Tiroteio

Em confronto com a PM, 5 bandidos morreram este mês na Grande Ilha

Número de bandidos mortos ao trocar tiros com policiais militares nos 24 dias de maio supera o mês anterior, que registrou apenas um caso na capital; o último caso ocorreu nesta sexta-feira

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Josué Saulo Santiago, o último bandido morto em confronto com a polícia este mês
Josué Saulo Santiago, o último bandido morto em confronto com a polícia este mês (Josué)

SÃO LUÍS - O número de mortes em confronto com a polícia este mês na Ilha já superou os registrados no mês anterior. Até esta sexta-feira, 24, cinco criminosos foram mortos por policiais. Em abril foi registrado apenas um caso, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O último caso teve como vítima Josué Saulo Santiago, baleado durante um cerco policial, no bairro Alonso Costa, na manhã desta sexta-feira, e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi. A companheira dele, Sandra Sousa, foi presa por tráfico de droga e apresentada no 21º Distrito Policial.

O delegado Walter Wanderley, titular do 21º DP, explicou que os militares receberam uma denúncia anônima que o casal estava vendendo droga, tendo como ponto base uma residência, no Alonso Costa. Os policiais fizeram uma campana no local e conseguiram prender Sandra Sousa e apreender meia barra de maconha. Saulo Santiago conseguiu fugir do cerco.

O delegado disse ainda que as diligências continuaram na localidade e os militares encontraram o criminoso escondido em outra casa. Houve troca de tiros e uma das balas atingiu o bandido. Ele foi levado para o hospital, onde chegou sem vida.

Com o criminoso, a polícia encontrou um revólver calibre 32 e cinco munições, duas delas deflagradas. O corpo dele foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga. “Saulo tinha várias passagens pela polícia, inclusive, quando era menor de idade”, disse Walter Wanderley.

Outras ocorrências

Este mês, um dos primeiros a morrer ao trocar tiros com a polícia foi Valdenilson Ferreira dos Santos, o Olho de Gato, de 25 anos. O caso ocorreu na noite do dia 8, no Parque Araçagi, em São José de Ribamar. A polícia informou que o criminoso estava comercializando droga e ameaçando moradores da área de morte. Ele agia em companhia de dois adolescentes, ambos de 17 anos.

O major Clodoaldo explicou que foi montado um cerco policial na localidade e os militares, ao chegarem, foram recebidos à bala. Na troca de tiros, Valdenilson dos Santos foi atingindo e morreu antes de ser atendido pela equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi. Com ele, os policiais encontraram uma arma de fogo e munições.

Os adolescentes que acompanhavam Olho de Gato, foram apreendidos. Eles estavam com maconha, balança de precisão e uma quantia em dinheiro. Valdenilson dos Santos tinha várias passagens pela Justiça por roubo qualificado com emprego de arma de fogo. Ele havia sido preso no mês passado, suspeito de assalto na região do Araçagi.

Também nesse dia foi morto João Victor Martins Santos, de 22 anos, na Chácara Brasil, área do Turu. A polícia informou que esse criminoso e outro bandido eram procurados por assalto a um estabelecimento comercial na localidade.

Os outros mortos em confronto com militares foram um adolescente, de 15 anos, no Coroadinho, no dia 12, e Wanderson Silva Dias, de 19 anos, no Sol Mar, no último dia 17. A vítima do mês de abril foi identificada como Patrick André Costa, de 25 anos. O caso ocorreu no dia 22, na Reserva do Batatã.

Número

5

é o número de criminosos que já foram mortos em confronto com policiais militares este mês na Região Metropolitana de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.