Fenômeno

On Pix: Música com influência coreana é atração em festival

Grupo de k-pop RGD será um dos que participará do Festival On Pix, neste sábado, das 9h às 22h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O grupo RGD participará do evento
O grupo RGD participará do evento (Grupo RGD)

SÃO LUÍS - Uma aposta de mais de 20 anos do governo da Coreia do Sul em cultura, a mania do k-pop rende mais de 4,7 bilhões de dólares por ano e esse fenômeno tem ecos no Brasil, inclusive no Maranhão, onde existem mais de 15 grupos do gênero. Neste sábado, a programação do Festival On Pix, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), das 9h às 22h, também destacará o gênero musical originário daquele país.

A estudante Vivian de Oliveira da Paz, que em São Luís integra o grupo de k-pop RGD, explica que o termo caracteriza-se por uma grande variedade de elementos audiovisuais e, embora designe todos os gêneros de música popular dentro da Coreia do Sul, é usado mais frequentemente em um sentido mais restrito. “O k-pop é uma forma moderna de música pop sul-coreana, que abrange diversos estilos e gêneros incorporados, entre eles, pop, rock, jazz, hip-hop, R&B, reggae, folk e country, por exemplo”.

Os dez integrantes do grupo RGD são apenas um exemplo da influência desse estilo de música sul-coreana no Maranhão. Eles ensaiam semanalmente para interpretar diversas bandas, usando figurino e dublando as canções, geralmente em coreano ou misturando com inglês. No Festival On Pix, o RGD interpretará a música “Time for the moon night”, do grupo Gfriends. “O nosso grupo tem cinco anos de existência e estamos felizes pela participação no On Pix, que está dando a oportunidade para aqueles que aguardavam um evento desse porte. Com certeza, será muito bom. O k-pop para nós representa liberdade, principalmente”, disse Vivian Paz.

O K-pop deu as caras logo no início dos anos 1990, quando o trio Seo Taiji and Boys performou a faixa “I Know” durante um show de talentos da TV coreana. A canção, que levou a menor pontuação pelo júri no final daquele programa, viu sua performance cheia de influências do hip-hop e do pop americano vibrar entre os jovens, garantindo aos três integrantes um papel importante dentro do gênero antes mesmo do termo se consolidar.

A partir daí, novos grupos começaram a seguir o formato boyband inaugurado por Seo Taiji and Boys. Em 1996, H.O.T. foi um dos nomes mais populares e amados do público, marcado por ser o primeiro grupo pop a se apresentar no Estádio Olímpico de Seul e também o primeiro a vender 1 milhão de álbuns - número importante dada a situação de fim de crise econômica que o país vivia. A popularidade do K-pop não demorou para contaminar o resto do continente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.