Manifestação

Apoiadores de Jair Bolsonaro reúnem-se em ato na Avenida Litorânea, em São Luís

As convocações ganharam força após os protestos em defesa da educação do último dia 15, contra os cortes anunciados pelo governo para os ensinos superior e técnico federais.

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Ato pró-Bolsonaro)

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) realizaram na manhã de domingo, 26, em São Luís, ato em favor de reformas e ações propostas pelo governo federal.

As convocações ganharam força após os protestos em defesa da educação do último dia 15, contra os cortes anunciados pelo governo para os ensinos superior e técnico federais.

Reunidos na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, os manifestantes abriram movimento com a execução do hino nacional e, depois, alguns discursos de exaltação ao presidente da República e de críticas à oposição.

Em todas as falas, a tônica foi o apoio à reforma da previdência, ao chamado “Pacote Anticrime” do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e à instalação da CPI Lava Toga, para investigar supostos crimes cometidos em tribunais superiores brasileiros.

A reportagem não identificou nenhuma manifestação pelo fechamento do Congresso, ou do Supremo Tribunal Federal (STF), como algumas alas mais radicais do movimento chegaram a defender nas semanas que antecederam as manifestações.

Os organizadores citaram a presença de algo em torno de 1,5 mil pessoas no evento. À reportagem de O Estado, homens da Polícia Militar que fizeram a segurança do ato estimaram em 1 mil os presentes.

Após aproximadamente duas horas de ato, os manifestantes saíram em passeata.

Saldo positivo – Para organizadores do evento e membros da direita maranhense, o ato terminou com saldo positivo.

O coordenador do movimento Endireita Maranhão, Coronel Monteiro – atual superintendente de Patrimônio da União no Maranhão -, comemorou o resultado. “Conseguimos juntar milhares de pessoas contando apenas com a consciência e com o civismo. A participação superou todas as expectativas”, declarou.

Também participou da mobilização de apoiadores do presidente a União da Direita Maranhense (UDM).

O médico Allan Garcês, atual diretor executivo do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde e membro da UDM, também mostrou-se satisfeito com o resultado do ato – depois de acompanhar a manifestação em Brasília.

Segundo ele, o evento foi “o maior exemplo de aprovação ao governo Bolsonaro”. O líder do movimento também destacou a pauta de reivindicações.

“De forma espontânea [o povo brasileiro] reivindicou as aprovações necessárias para o crescimento econômico do Brasil”, compoletou.

Garcês fez, ainda, uma contabilidade mais generosa do número de participantes do ato na capital maranhense. Para ele, foram “mais de 3 mil” os que participaram da passeata na Avenida Litorânea.

“Parabéns aos brasileiros que foram às ruas em todo o país e aos mais de 3 mil participantes na Litorânea. Participei aqui em Brasília, mas acompanhei tudo aí no Maranhão”, concluiu.

Intervenção irônica de Dino divide internautas

Provocou reações diversas a intervenção irônica do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), nas redes sociais, após o ato pró-Bolsonaro em São Luís.

Inicialmente no Twitter, o comunista postou uma foto com ângulo desfavorável aos manifestantes e tratou o movimento como reunião de um “pequeno grupo”.

“Respeito o direito de manifestação de todos. Desde pequenos grupos até grandes multidões”, escreveu o comunista, ao postar uma foto da manifestação de ontem ao lado de uma do dia 15, contra contingenciamento do orçamento da educação. Já no Instagram, o chefe do Executivo manteve o discurso, mas mudou a imagem.

O comentário de Dino foi feito depois de a presença de público abaixo da expectativa no ato pró-governo repercutir mais que a manifestação em si. Apoiadores de Bolsonaro teceram duras críticas ao governador em suas contas nas redes, enquanto eleitores do comunistas apoiaram sua postura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.