Adesão

EUA apoiam oficialmente entrada do Brasil na OCDE

O encontro anual da organização, com sede na capital francesa, foi marcado pela manifestação oficial do apoio americano à candidatura;apoio foi acertado na visita do presidente Bolsonaro aos Estados Unidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Araújo com Bolsonaro: chanceler está em Paris para fazer campanha por pleito brasileiro
Araújo com Bolsonaro: chanceler está em Paris para fazer campanha por pleito brasileiro (O Globo)

Legenda/Reuters

Araújo com Bolsonaro: chanceler está em Paris para fazer campanha por pleito brasileiro

PARIS - A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) retomou as negociações entre Estados Unidos e europeus para a adesão de novos países-membros à entidade, entre os quais o Brasil . O encontro anual da organização, com sede na capital francesa, foi marcado pela manifestação oficial do apoio americano à candidatura brasileira, que já havia sido prometido por Donald Trump a Jair Bolsonaro, em março. O cronograma e o formato das adesões, no entanto, permanece em aberto, dependendo do sucesso de um consenso em futuras discussões.

A secretária-adjunta de Estado dos EUA para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Kimberly Breier, confirmou, via Twitter, a posição americana: "Os EUA apoiam o início do processo de adesão do Brasil para se tornar membro pleno da OCDE".

Para o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, presente no encontro de Paris, a confirmação do apoio americano foi, "em termos práticos", o principal avanço no fórum anual da OCDE.

"Isso foi extremamente relevante e talvez era a principal peça que faltava para que possamos no mais breve prazo começar o processo de adesão. E junto com isso houve o sentimento que recolhemos aqui nestes dois dias de reunião de que é uma coisa natural. Já começa a contar como o início do processo de adesão do Brasil".

Na Casa Branca

No encontro com Bolsonaro, na Casa Branca, Trump havia prometido o apoio em troca da renúncia brasileira ao status de nação em desenvolvimento na Organização Mundial do Comércio (OMC), o que garantia ao país um tratamento diferenciado em acordos no âmbito do organismo multilateral.

Na reunião de duas horas realizada nesta quinta-feira pela manhã entres os membros efetivos da OCDE , houve concordância na adesão de três dos seis países candidatos: Argentina, Romênia e Brasil. Os outros três são Bulgária, Peru e Croácia. Os europeus exigem a entrada de um país do continente a cada que vez que for decidida a adesão de uma nação não europeia, o que até então vinha emperrando a deflagração dos processos. Segundo uma fonte do governo brasileiro presente em Paris, "há um espírito de flexibilidade dos dois lados, e vários países apoiaram a retomada das discussões, para que o processo vá adiante" .

A ordem não deve mudar, Argentina, Romênia e Brasil, e o que vier depois. Como o Brasil já está bem avançado, não fará muita diferença em um processo que deverá durar de dois a cinco anos.

O secretário-geral da OCDE, José Ángel Gurría, se mostrou otimista em relação às novas adesões:

"Todos os membros expressaram muito interesse no processo de adesões. Há questões de grupo e de equilíbrio. Todo mundo pensa que é bom para os novos países e também para a OCDE. Vamos continuar com as consultas. Não estava previsto que se tomasse alguma decisão sobre datas, continuamos com as consultas, e quem sabe teremos surpresas em breve. O Brasil não tem o controle do processo, mas está fazendo seu trabalho e está sendo muito esperto".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.