Alerta

Alimentos inflamatórios podem ser inimigos da dieta, saúde e boa forma

Especialista aponta frituras, conservantes, álcool e glúten nessa categoria, mas alerta que problema varia de acordo com cada indivíduo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Problema  de consumir alimentos com potencial inflamatório  vai além da estética
Problema de consumir alimentos com potencial inflamatório vai além da estética (alimentos não saudáveis )

RIO DE JANEIRO - Embora muitos não saibam, alguns alimentos possuem ação inflamatória e acabam causando desconfortos para quem os consome. Se após consumir algum alimento você sente estufamento, azia, gases, retenção, edema e inchaço, crises de rinite e sinusite, enxaqueca você pode estar consumindo um alimento que na verdade é um inimigo da boa forma e da sua saúde. Mas como identificá-los?
O nutricionista e educador físico Leone Gonçalves, especializado em longevidade e ortomolecular, aponta alguns dos principais alimentos que tem ação inflamatória no organismo: “Em geral, frituras, conservantes, nitratos, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em glúten, mas isso varia de cada indivíduo, metabolismo e particularidades como doença celíaca ou intolerâncias, como a lactose, por exemplo”.
O especialista acredita que certos alimentos ao serem evitados já representam redução de medidas, de inchaço e retenção de líquidos: “Por exemplo, preparar alimentos em óleos com temperaturas extremamente altas produz a acrilamida, uma neurotoxina que provoca a inflamação. Logo, reduzir ou eliminar as frituras já se traduz em menos inflamação. Diminuir o pão branco da dieta também. Mesmo que você não tenha doença celíaca, que é intolerância ao glúten, comidas com muita farinha refinada produzem sinais pró-inflamatórios como citocinas, por isso os benefícios ao diminuir o pão branco. No entanto, para identificar os alimentos que têm maior potencial inflamatório é preciso consultar um nutricionista e fazer exames específicos, para montar uma dieta que se adeque melhor às suas necessidades”.

Riscos
O Leone Gonçalves alerta, no entanto, que os riscos ao consumir muitos alimentos com potencial inflamatório vão muito além da estética: “Alimentos com potencial inflamatório alteram o microbioma e podem ativar os vírus inflamatórios na região, causando uma inflamação sistêmica. Isso aumenta o risco de doenças crônicas como hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Alzheimer e até câncer”.
Mas além de evitar alguns tipos de alimentos, o nutricionista revela que também existem alimentos com potencial anti-inflamatório. “Os alimentos anti-inflamatórios atuam no nosso organismo reduzindo a produção de elementos que estimulam a inflamação e fortalecem o sistema imunitário, aumentando assim a resistência a fatores externos invasivos. Vegetais de folha verde-escura, como brócolis, espinafres ou couves; Peixes gordos como salmão, cavala, atum, sardinha e o arenque; frutas vermelhas, como maça e tomate e o azeite são bons alimentos com potencial anti-inflamatório”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.