Economia

UFMA sedia I Encontro Maranhense de Economia

Na programação do evento constam minicursos, conferências, lançamentos de livros, mesas redondas e apresentação de trabalhos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se prepara para sediar a primeira edição do Encontro Maranhense de Economia (EME), que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, respectivamente quinta e sexta-feira, na Cidade Universitária Dom Delgado, Campus do Bacanga, em São Luís/MA.

Com o tema “Repensando as Estratégias do Desenvolvimento do Maranhão”, o Encontro vai reunir economistas, estudantes, professores, empresários, além de representantes da sociedade civil e da administração pública. A finalidade do EME é estimular o estudo sobre temas relevantes para a conjuntura social maranhense e consolidar bases para o desenvolvimento socioeconômico local. O EME busca propor alternativas estratégicas e políticas de superação das mazelas econômicas e sociais que historicamente obstruem a consolidação da cidadania maranhense.

Os eixos temáticos do EME são: “Trabalho e Renda”; “História Econômica e Economia Política”; “Política Econômica e Finanças Públicas”; “Agropecuária, Território e Desenvolvimento Rural” e “Negócios, Turismo, Inovação e Sustentabilidade”.

Na programação do evento constam minicursos, conferências, lançamentos de livros, mesas redondas e apresentação de trabalhos.

A Conferência de Abertura do EME terá como tema “A realidade e as contradições sociais no Maranhão”, a ser proferida pela Profª Dra. Maria Ozanira Silva, e a de encerramento tratará de “Repensar as Estratégias do Desenvolvimento no Maranhão” e será ministrada pelo Prof. Dr. José Lemos.

Alguns dos minicursos a serem realizados abordarão as seguintes questões: “Controle social, combate à corrupção e desenvolvimento” (Mediador: Welligton Resende - Auditor Federal da CGU); “Orçamento na administração pública (Mediador: Marcos Pereira - Auditor Federal da CGU); “Conhecer o portal eletrônico do IBGE e suas principais ferramentas digitais” (Mediador: José Reinaldo Júnior - Tecnologista de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE) e “Definição de Indicadores de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas” (Mediador: Talita Nascimento/IMESC).

“A visão empresarial para investir: como criar um ambiente ao desenvolvimento” será a palestra a ser apresentada por Fernando Duailibe, vice-presidente para assuntos de Economia e Finanças da Associação Comercial do Maranhão/ACM-MA).

Inscrições seguem abertas

Mais de 100 pessoas já confirmaram participação no Encontro, mas ainda é possível participar como ouvinte.

Interessados têm até a data de abertura do evento, 23 de maio (quinta-feira), para se inscrever. O site www.eme.ufma.br é o canal para a realização das inscrições. O valor para economistas é de R$ 50,00 e para estudantes R$ 30,00. Para mais informações, o contato pode ser feito por e-mail (deconufma@gmail.com) ou pelos telefones (98) 3272- 8228/3272- 8429.

A realização do I Encontro Maranhense de Economia é uma parceria entre o Departamento de Economia (Decon) da UFMA e o Conselho Regional de Economia da 15ª Região (Corecon/Maranhão).

SERVIÇO:

O QUÊ: I Encontro Maranhense de Economia

QUANDO: 23 e 24 de maio

ONDE: Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA)

Informações:

(98) 3272-8228/3272-8429

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.