COLUNA

Pela bênção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

O governador Flávio Dino (PCdoB) embarcará para Curitiba no dia 6 de junho para uma visita ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na ocasião, Dino vai tentar convencer o petista de que reúne as condições necessárias para representar a esquerda do país na eleição de 2022.
O objetivo do comunista, portanto, é obter a bênção de Lula para mergulhar de forma decisiva na articulação política nacional para o pleito.
Desde a prisão de Lula, Dino já o visitou na prisão três vezes. Em todas as ocasiões, o ex-juiz criticou o Poder Judiciário pela condenação do petista.
Em maio do ano passado, antes do período eleitoral, portanto, Dino provocou polêmica entre os partidos aliados de Lula, ao sugerir que PT, PCdoB e PSOL abrissem mão de suas pré-candidaturas em favor de Ciro Gomes (PDT).
Na ocasião, ele falou na necessidade de se “admitir uma nova agenda”, em decorrência da inviabilidade política de Lula, que já estava preso na sede da Polícia Federal.
Depois do pleito, logo após Jair Bolsonaro (PSL) ter sido eleito presidente, Flávio Dino começou a se colocar como pré-candidato para 2022.
O posicionamento do governador voltou a incomodar aliados de Lula em Brasília. Dino então recuou e disse que “estava brincando” ao assegurar pré-candidatura presidencial.
Mesmo assim, ele continua tentando se inserir diariamente nos debates em nível nacional e na discussão de temas que estão em tramitação no Congresso Nacional.
E para não passar a ideia de que se movimenta sem o consentimento de Lula, ele agora tenta a bênção petista.
É a chance de que precisa para se consolidar no cenário.

Pressão
O superintendente de Patrimônio da União no Maranhão, Coronel Monteiro, acredita que os atos programados para domingo em todo o país vão servir como uma forma de pressão sobre o Congresso Nacional.
Para ele, trata-se de um recado claro e direto da população pela aprovação das medidas e reformas propostas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Em São Luís, o ato de apoio ao presidente ocorrerá na Avenida Litorânea.

Patrimônio
Os deputados federais Eduardo Braide (PMN) e Hildo Rocha defenderam ontem, na sede da Unesco em Brasília, a candidatura do bumba meu boi ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.
A defesa ocorreu durante encontro com a diretora da Unesco, Marlova Jovchelovitch; com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa e com membros da diretoria do Departamento Cultural do Itamaraty.
As candidaturas para o título serão julgadas em dezembro na cidade de Bogotá, na Colômbia. A expectativa é de que o bumba meu boi leve o título.

Honraria
No Senado, tramita projeto de lei de autoria do deputado Hildo Rocha que reconhece São Luís como a capital nacional do bumba meu boi.
O texto já foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura e agora vai ao Plenário, com pedido de urgência.
Se aprovado, o projeto engradece ainda mais a capital maranhense e a cultura local.

Privatização
Depois de provocados por O Estado, deputados estaduais das comissões de Assuntos Municipais e de Meio Ambiente começaram a discutir a privatização do Parque Nacional dos Lençóis.
Além dos deputados, participaram do encontro uma professora universitária, advogada especialista em Direito Ambiental e um advogado especialista em Direito Constitucional e representante do ICMBio.
Arnaldo Melo (MDB) foi quem articulou a instalação do fórum e o início de discussões sobre o tema.

Crítica
Uma comissão de vereadores visitou a Unidade Escolar Básica Prof. Camélia Costa Viveiros, no bairro do Coroado.
O colegiado, composto pelos vereadores Honorato Fernandes, Estevão Aragão, Marcial Lima e César Bombeiro, atendeu a um pedido da comunidade, que denunciou condições precárias na unidade.
O teto da escola está danificado, os banheiros estão sem porta, há mofo nas paredes e vasos sanitários estão inutilizados. A situação constatada é crítica.

Recuperação
O Exército Brasileiro deve atuar na recuperação do trecho da obra de duplicação da BR-135, que vai da Estiva até o município de Bacabeira.
A informação foi revelada pelo deputado federal Pedro Lucas, que assegurou ter confirmado junto à Superintendência do Dnit.
A obra de duplicação do trecho Miranda do Norte – Caxuxa será iniciada na primeira semana de junho.

DE OLHO

R$ 254.737,00 foi o valor aplicado de forma indevida e que resultou em ação civil pública do MPF contra o ex-prefeito de Miranda do Norte, Júnior Lourenço.

E MAIS

• O presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho, afirmou que não existe Plano Diretor específico em São Luís.

• Uma comitiva de deputados estaduais acompanhou a partida válida pela Copa do Brasil entre Sampaio Corrêa e Palmeiras, no Estádio Castelão.

• O desembargador Tyrone Silva, corregedor eleitoral do TRE-MA, reuniu diretores de escolas públicas e privadas de São Luís para tratar da implantação do projeto "Voto Jovem na Escola 2019".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.