Artigo

Necessidade de reforma política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

No Brasil, hoje, está à vista de todas as pessoas a necessidade de profunda reforma na política brasileira e urgente a fim de que o povo possa acreditar no seu presente e no seu futuro.

A legitimidade e a legalidade não merecem sequer sofrer ameaças, pois sem ambas funcionando permanentemente nunca será possível a prática democrática, que tem, sem dúvida, benefícios constantes ao povo.

O povo brasileiro não merece viver diante de excessos de políticos sem qualidades adequadas para o cumprimento de forma inteligente e honesta de seus mandatos.

Há no Brasil, hoje, um excesso de partidos políticos. Essa realidade é lamentável e desnecessária ao povo, que merece, no mínimo, de dois partidos políticos, um no governo e outro na oposição. Essas quantidades desnecessárias de partidos políticos e de políticos oneram, em muito, o povo brasileiro.

Os municípios, os Estados-Membros, o Distrito Federal e a União Federal têm, hoje, mensalmente despesas excessivas para a manutenção das quantidade excessivas de políticos.

O povo brasileiro precisa e merece, sim, de uma estrutura perfeita na sua política, a fim de que obtenha resultados benéficos na sua economia.

As quantidades excessivas de políticos e de partidos políticos produzem apenas despesas altíssimas, mensalmente, ao povo brasileiro.

Ser político, verdadeiramente, não é fácil e por isso cada um deve ser inteligente, culto, competente, honesto e compromissado realmente com o povo.

Todos os brasileiros e todas as brasileiras devem unir-se, democraticamente, legalmente, em ações e omissões permanentes em benefício da legitimidade e da prática da legalidade na política brasileira.

O povo é realmente muito importante na prática do regime político e este nunca merece ser dirigido por incompetentes e desonestos.

Qualquer ação ou omissão do político merece ser analisada corretamente pelo povo a fim de constatar a sua importância ou não.

No voto está o meio adequado e legal para que os eleitores exerçam a legitimidade e a legalidade nessa prática tão importante no modelo jurídico democrático.

Todos os brasileiros e todas as brasileiras merecem e precisam viver diante da certeza de que estão sob o comando de políticos importantes.

Todas as pessoas devem realmente saber votar e assim escolherem os melhores candidatos avaliados de conformidade com a sua grandeza moral e intelectual a fim de que desse modo possam bem representar o povo.

O regime democrático é muito significativo na convivência política e aí está o melhor para o povo.

O Brasil é, sem dúvida, um país muito importante e não merece, em hipótese alguma, ser mal dirigido.

A democracia tem a sua própria força na condução e na administração de qualquer país no mundo.

As novas gerações brasileiras devem ser bem orientadas no sentindo de que percebam que no exercício do poder político somente devem estar os que realmente saibam bem representar o povo.

Desse modo, será possível que a prática democrática alcance bons resultados.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.