União

Taiwan registra primeiros casamentos gays da Ásia

País legalizou a união entre pessoas do mesmo sexo recentemente. Espera-se que ao menos 300 casais gays se apresentem a repartições públicas para se casarem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Shane Lin, à esquerda, e Marc Yuan, se beijam do lado de fora do Escritório de Registro das Famílias no distrito de Shinyi, em Taipei
Shane Lin, à esquerda, e Marc Yuan, se beijam do lado de fora do Escritório de Registro das Famílias no distrito de Shinyi, em Taipei (Reuters)

TAIWAN - As repartições públicas de Taiwan receberam na sexta-feira,24, os primeiros casais interessados em registrar sua união depois que o país passou a aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, um fato sem precedentes na Ásia.

Shane Lin e Marc Yuan, dois jovens que se conheceram no colégio, foram os primeiros a chegar a uma repartição pública na capital, Taipé, onde se beijaram e posaram para fotos com familiares e amigos antes de firmar a certidão de casamento.

Logo em seguida, chegaram a autora teatral LiYing Chien e sua companheira, uma desenhista conhecida como Cynical Chick, que assinaram o certidão de casamento.

Fato inédito

O Parlamento de Taiwan legalizou o casamento gay, um fato sem precedentes na Ásia, dois anos depois de uma decisão histórica da mais alta corte da ilha.

Em maio de 2017, o Tribunal Constitucional da ilha julgou inconstitucional o fato de privar pessoas do mesmo sexo do direito de se casarem.

A corte deu ao governo até 24 de maio de 2019 para mudar a lei, advertindo que, se não fizesse nada, o casamento gay se tornaria legal.

A lei coloca Taiwan na vanguarda do crescente movimento pelos direitos dos homossexuais na Ásia, e foi uma vitória importante para a comunidade LGBT em Taiwan, que luta há anos para obter direitos iguais aos dos casais heterossexuais.

Espera-se que ao menos 300 casais gays se apresentem a repartições públicas para registrar sua união, sendo 150 na cidade de Taipé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.