Interlocução

Roberto Rocha comandará Grupo Parlamentar Brasil-China no Senado

Colegiado composto por 37 parlamentares tem como missão incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os legislativos dos dois países.

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(Roberto Rocha)

Instalado nesta semana pelo Senado, será comandado pelo senador maranhense Roberto Rocha (PSDB) o Grupo Parlamentar Brasil-China – colegiado composto por 37 parlamentares que tem como missão incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os legislativos dos dois países.

Na primeira reunião, o tucano maranhense, líder do PSDB na Casa, foi eleito presidente do grupo.

Ele destacou a parceria comercial e estratégica entre as nações. “Temos grande interesse em conhecer melhor os conhecimentos chineses na área de energia renovável e fortalecer o nosso comércio de produtos agrícolas e minerais”, disse.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. No ano o passado, o Brasil exportou US$ 64,2 bilhões em produtos como a soja, o petróleo e o minério de ferro. “Em boa hora estamos buscando com esse gigante asiático estreitar ainda mais os laços de confiança e de parceria estratégicas, especialmente para o Nordeste e o Maranhão”, afirmou Roberto Rocha.

Representando a embaixada da China, a conselheira para assuntos parlamentares, Qiao Yanfeg, frisou que Brasil e China possuem grande amizade. “Esse intercâmbio parlamentar é muito importante nas relações entre os dois países, especialmente, na melhoria dos negócios que fortalecem os laços entre nossos povos”, frisou.

O Grupo Parlamentar Brasil-China foi criado em 2004 e a cada legislatura precisa ser reativado. Nesta, além do senador Roberto Rocha na presidência, o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) foi eleito o vice-presidente, seguido pelo senador Eduardo Gomes (PMDB-TO) como segundo vice-presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.