Hoje é dia de...

No Dia do Hambúrguer, conheça a história dessa delícia

"Uma carne prensada, alface, queijo, tomate, molho..." e voilà! Está pronto o mais simples e saboroso hambúrguer que você já experimentou; incrementar esta receita, com criatividade, rende novos sabores e uma grana a mais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Nada como um hambúrger deicioso!
Nada como um hambúrger deicioso! (Hamburger)

O hambúrguer descobriu a América na segunda metade do século XIX, trazido pelas levas de imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, razão pela qual seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak. Era uma comida rústica. Os primeiros a apreciá-la nos Estados Unidos foram os marinheiros, que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam. Suas origens, no entanto, podem ser encontradas no passado remoto.

Durante os séculos XII e XIII, a Europa conheceu as invasões dos chamados mongóis. Na verdade, entre os povos que se agrupavam sob essa denominação estavam os tártaros, tribos nômades guerreiras que habitavam as estepes russas. Os tártaros introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. Diz a lenda que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua embaixo da sela quando galopavam em suas incursões guerreiras.

Na hora de comer, o bife tártaro já tinha se tornado uma pasta. O que se sabe com certeza é que os tártaros foram os que apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses. Esses ficaram com a fama de terem sido dos do futuro sanduíche. “Dize-me o que comes e te direi quem és”, escreveu em 1826 o gastrônomo francês Antoine Brillat-Savarin (1755-1826).

Popularização
O hambúrger, de fato, deve a sua popularidade às características da sociedade que o acolheu. A partir do início do século XX, as massas de trabalhadores americanos necessitavam de algum tipo de alimento rápido, prático, barato e adequado, em suma, ao ritmo da explosão industrial do país.

Só faltava inventar uma fórmula para aproveitar esse mercado em expansão. Foi fácil. Antes ainda da Feira Mundial de
Saint Louis, os americanos já conheciam o carrinho de sorvetes e hot-dogs – a versão americana da salsicha, também trazida por imigrantes alemães. Mas foi somente em 1921 que surgiu a primeira cadeia de lanchonetes do país, chamada White Castle. Vendia-se nelas um hambúrguer cozido no vapor e cheio de cebola. O prato talvez não fosse especialmente apetitoso, mas seu preço com certeza era: 5 centavos de dólar. Pelo seu efeito laxativo, ganharam o apelido de “escorregarores”.

As pequenas lanchonetes da época de 1920 eram apenas lugares onde os fregueses sentavam ao balcão. Um ou dois funcionários faziam de tudo, desde virar os hambúrgueres na chapa, até registrar as vendas. Muito diferentes foram os drive-ins dos anos 1930. Pátios de estacionamento grandes e de fácil acesso substituíram a pequena área de serviço na calçada, e garçonetes em tempo integral serviam os esfomeados motoristas. A ideia prosperou – garçonetes até foram substituídas por moças sobre patins. Logo, os clientes faziam pedidos usando telefones em carabinas nos estacionamentos.

Foi nessa época que o cartunista americano Elzie Segar (1894-1938) acrescentou mais um personagem a suas tiras do Popeye, o Marinheiro, que gostava de espinafre. J. Wellington Wimpy – Dudu, no Brasil – ficou famoso pelo seu insaciável apetite por hambúrgueres. Uma vez, Popeye ganhou 20 mil dólares apostando que Wimpy não aguentaria dez minutos com um hambúrguer na mão sem comê-lo. O esfomeado personagem segurou-o por 9 minutos e 50 segundos. Em 1937, os irmãos Dick e Maurice Mc Donald abriram um pequeno drive-in na cidade de San Bernardino, na Califórna, e revolucionaram o mundo do fast-food. Como todos os outros, eles serviam lanches rápidos para clientes apressados. O drive-in era também o ponto de encontro dos adolescentes da cidade. Por causa dessa clientela, os drive-ins eram identificados como focos de confusão que afugentavam as famílias de respeito.

Para mudar essa imagem, em 1948, os irmãos Mc Donald reformularam a loja. Sem garçonetes servindo no carro, a lanchonete perdeu parte do seu apelo para os adolescentes, mas em compensação conquistou as famílias. Logo, dezenas de pequenos empresários começavam a imitar o novo conceito de lanchonete.

