COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
NO SEMPRE acolhedor Alameda Trinta, o excelente bistrô pilotado pelo Chef Warwick Trinta, Liana Gomes Pereira e seus pais Tiana e Clorisval Gomes Pereira dividiram mesa, no almoço de domingo, com o Repórter PH
NO SEMPRE acolhedor Alameda Trinta, o excelente bistrô pilotado pelo Chef Warwick Trinta, Liana Gomes Pereira e seus pais Tiana e Clorisval Gomes Pereira dividiram mesa, no almoço de domingo, com o Repórter PH
PRESENÇA de grande charme no almoço de ontem no Alameda Trinta: Jesus Gomes Filho, que há muitos anos mora em São Paulo, com o filho Marcelo e a nora Raquel
PRESENÇA de grande charme no almoço de ontem no Alameda Trinta: Jesus Gomes Filho, que há muitos anos mora em São Paulo, com o filho Marcelo e a nora Raquel
Vem aí a segunda edição de um livro que servirá de consulta e orientação para todos que trabalham com contas públicas, seja na esfera municipal, estadual ou federal. É “Tribunal de Contas e o Controle Externo”, de autoria do advogado e auditor fiscal do TCE/MA, Daniel Domingues de Sousa Filho (foto). O lançamento tem data marcada para o próximo dia 7 de junho, na sede da OAB/MA
Vem aí a segunda edição de um livro que servirá de consulta e orientação para todos que trabalham com contas públicas, seja na esfera municipal, estadual ou federal. É “Tribunal de Contas e o Controle Externo”, de autoria do advogado e auditor fiscal do TCE/MA, Daniel Domingues de Sousa Filho (foto). O lançamento tem data marcada para o próximo dia 7 de junho, na sede da OAB/MA

Cecília e The Platters
A cantora Cecília Leite foi pega de surpresa durante o show do grupo americano The Platters, que se apresentou em São Luís no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.
Anunciada para fazer a abertura do show interpretando canções de gênios da música popular brasileira, ela só não esperava ser convidada a retornar ao palco, especialmente para cantar junto com Kevin Carrol, Ronn Howard, Farah Melanson e Samuel Caesar a música “Do you wanna dance”.
A artista maranhense ficou surpresa com o convite inesperado, pois não havia sequer ensaiado com os cantores americanos, e fez bonito, usando e abusando de sua facilidade com o inglês (ela é poliglota).

Reforma Tributária
O lançamento do Feirão do Imposto da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) tratou de um tema de extrema importância para o desenvolvimento econômico, tal seja “Reforma Tributária: uma perspectiva real?”.
O debate, que envolveu jovens empresários, foi ministrado pelo advogado Marcelo Lobato, especialista em Direito Empresarial e Consultor Jurídico da AJE-MA.
Sempre à frente de movimentos em prol do desenvolvimento socioeconômico da cidade, o advogado Marcelo Lobato teceu comentários sobre a necessidade de aprofundar o assunto e a importância que merece ganhar mais e mais espaço entre todos os poderes constituídos e a sociedade em geral.

45 anos de Lilah
Há 45 anos nascia a Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”. O aniversário será comemorado com um concerto no próximo dia 29, no Teatro Alcione Nazaré.
Na programação, consta apresentação do pianista, regente e compositor Willame Belfort, das cantoras líricas Juliana Cutrim (soprano) e Rose Nogueira (meio-soprano), do Coral Art-Canto, do Instrumental Tangará, do grupo Combo 363 e da Orquestra Jovem do Maranhão “João do Vale”.
Além desses grupos e artistas, o evento contará com a participação de convidados especiais, como a soprano Lívia Berredo, o barítono Magno Ferreira e a Orquestra Guajajaras.
No dia 30 de maio, também no Teatro Alcione Nazaré, haverá apresentação da Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite, com o concerto “Brasilidade”, sob a regência do professor e maestro Jairo Moraes.

Lançamento Expo Indústria
Já estão circulando os convites para o lançamento da Expo Indústria Maranhão 2019 e do novo Portal do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
O evento será realizado dia 30 de maio, às 19h, na Casa da Indústria Albano Franco, e reunirá empresários e autoridades.
A Expo Indústria Maranhão é a maior feira multissetorial da indústria do Nordeste e este ano terá sua terceira edição realizada em novembro, em São Luís, reunindo diversos expositores para mostrar a diversidade da indústria deste estado.
Já o PDF iniciou em 1999 com 78 empresas e chega a 2019 com milhares de fornecedores cadastrados em seu portal de negócios.
O objetivo é fazer com que as empresas maranhenses ganhem competitividade para fornecer produtos e serviços para os mais diversos empreendimentos instalados ou em fase de instalação no Maranhão.

Culinária, saúde e bem-estar
Um seleto público interessado em melhorar sua qualidade de vida, por meio da alimentação adequada e mudança de hábitos, foi reunido no fim de semana, pela nutricionista Patrícia Lima, durante a quinta edição do Encontro Espaço Culinária Fit e Bem-Estar, no Blue Tree Towers São Luís, no Calhau. O evento teve a participação de especialistas de diversas áreas da saúde, nutrição, bem-estar e fitness do Maranhão e outros estados, que proferiram palestras e bateram aquele papo com os participantes, repassando dicas imperdíveis.

TRIVIAL VARIADO
Ana Maria e Pedro Américo Dias Vieira iniciam hoje uma viagem de férias por Portugal, Espanha, França, Itália e outros lugares de charme da Europa.

