Beleza

Saúde e beleza dos cabelos durante a prática de atividades físicas

Dermatologista especialista no assunto dá dicas de cuidados especiais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O uso de cremes específicos para os fios antes de entrar na água também auxiliam a prevenir o ressecamento
O uso de cremes específicos para os fios antes de entrar na água também auxiliam a prevenir o ressecamento (cabelos)

São Paulo - Frequência de lavagem, suor e cabelo preso. Essas e outras questões geram dúvidas em praticantes de diversas modalidades esportivas no que diz respeito aos cuidados com os cabelos.

O dermatologista Rodrigo Pirmez, especialista em tratamento de cabelos e couro cabeludo apresenta dicas e orientações.

- Preciso lavar o cabelo toda vez que for pra academia?

“Se o treino é frequente, é interessante enxaguar os cabelos com água após o treino para remover o suor que se acumula entre as lavagens. Em cabelos ressecados e naturalmente frágeis como os enrolados pode-se usar condicionadores após cada enxágue”, alerta o médico.

- Prender o cabelo todos os dias pode prejudicar fios e raiz, até ocasionando mais queda? Como agir?

“O ideal é prender o cabelo de maneira que não haja muito dano ao fio e ao couro cabeludo. Usar elásticos muito apertados aumenta a fricção sobre os fios, induzindo a quebra dos cabelos. Além disso, não se deve tracionar os cabelos excessivamente. A tração de maneira exagerada leva, com o tempo, a um quadro conhecido como alopecia de tração. Em casos crônicos, a alopecia de tração pode não ser completamente reversível”, explica Pirmez.

- Qual a sua recomendação para ter um cabelo saudável numa rotina de academia e esportes?

“Em exercícios ao ar livre, é interessante usar uma proteção física, como um boné ou chapéu. Além de proteger a pele do rosto, evita que o sol agrida os fios. Nos exercícios em piscina, para evitar o ressecamento dos cabelos, pode-se usar toucas de silicone que reduzirão o contato da água da piscina. O uso de cremes específicos para os fios antes de entrar na água também auxiliam a prevenir o ressecamento. Esses mesmos cuidados também evitam que os cabelos fiquem esverdeados. Essa alteração de cor ocorre especialmente em pessoas de cabelos loiros.

Por fim, existem pacientes que suam em excesso na região do couro cabeludo, o que é intensificado durante o exercício. Esses casos podem ser tratados com aplicações de toxina botulínica no couro cabeludo com ótimos resultados”, ressalta o dermatologista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.