Ranna Luiza Serra Pinheiro, nutricionista, atleta de crossfit e LPO

Saúde, força e personalidade

Ela é a primeira mulher no Maranhão a levantar 100 kg em um campeonato de Levantamento de Peso Olímpico e está conseguindo superar limites e preconceitos

Evandro Júnior, de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Ranna Luiza Serra Pinheiro durante treino em São Luís
Ranna Luiza Serra Pinheiro durante treino em São Luís

SÃO LUÍS - Quebrar barreiras e vencer preconceitos são desafios constantes na vida da nutricionista e acadêmica de Educação Física Ranna Luiza Serra Pinheiro. A maranhense de 25 anos é a primeira mulher no estado a levantar 100 kg (no arremesso). O feito aconteceu durante a Copa Professor Dimas de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), realizada em março deste ano, na Academia Viva Água, pela Federação de Levantamento de Peso do Maranhão.

Atleta de crossfit e estagiária no Box de Crossfit La Touche, localizado na Avenida dos Holandeses, Ranna Serra surpreendeu a família e muita gente com sua força e garra. O apoio vem da mãe, que carimba todas as investidas da atleta.

“A minha mãe, Rosana Maria Serra, tem me dado ainda mais força para agarrar as oportunidades e me superar nesse esporte. Tenho me esforçado e treinado bastante para ver até onde consigo chegar. É muito gratificante você se encontrar em uma determinada atividade como eu me encontrei nessa”, diz ela, que treina há dois anos e meio.

Ranna Serra tem contribuído para diminuir o preconceito em torno da modalidade no Maranhão, geralmente praticada por homens. “É um orgulho para mim ser mulher e me destacar no Levantamento de Peso Olímpico, esporte que muita gente nem mesmo conhecia aqui no Maranhão, pois foi trazido para São luís pelo professor carioca Eduardo Roberto, o Dudu, que tem batalhado para difundir essa atividade e mostrar os seus pontos positivos”, conta.

Focada na prática do esporte, Ranna recebe treinamentos do coach Marcelo Serra, que é nível 4 em LPO pela escola de Fernando Reis. Desde então, ela vem se esforçando para crescer na modalidade e passou a ser mais conhecida pelo público amante do crossfit e do LPO em São Luís.

Tenho me esforçado e treinado bastante para ver até onde consigo chegar. É muito gratificante você se encontrar em uma determinada atividade como eu me encontrei nessa”

“Inclusive, mais mulheres estão se interessando por esse esporte. Poder estimulá-las é fundamental e disso me orgulho bastante. A mulher pode fazer o que ela quiser e praticar os mais diversos esportes. Basta se envolver, ter disciplina e treinar bastante. Todas nós, mulheres, temos uma força interior que, muitas vezes, nem nos damos conta”, afirma.

Ranna Serra não quer mais parar. Pretende se aprimorar no esporte e partir para mais competições. Para tal, treina duas vezes por dia, ao meio-dia e à noite. Segundo ela, os benefícios são inúmeros, com implicações para a saúde do coração e no combate a doenças.
“Entre outras coisas, é uma forma de combater o sedentarismo. E não se resume à atividade física, mas uma combinação de fatores, com acompanhamento de nutricionista e nutrólogo”, detalha.

A mulher pode fazer o que ela quiser e praticar os mais diversos esportes. Basta se envolver, ter disciplina e treinar bastante. Todas nós, mulheres, temos uma força interior que, muitas vezes, nem nos damos conta”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.