A partir dos EUA, o hambúrguer conquistou o mundo. A rodela de uns 50 gramas de carne moída entre duas metades de pão redondo, coberta ou não de queijo, acompanhada ou não de alface e tomate, pode ser encontrada em lugares tão distantes entre si, como a Austrália e a Áustria, a Jamaica e o Japão. É impossível saber quantos hambúrgueres são consumidos todos os dias no planeta, mas a rede McDonald’s calculou os que saem de suas cozinhas. O resultado é assombroso: 12.528.000 hambúrgueres cada vez que a Terra dá uma volta completa em redor de seu eixo ou 145 por segundo.

No Brasil
As lanchonetes começaram a chegar ao Brasil em 1952, quando o tenista americano Robert Falkemburg fundou a primeira lanchonete, em Copacabana, no Rio. Três anos mais tarde, o empresário Flávio Galante abria em São Paulo os seus Hot-Dogs, lanchonetes destinadas a atrair o público dos cinemas da região da rua Augusta. Como no resto do mundo, também aqui o hambúrguer entrou para a linha de montagem.

Com um sistema de licenciamento que permite a proprietários de lojas usar uma marca conhecida, desde que sigam os padrões de qualidade da firma original, algumas lanchonetes dispõem até de computadores que programam o tempo de duração da fritura. De acordo com as regras do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a carne de hambúrguer deve ser fresca, com até 30 % de gordura.

Os nutricionistas admitem que um hambúrguer com fritas alimenta bastante. “Mas não deve tornar-se a refeição básica de uma pessoa todos os dias”, alerta Rosemarie Andreazza, da Escola Paulista de Medicina. Myrian Najas, da mesma escola, diz que o principal defeito dos sanduíches, como o hambúrguer, é o próprio motivo que os tornaram tão populares.

“Nas grandes cidades, as pessoas não têm tempo nem dinheiro para se alimentar direito”, afirma Myrian. “Em vez de comer num lugar tranquilo, mastigando com vagar, o consumidor de sanduíche engole tudo depressa, não vê o que e nem quanto está comendo. E por causa disso que aparecem os casos de gastrite, úlcera e até obesidade”. Mas, como todo mundo, a mesma Myrian não consegue fugir à regra. Durante o almoço, muitas vezes apela para um hambúrguer na lanchonete mais próxima.

Aprenda a preparar um hambúrguer destruidor/ chef Donato Galvez

Hambúrguer Destruidor - Stunt Burger

Ingredientes
1 Pão Hambúrguer Brioche
2 fatias queijo cheddar
2 hambúrgueres de 120g
220 g do Blend bovino para o hamburguer *receita abaixo
2 Crispy cheese bacon rolls (rolinhos de queijo bacon fritos) *receita abaixo
Sal a gosto
Óleo para fritar os rolinhos
Molho Stunt (receita abaixo)

Modo de preparo
Blend para hambúrguer
132g de peito bovino com gordura
88g de coxão duro
20g de gordura
Misture tudo e depois modele em dois hambúrgueres redondos de aproximadamente 120g cada.

Bacon roll
2 fatias de pão de forma sem casca amassada com rolo, até ficar bem fininha
1 fatia de cheddar
1 fatia de bacon
Disponha a fatia de pão, ponha a fatia de cheddar no meio, e enrole em um pequeno tubo. Depois envolva tudo com bacon, prenda tudo com palitos de dente, frite em imersão a 170º.

Molho Stunt
20g de Maionese
20g de Ketchup
1 pitada de Páprica
1 rodela de picles bem picadinho
Misture todos os ingredientes

Montagem
Grelhe os hambúrgueres em chapa ou frigideira bem quente, por 5 minutos a cada lado, acrescentando uma pitada de sal em um dos lados. Depois, acrescente uma fatia de cheddar em cima de cada hamburguer, e deixe descansar enquanto o queijo derrete.
Abra o pão brioche em duas partes e passe o molho nas duas partes. Depois, coloque os dois hambúrgueres com queijo, um em cima do outro, e depois os dois rolinhos de bacon. Coloque a parte de cima do brioche e está pronto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.