COLUNA

Em busca da meta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) ampliou durante a semana os esforços para atingir a meta de recadastrar biometricamente 100% do eleitorado do estado. Atualmente, a atividade está presente em 12 cidades ao mesmo tempo. O objetivo é concluir a identificação com impressão digital da totalidade dos eleitores até o fim do ano. Segundo o TRE-MA, falta recadastrar 1 milhão (24%) dos mais de 4 milhões e 500 mil aptos a votar no estado.
Ao longo da última semana, como parte de ações estratégicas de engajamento dos envolvidos no processo por meio da difusão de informações sobre o assunto, o presidente do TRE-MA, desembargador Cleones Cunha, esteve nas cidades de Barão de Grajaú e Aldeias Altas para presidir, com os juízes David Mourão (21ª zona) e Manoel Velozo (5ª zona), audiências públicas que trataram a biometria e a segurança do processo eleitoral.
Ele destacou que a biometrização do eleitor, além de contribuir para o cadastro do governo federal no Documento Nacional de Identificação - que dispensa a apresentação de outros documentos por estar conectado ao CPF e ao Título de Eleitor nesta primeira etapa do projeto -, confere maior segurança ao processo eleitoral, visto que nenhum eleitor pode votar no lugar de outro, já que as digitais são únicas.
- A Justiça Eleitoral tem casos documentados de pessoas que tentaram fraudar o sistema ao dirigir-se a cartórios com a mesma roupa e documentos falsos para tirar o título biométrico, mas não conseguiram, porque as respectivas digitais já constavam no sistema - explicou.

Otimista
Grande aliado de Jair Bolsonaro (PSL) no Maranhão, Coronel Monteiro tem metas otimistas para o grupo do presidente no estado em 2020.
De acordo com o líder de direita, o objetivo dos aliados de Bolsonaro é ter candidatos a prefeito nos 217 municípios maranhenses, para uma meta de eleição de “pelo menos 50”.
- Estou trabalhando intensamente para que nós tenhamos candidatos a prefeito nos 217 municípios do Maranhão e queremos ter êxito em pelo menos 50. Não é nenhuma pretensão absurda, é factível - disse.

Guerra surda
Uma guerra surda iniciou-se nas hostes comunistas do Maranhão ao longo da última semana, tendo como pano de fundo as eleições de 2020 em São Luís.
De repente, o pré-candidato preferido do governador Flávio Dino (PCdoB), Rubens Júnior (PCdoB), virou alvo de setores do próprio comunismo na capital.
Aliados (ou nem tanto) anunciam nos bastidores uma devassa na Secid, órgão atualmente comandado pelo deputado federal.

Guerra declarada
De outro lado, parece mesmo declarada a guerra entre o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) e a ala governista ligada ao senador Weverton Rocha (PDT).
Depois de atacar jornalistas da Rádio Difusora - atualmente comandada pelo pedetista -, assessores do parlamentar utilizaram uma arte fraudada do MBL Maranhão para atingir os comunicadores.
Entre os pedetistas, o sentimento é de que precisa-se de uma reação urgente.

Consórcio?
A série de crises envolvendo pré-candidatos a prefeito de São Luís na base do governador Flávio Dino (PCdoB) pode ser um sinal de que naufraga a tese de montagem de um novo “consórcio” de candidatos.
A estratégia inicial seria estimular várias candidaturas alinhadas ao Palácio dos Leões, com pacto de não agressão, e garantir um segundo turno no pleito.
Mas com as tensões cada vez mais exacerbadas à sombra do Palácio dos Leões, há quem já não acredite mais em união até outubro do ano que vem.

Espionagem
Ao pedir auditoria no sistema “Guardião”, utilizado pela SSP em interceptações telefônicas - após denúncias de grampos ilegais contra desembargadores e políticos do Maranhão -, o deputado Edilázio Júnior (PSD) chamou atenção para outro fato.
O parlamentar lembrou que, em 2018, às vésperas da eleição, descobriu-se uma ordem de espionagem contra opositores do governo e até autoridades com envolvimento no processo eleitoral.
Naquela ocasião, uma sindicância não levou a nada. E o autor da ordem de espionagem acabou promovido na PMMA.

Prisão
O juiz João Vinícius Aguiar dos Santos, da Comarca de Arame, condenou o ex-prefeito do Município, João Menezes de Souza, à pena de cinco anos e 10 dez meses de detenção e ao pagamento de multa correspondente a 360 salários mínimos.
Ele foi acusado de ter dispensado processo licitatório e fracionado despesas na aquisição de bens e serviços durante sua gestão, em 2009, segundo denúncia do Ministério Público estadual em Ação Penal.
A pena poderá ser cumprida em regime semiaberto, conforme o Código Penal Brasileiro. O ex-prefeito pode recorrer da sentença em liberdade.

DE OLHO

R$ 6,24 bilhões é quanto o Maranhão pode economizar, nos próximos 10 anos, após a aprovação da Nova Previdência, segundo projeção da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

E MAIS

• Cortejado pelo PSL e pelo Novo, o juiz federal Roberto Veloso também está na mira da UDN, que ainda não foi refundada, mas cujos dirigentes no Maranhão dizem nutrir admiração pelo magistrado.

• Cinco cidades maranhenses devem participar das manifestações pró-governo federal marcadas para este domingo, 26.

• Em São Luís, o movimento vai se concentrar na Praça do Pescador (Av. Litorânea), a partir das 9h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.