Professora de teatro, atriz, bonequeira e diretora teatral, Silvana Cartágenes fará palestra amanhã, na Academia Viva Água, para mostrará que teatro e socialização de crianças é algo quase infalível. A palestra é o ponto de partida para as oficinas gratuitas de teatro que serão oferecidas na academia no mês de junho.

O desportista Arthur Guedes prepara-se para participar do “Eagle Games”, um grande campeonato de Crossfit que acontecerá nos dias 1º e 2 de junho, no Golden Shopping Calhau, na categoria RX Individual, a mais avançada.

Ana Cristina Maranhão e Antonio Cordeiro Filho seguem hoje para uma temporada em Barcelona e adjacências, na Espanha. No fim de semana marcaram presença no casamento de Marcella Bacelar
e Rodolpho Ribeiro, no interior
de São Paulo.

A Avenida dos Holandeses ganhou um novo empreendimento neste mês de maio. Trata-se do Santeria Gastrobar, com foco na boa gastronomia e na diversidade de bebidas e drinks. A consultoria gastronômica é assinada pelo Chef Mauro Filho.

Pesquisa da agência virtual ViajaNet revela: São Luís é a terceira cidade do Nordeste mais procurada para as férias de julho. Que bom!

É hoje à tarde o lançamento da Revista da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão, na sede da PGE.

Mariane e Flávio Lima atravessam o Atlântico hoje para uma viagem de mais de mês pelos países do Norte europeu: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.

Uma decisão tomada pelos 42 deputados estaduais vai ajudar o Hospital Aldenora Belo na luta contra o câncer. Os parlamentares assinaram uma carta-compromisso na semana passada, na qual cada um deles destinará 100 mil reais de emendas para a instituição.

A primeira marcha franciscana da Paróquia de Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu foi realizada ontem e encerrada com uma celebração para os fiéis.

Aplausos para a decisão do Supremo Tribunal Federal que equipara ofensas a homossexuais e transexuais ao racismo, já previsto em lei. A decisão está sendo replicada a todo instante nas
redes sociais. Ou seja: agora, homofobia é crime.

DE RELANCE

Aniversário do TAA
Ponto alto da celebração programada para a noite do dia 1º de junho, dos 202 anos de fundação do Teatro Arthur Azevedo: a abertura da exposição “Primeiro Ato” (óleo sobre tela), do artista plástico Raoni de Aquino. Haverá também apresentação da orquestra “Jovens do Maranhão João do Vale” e da “Orquestra de Violões Uema-Emem”. A noitada cultural é para convidados, incluindo pacientes, acompanhantes, servidores e profissionais da rede pública estadual de saúde.

Esperança para a família
Sábado, a Igreja Adventista do Sétimo Dia promoveu a campanha para contribuir com as famílias na busca por paz e união. A igreja realizou o projeto Impacto Esperança, iniciativa que mobilizou 2,5 milhões de pessoas em oito países da América do Sul na distribuição de 23 milhões de exemplares do livro “Esperança para a Família”. O presente foi entregue gratuitamente em ruas, casas, parques e estabelecimentos comerciais.

Ensino Superior
Sinal verde para a segunda turma do Curso de extensão “Docência no Ensino Superior, oferecido pela Faculdade de Negócios Faene. O curso será ministrado, a partir do dia 27 de maio, sempre nas segundas e terças-feiras, pela professora Elaine Sousa e as inscrições estão abertas. A iniciativa é do Programa de Educação Continuada da instituição, desenvolvido para atender a uma demanda crescente de cursos voltados para o mercado com aplicação prática de conhecimentos.

Ensino Superior 2
O curso está alinhado com as mudanças educacionais, tecnológicas e sociais que ocorreram nas últimas décadas e impactaram diretamente a organização escolar. Os jovens e as crianças atuais são muito diferentes dos alunos que a escola recebia no passado: eles são nativos digitais, têm mais acesso à tecnologia e à informação e estão sempre conectados. Por isso, necessitam de metodologias de ensino diferenciadas e modernas capazes de despertar a sua motivação, como uma aula dinâmica e interativa.

Prioridade de acesso
A Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos publicou Portaria que garante prioridade de acesso de embarque para pessoas com Transtorno do Espectro Autista no transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário e aquaviário do Maranhão. A partir de agora, o operador de transporte coletivo deve prestar assistência prioritária do check-in até o desembarque do usuário
à área pública, assim como recolhimento e alojamento
da bagagem e acomodação no assento, incluído deslocamento dentro do meio de transporte, como deslocamento às instalações sanitárias, por exemplo.

Governadores em Recife
Os nove governadores da região Nordeste participaram, em Recife, na última sexta-feira, de uma reunião da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste para debater proposta de plano de desenvolvimento para a região. A questão central é a obtenção de fontes de financiamento para tirar o plano do papel, ativando a economia e gerando empregos. Na primeira visita ao Nordeste desde que tomou posse, Bolsonaro pediu a governadores e prefeitos para que trabalhem pela aprovação da reforma da Previdência, argumentando sobre a necessidade de aprovação do projeto para reduzir as desigualdades no Brasil.

Fogueira cultural
A agenda de apresentações do Sesc para o São João 2019 será realizada em São Luís, Raposa, Itapecuru e Caxias. No Sesc Turismo, nesta Capital, a festança será de 19 a 22 de junho, com entrada franca. Durante todo o período junino, crenças, cores e sons vão se misturar com uma grande fogueira cultural. Impossível não se emocionar com as toadas dos variados sotaques, verdadeiras poesias que ecoam pelos arraiais e já se tornaram clássicos da cultura maranhense.

Para escrever na pedra:
“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”. De Aristóteles, filósofo e pensador da Grécia antiga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.