COLUNA

Prestigiado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), decidiu entrar no debate sobre as denúncias de arapongagem que pesam contra seu secretário de Segurança, Jefferson Portela (PCdoB).
Em meio às cobranças de parlamentares de oposição pela apuração de denúncias de grampos ilegais contra desembargadores e políticos - com e sem mandato -, o comunista entrou no debate para demonstrar apoio ao auxiliar.
No Twitter, Dino destacou o trabalho de Portela, que, segundo ele, reduziu a taxa de homicídios e tirou São Luís da lista de cidades mais violentas do mundo.
“Secretário Jefferson Portela comanda o trabalho que tirou São Luís da lista das 50 cidades mais violentas do mundo e reduziu homicídios em 62%. E também coordena ações do Pacto pela Paz, como a realizada hoje na zona rural”, escreveu, numa espécie de recado a quem acreditava que Portela balançava no cargo por conta da crise.
No futebol, dir-se-ia que, agora, Portela está prestigiado.
Resta saber se esse “prestígio” é daqueles que prenunciam a queda.
Vale aguardar.

Desidratou?
A sensação geral é de que os atos pró-Bolsonaro realizados ontem em todo o país atraíram menos público que o esperado – sobretudo em comparação com as manifestações do dia 15, a favor da educação.
Em São Luís, o mesmo ocorreu. E a direita, que até o ano passado reunia regularmente de 4 a 5 mil pessoas na Litorânea, viu o público do domingo cair para algo em torno de 1,5 mil.
A impressão que se teve é que, agora, a classe média não abraça o movimento como nas eleições, quando um sentimento de antipetismo nitidamente levou mais pessoas às ruas.

Cobrança
A presença de público menor que o esperado acabou levando a uma reação inusitada de um dos líderes da direita maranhense, o médico Allan Garcês.
Nas redes, ele publicou o print de uma conversa na qual seu interlocutor, também médico, dizia que não iria à manifestação por haver acabado de chegar de um plantão.
- Não temos o direito de descansar -, reclamou Garcês.

Ironizou
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), reagiu com ironia à presença de público durante o ato pró-Bolsonaro realizado em São Luís.
- Respeito o direito de manifestação de todos. Desde pequenos grupos até grandes multidões -, escreveu , ao postar uma foto da manifestação de ontem ao lado de uma do dia 15.
A reação dos direitistas foi de revolta diante do posicionamento irônico do comunista.

Rechaçou
Depois de dizer que respeita o “direito de manifestação de todos”, o governador Flávio Dino (PCdoB) foi confrontado com ação da Polícia Militar contra manifestações em São Luís.
Em 2015 uma manifestação de moradores da Vila Nestor, nas proximidades do Palácio dos Leões, foi rechaçada com bombas de gás pela PM.
Um bebê de colo ficou hospitalizado após ser atingido por uma bomba.

Fantasmas
A Promotoria de Justiça de São João Batista ajuizou ações por improbidade administrativa contra 23 pessoas denunciadas como funcionários fantasmas da Secretaria Municipal de Educação.
As ilegalidades também levaram o ex-prefeito Amarildo Pinheiro (2012-2016) e o ex-secretário de Educação Raimundo Nonato Aguiar a serem alvos de manifestações ajuizadas pelo MPMA.
Segundo o promotor Felipe Augusto Rotondo, em sua maioria, os funcionários eram indicados ou parentes de vereadores locais, do ex-prefeito e do ex-secretário, que não prestavam efetivamente serviços.

Bonificação
O deputado Roberto Costa (MDB) segue defendendo o sistema de bonificação de notas do Enem, para que estudantes maranhenses tenham mais chances de acesso ao ensino superior.
A proposta é do deputado Marco Aurélio, que comentou a recente decisão da Justiça Federal, garantindo, liminarmente, a bonificação nas notas do Enem para estudantes que pretendem ingressar na UFMA.
- A boa notícia que trago agora é que no novo cronograma do Sisu, para o segundo semestre, já consta a bonificação de 20%. De forma que o estudante do nosso estado terá esta política afirmativa -, comemorou.

DE OLHO

R$ 150 mil é o valor das emendas que o Governo do Maranhão pagará a cada deputado estadual aliado para que eles indiquem a festas juninas das suas bases.

E MAIS

• A Famem pretende entrar no debate sobre a PEC 56/2019, que prevê a ampliação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores por mais dois anos

• A ampliação dos mandados, segundo a PEC, tem como meta unificar as eleições gerais e as eleições municipais em 2022.

• Luto na comunicação do Maranhão com a morte, ontem, do apresentador Osvaldo Sousa, do programa “Mandou Legal’, referência na cobertura da cultura maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.