Entrevista: Breno Lander

"Treinar o que eles treinam e imitá-los é emocionante"

 O estudante Breno Lander, idealizador da Academia de Sabre de Luz do Maranhão fala um pouco sobre o universo geek

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Academia de Sabres de Luz do Maranhão é primeira no segmento no Maranhão
Academia de Sabres de Luz do Maranhão é primeira no segmento no Maranhão (breno lander)

SÃO LUÍS- O universo geek é bastante diversificado e envolve artes variadas e, algumas vezes, uma mistura de artes marciais com esporte. É o caso das academias de sabres de luz, que também encontra adeptos na capital, a exemplo da Academia de Sabres de Luz do Maranhão, cujos integrantes também participarão do Festival On Pix, neste sábado, das 9h às 22h, no Centro de Convenções de São Luís. Nesta entrevista, o estudante Breno Lander, idealizador e criador do grupo, explica um pouco sobre essa experiência.

Quantos integrantes têm o grupo?

O grupo tem cerca de 29 membros, ainda é pequeno mas tá crescendo bastante.

Onde se reúnem? Qual o objetivo?

Nós geralmente nos reunimos para treinar em lugares ao ar livre, mas nosso local preferido é o Parque do Bom Menino. O objetivo principal do grupo é a diversão e o amor pela saga Star Wars, é isso que nos faz treinar para fazer o mais parecido possível com a obra, é algo feito de fã pra fã.

Você classifica como uma luta ou um esporte?

A nossa atividade pode ser considerada tanto um esporte quanto uma arte marcial, em nossos treinos muita defesa pessoal é praticada, e realizamos torneios em eventos.

O que a experiência traz para vocês?

A experiência pra gente é gratificante, conhecer mais pessoas que compartilham essa paixão, treinar com elas, suar a camisa e se divertir é muito bom.

Quantos anos têm o grupo?

O grupo ainda é novo, tem cerca de um ano e meio.

Quais são os estilos de luta?

Os estilos de luta que usamos vem diretamente da saga Star Wars, como o Soreso e Vaapad e muitos outros que são inspirados na esgrima ocidental e outras artes marciais.

Vocês dão aulas?

Nossas aulas são dadas nos nossos treinos que são completamente gratuitos, damos aulas também em eventos.

Existem outros grupos do gênero em São Luís? Sabe informar quantos, mais ou menos?

A Academia de Sabres de Luz do Maranhão é o único grupo de treino e combate com sabres de luz do Maranhão, para criá-lo fizemos uma busca pesquisando se já havia algo do tipo, pois queríamos muito que fosse possível, e já que não havia, nós criamos. Existem outras Academias em outros estados como a Blades Saber Club em São Paulo e muitas outras pelo Brasil e mundo a fora.

O que mais podemos falar sobre essa arte?

Bem, essa é a arte dos Cavaleiros Jedi e dos temidos Sith, o sabre de luz em si é um ícone da cultura geek assim como toda a saga Star Wars representa uma grande massa nessa cultura, pra nós, treinar o que eles treinam e tentar pelo menos imitar já é emocionante, tentando trazer um pouco da ficção pra a realidade, onde muitas vezes absorvemos uma mensagem de superação e confiança em si mesmo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.