Conhecimento

Workshop orienta estudantes na escolha de uma profissão

Iniciativa, voltada ao ensino médio, foi realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MA) em alusão ao Dia da Indústria, comemorado neste sábado (25)

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Estudantes buscam informações nas ilhas do conhecimento, espaços montados durante o evento
Estudantes buscam informações nas ilhas do conhecimento, espaços montados durante o evento (sesi workshop profissões)

SÃO LUÍS - Engenharia, Odontologia, Direito, Medicina. O desafio dos jovens em escolher que carreira seguir ao concluir o ensino médio motivou o Serviço Social da Indústria (Sesi), entidade do Sistema Fiema, a realizar para os alunos da Escola Sesi Anna Adelaide Bello, na última sexta-feira (24), o 1º Workshop das Profissões. Aproveitando as comemorações do Dia da Indústria - celebrado neste sábado (25) -, a entidade convidou profissionais de diversas áreas do conhecimento para detalhar aspectos como empregabilidade, oportunidades de trabalho e remuneração de diversas profissões aos alunos que cursam o ensino médio do Sesi Articulado com a Educação Profissionais do Senai (EBEP). O mais interessante é que grande parte dos convidados era de ex-alunos da entidade.

Um deles é o engenheiro eletricista Nelson Andrade, que hoje é responsável por um projeto social que dá apoio a jovens e empresas em São Luís. “Nós desenvolvemos trabalhos junto a empresas, instituições e estamos aqui hoje, como uma forma de motivar e direcionar os alunos a conhecerem vários cursos, várias profissões, e ajudar nessa decisão de extrema importância em suas vidas”. Nelson, que estudou a vida toda no Sesi ainda concluiu dois cursos técnicos no Senai.

Nossos estudantes já sairão daqui prontos para trabalhar na indústria, com o ensino médio integrado ao Técnico, e a partir de então poderão escolher uma graduação”Vanda Marli, coordenadora de Educação do Sesi-MA

Conhecimento

Os convidados realizaram bate-papos com os alunos no auditório e também se concentraram em salas de aula transformadas em ilhas do conhecimento, espaços criados para visitação dos alunos interessados em saber mais sobre as profissões das áreas de Saúde, Exatas e Humanas.

“É um projeto muito interessante para nos inspirar na escolha da profissão, ver que dom a pessoa tem, é magnífico a escola estar realizando esse tipo de evento para nós”, destacou a aluna Luana Sousa, de 15 anos, que cursa no Sesi o ensino médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional (Novo Ensino Médio). Filha de industriário, ela pretende se graduar em Psicologia quando terminar o Técnico em Eletrotécnica, que cursa integrado ao ensino médio.

A coordenadora de Educação do Sesi-MA, Vanda Marli, acompanhou todo evento e também lembrou que a iniciativa faz parte das comemorações do Dia Nacional da Indústria (25 de maio).

“Estamos realizando diversas ações nas escolas em alusão ao Dia da Indústria, e para esse workshop trouxemos diversos profissionais para contar para esses alunos como é a realidade do mercado de trabalho, o que fazem em cada profissão e quais são as oportunidades que o mercado oferece. Nossos estudantes já sairão daqui prontos para trabalhar na indústria, com o ensino médio integrado ao técnico, e a partir de então poderão escolher uma graduação, chegando mais preparados ao mercado de trabalho. É um dia importante para ser lembrado também entre os alunos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.