Fique atento!

Carvão ativado pode clarear os dentes? Especialista responde

Especialista em odontologia estética, Robson André revela que não é bem assim; carvão pode sim clarear os dentes, porém os riscos não são bem esclarecidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(dentes clareamento)

RIO DE JANEIRO - Acompanhando a demanda e o crescimento do mercado estético, novos produtos aparecem com a promessa de soluções efetivas e de baixo custo para problemas complexos, como é o caso do “Carvão Ativado” e suas propriedades clareadoras dentais. Apostando em um marketing agressivo na internet, o produto se tornou uma febre entre aqueles que desejam ter o sorriso perfeito para ficar bem nas selfies das redes sociais, mas será que realmente é eficaz?

Especialista em odontologia estética, Robson André revela que não é bem assim. "Empresas prometem o impossível enquanto vendem de forma irresponsável um produto sem nenhuma evidência científica comprovada. O carvão pode sim clarear os dentes, porém os riscos não são bem esclarecidos e não existem testes nem protocolos de tratamento na literatura específica. O que se sabe é que esse produto é altamente corrosivo, abrasivo e que seu uso prolongado provoca a perda de estrutura dentaria, sensibilidade e até, em casos extremos, a perda da vitalidade dental, além de provocar o manchamento de restaurações de resina".

O dentista esclarece que existem outras formas mais seguras de obter dentes brancos. "Atualmente, as formas seguras de realizar o clareamento dental são o clareamento dentário caseiro supervisionado, com auxílio de uma moldeira individual e um gel clareador prescrito pelo cirurgião dentista e o clareamento dentário de consultório, realizado no consultório odontológico e também supervisionado pelo cirurgião dentista. Uma terceira forma de realizar o clareamento seria a associação das duas técnicas, pretendendo então atingir o resultado de forma mais rápida".

Avanços

O café e o chocolate costumavam ser os antagonistas de qualquer um que busca ter dentes brancos. No entanto, o Robson André esclarece que com os avanços na odontologia ja é possível, durante o tratamento clareador, desfrutar de ambos sem medo. “Recentes estudos científicos comprovaram que não é necessário restrições alimentares durante o clareamento dental, portanto aquele chocolate ou cafezinho estão liberados, sem riscos para a obtenção do resultado almejado, como também já se sabe que o uso de Laser ou LED de nada auxiliam o clareamento de consultório, além de que essas fontes de luz podem aumentar a sensibilidade dolorosa do paciente durante o procedimento".

No entanto, o especialista afirma que antes de iniciar o tratamento de clareamento é importante também entender os anseios do paciente. “É dever do profissional orientar que o resultado de um bom clareamento dentário é a total remoção de pigmentos da estrutura dental para que o elemento volte à sua cor natural e que alguns resultados almejados não são possíveis somente com a técnica do clareamento, sendo necessário o uso de outras técnicas como a reabilitação protética tipo facetas e lentes de contatos dentais para atingir certas tonalidades de branco".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.