COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
A médica dermatologista Fernanda Melo está nos Estados Unidos, participando de um encontro de experts, em Nova York. Em pauta, novidades em produtos e tratamentos para rejuvenescimento facial
A médica dermatologista Fernanda Melo está nos Estados Unidos, participando de um encontro de experts, em Nova York. Em pauta, novidades em produtos e tratamentos para rejuvenescimento facial

Empresa inovadora
Recentemente, algumas das principais publicações de negócios e varejo do Brasil apontaram a startup maranhense Niduu como uma das mais inovadoras do país.
A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios colocou a Niduu entre as 100 melhores do território nacional, destacando a fórmula encontrada pela empresa para treinar colaboradores: combinação de conceitos de microaprendizagem, gamificação com tecnologias de machine learning e redes neurais.

Empresa inovadora 2
Já a S/A Varejo enfatizou o desenvolvimento da empresa, comandada e idealizada pelos sócios Júnior Mateus e Rômulo Martins.
O COO da Niduu, Rômulo Martins, esteve este mês em Washington D.C (Estados Unidos), onde participou do maior congresso do mundo sobre desenvolvimento de talentos: a ATD National.
A ideia é trazer ainda mais conhecimento à equipe da Niduu, que comemora as conquistas com menos de dois anos de fundação.

Visita em Bacabal
Quarenta estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão visitaram escolas da rede municipal de ensino do município de Vargem Grande. Acompanhados de professoras, a comitiva foi recepcionada por uma equipe técnica.
A programação contou com a visita em seis escolas voltadas para a educação infantil e fundamental, além de projetos pioneiros executados na cidade, como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Politécnica.
A Escola é fundamentada na filosofia de referência moral e cívica, e a cozinha industrial, responsável pela preparação e distribuição de toda a merenda escolar para as escolas da sede municipal, além do envio de suprimentos para as dos povoados.

Áurea na acAsa
Hoje, na acAsa, na Avenida Beira Bar, a atriz Áurea Maranhão (está na novela “A Dona do Pedaço”), reunirá amigos e imprensa para acompanhar sua última participação na novela da Rede Globo. Sua personagem, Ticiana Matheus, já está na boca do povo, por causa
de toda a sua marra.
Com 15 anos de carreira e uma trajetória premiada no teatro e no cinema, Áurea tem vivido dias frenéticos e emocionantes
com o novo trabalho. No comando musical, estarão os DJs Alex Palhano, Matheus Galizza e Vanessa Serra.

Pais conscientes
Uma boa relação entre pais e escola favorece muito o aprendizado. Com o objetivo de fortalecer ainda mais esse vínculo, o Serviço Social da Indústria do Maranhão reuniu os pais dos alunos da Escola Sesi Anna Adelaide Bello.
O evento aconteceu no último dia 22, para a palestra “Pais Conscientes, Filhos Emocionalmente Saudáveis”, realizada no auditório da Fiema, com a psicóloga e tecnóloga Ruth Júlia. Dezenas de pais, mães e alunos participaram do encontro.

Livro de Lourival Serejo
“Mistérios de uma cidade invisível” é o título da crônica que dá nome ao livro do escritor, poeta e jurista, membro da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo, lançado ontem à noite, na Academia Maranhense de Letras, e que remete aos 400 anos de histórias, lendas e mistérios de São Luís, fundada em 8 de setembro de 2012.
O livro reúne noventa crônicas publicadas nos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial e no Jornal do Maranhão.

Livro de Lourival 2
Com a premissa de que “ver o invisível é privilégio de poetas”, o escritor mostra nuances de uma cidade onde pairam trajetórias de pessoas ilustres, enigmas e histórias secretas, construídas e vivenciadas durante séculos e gerações.
A crônica faz alusão a grandes poetas maranhenses, como Ferreira Gullar, José Chagas, Nauro Machado, Bandeira Tribuzzi e Luiz Augusto Cassas e seus olhares perante a cidade.

Sexto livro de Tereza Braúna
A psicanalista e escritora Tereza Braúna Moreira Lima lança, dia 8 de junho, seu sexto livro, intitulado “Psicanálise e Artifício Poético”, uma coletânea de poesias. O coquetel de lançamento acontecerá na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, e contará com a presença da psicanalista e membro da Escola Brasileira de Psicanálise/RJ, Heloisa Caldas, que participará do bate-papo “Psicanálise e Literatura: o fazer do poeta”.

