein?

Não pode mais esperar
É inexplicável que o ex-deputado federal Antônio Kandir, autor do projeto que isenta do ICMS os produtos exportados e se transformou em lei com seu nome, não seja convidado para falar na Câmara. Há mais de 20 anos, é tema constante de debates em função dos prejuízos que os Estados sofrem com o não ressarcimento do imposto pela União. Precisa ser ouvido num assunto tão decisivo.

Olhando para trás
A legislação prevê que o sistema brasileiro de pensões e aposentadoria deve ser financiado de forma tripartite. O trabalhador contribui proporcionalmente ao salário e o empregador recolhe de acordo com a folha de pagamento. A terceira parte caberia ao governo federal, obrigado a cobrir eventuais casos de insuficiência financeira do sistema. Para que se tenha ideia do desleixo, especialistas fizeram levantamento, nunca contestado pelas autoridades: entre 1966 e 1989, a União devia à Previdência 28 bilhões de dólares.

Prazos
O governo corre contra o tempo para votar a reforma da Previdência, mas enfrentará período de calmaria: senadores e deputados federais do Nordeste diminuirão a frequência em Brasília. É tradição participarem das festas juninas. Os eleitores não perdoam a ausência. Em julho, virá o recesso.

Cúmulo da desobediência
Opinião de Everardo Maciel, que foi secretário da Receita Federal de 1995 a 2002, sobre a Lei Kandir: “O ressarcimento é operação inacabada. Constitui vistoso esqueleto para a União e prejuízo corrente para os Estados, demandando interveniência do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas da União. Os dois órgãos já mandaram pagar, mas não adianta.

Precisam descruzar os braços
Crescem as reclamações de pedestres nas cidades em que patinetes são usados. O Código de Trânsito Brasileiro não cita o veículo, que se enquadra entre “os equipamentos de mobilidade autopropelidos”, fixando regras: o uso do capacete, velocidade de 6 quilômetros nas calçadas e 20 quilômetros nas ciclovias. Cabe a cada prefeitura legislar sobre detalhamentos.

Gostam de discursos
A Câmara dos Deputados fará, às 11h desta terça-feira, sessão solene para homenagear o Dia Livre de Impostos. Poderia ir bem adiante, deixando a oratória de lado. Ao longo de décadas, não se viu iniciativa do Legislativo no sentido de aliviar a carga tributária que morde o bolso e oferece serviços públicos daquele jeito…

Para escrever na pedra:
“Quem teria razões para se afastar da realidade com mentiras? Só quem com ela sofre”. De Friedrich Nietzsche.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.