TRIVIAL VARIADO
Pelo visto, a direita está dividida pela primeira vez este ano: há os que querem ir às ruas para apoiar o presidente Bolsonaro e protestar contra o Congresso e o Supremo Tribunal, e os que acham que isto será perda de tempo.

A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa promoveu um debate sobre a produção de gás natural no Complexo Parnaíba e a distribuição do produto como opção de combustível veicular no estado.

O STJ decidiu que condomínios não podem proibir moradores de manter animais de estimação em seus apartamentos. Em São Luís, a implantação da loja da Terra Zoo no Shopping Rio Anil, abriu precedente para que os demais passassem a se tornar “pet friendly”.

No Senado, foi aprovado projeto que cria, mais uma vez, a Frente Parlamentar dos Senadores dos Estados do Norte e do Nordeste. Um modo de ressuscitar o choro.

DE RELANCE

Palestra de Adriano
O deputado estadual Adriano Sarney promoveu uma interessante palestra sobre educação financeira e previdenciária no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia. A palestra foi direcionada a servidores e integrou as atividades da VI Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece até este domingo.

Sábado com On Pix
Contagem regressiva para o novo festival de cultura pop On Pix, que será realizado neste sábado, Dia do Orgulho Nerd, no Centro de Convenções de São Luís. O evento espera reunir milhares de geeks maranhenses para celebrar o melhor da cultura pop. O nome do evento faz referência à energia que conecta os geeks aos pixels de jogos, séries, filmes e demais produtos da cultura pop, atingindo o auge quando estão ligados. O conceito é juntar, em um só lugar, pessoas de todas as idades, de diferentes tribos, em que cosplayers possam expressar seu hobby e ilustradores a sua arte.

Deu Palmeiras
Foi um jogo histórico o ocorrido na noite da última quarta-feira, entre Sampaio e Palmeiras, no Estádio Castelão, pela Copa do Brasil 2019. A partida foi válida pelo jogo de ida da competição. Mas, para a tristeza dos maranhenses, o Verdão levou a melhor, vencendo a Bolívia Querida pelo placar mínimo de 1 a 0. Mas valeu pela euforia e satisfação de quem pôde assistir, ao vivo e em cores, à partida do time com destaque nacional contra o grupo da casa.

Branding Day
É grande a expectativa em torno do Branding Day, projeto idealizado por Bruna Fioreti e Nilma Quariguasi, que acontece no Blue Tree São Luís, dia 8 de junho. Serão oito horas intensas de conteúdo e dicas práticas para quem quer criar uma marca pessoal e alavancar a carreira. O treinamento faz uso de ferramentas de psicologia positiva aplicadas a branding pessoal, sob o comando das duas profissionais que têm se destacado nessa área em nível nacional.

Indústria do Conhecimento
O superintendente interino do Sesi, Marco Moura, esteve na Câmara Municipal de Morros, onde confirmou a instalação de uma biblioteca Indústria do Conhecimento na cidade. A biblioteca será equipada com livros, CDs, DVDs, gibis, jornais e revistas, além de computadores conectados à internet, para uso gratuito da população. O superintendente aproveitou para apresentar aos presentes todos os serviços oferecidos pelo Sistema Fiema e Federação, em áreas como educação profissional, tecnologia, inovação, estágio, entre outras.

Feira de Ciências
O escritor Bruno Tomé, membro da Academia Ludovicense de Letras, e o ex-lutador Zulu, por ele homenageado no livro “Rei Zulu: A Majestade Bárbara”, participaram da II Feira de Ciências do Iema, atendendo a um convite do reitor Jhonatan Almada, ocasião em que Bruno falou sobre a biografia e suas experiências como escritor e Zulu, por sua vez, sobre sua história na luta e a satisfação em ter sido biografado.

Feira das Profissões
Depois do sucesso da I Feira das Profissões, realizada no último sábado, o Instituto Florence de Ensino Superior promoverá, hoje, em parceria com o Tropical Shopping, a segunda edição, voltada para os alunos do ensino médio. O objetivo é auxiliá-los na escolha da carreira profissional. A ação acontecerá das 9h às 16h, na Praça do Sol.

De Mário Quintana:
“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.