Literatura

Lendas e mistérios em livro de Lourival Serejo

Desembargador Lourival Serejo lança hoje, às 18h, na Academia Maranhense de Letras, o livro "Mistérios de uma cidade invisível", que remete aos 400 anos de histórias da cidade de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O desembargador Lourival Serejo
O desembargador Lourival Serejo (Lourival Serejo)

São Luís - “Mistérios de uma cidade invisível”, título da crônica que dá nome ao livro do escritor, poeta e jurista, membro da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo, remete aos 400 anos de histórias, lendas e mistérios da cidade de São Luís, fundada em 8 de setembro de 2012. O lançamento acontece hoje, às 18h, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz).

O livro reúne 90 crônicas publicadas em O Estado, O Imparcial e Jornal do Maranhão (da Arquidiocese de São Luís), no período de outubro de 2011 a dezembro de 2017. “A escolha do título desta compilação é uma homenagem à cidade de São Luís, onde resido desde 1969”, explica o autor, natural de Viana (MA).

Com a premissa de que “ver o invisível é privilégio de poetas”, o escritor mostra nuances de uma cidade onde pairam trajetórias de pessoas ilustres, enigmas e histórias secretas, construídas e vivenciadas durante séculos e gerações. A crônica faz alusão a grandes poetas maranhenses, como Ferreira Gullar, José Chagas, Nauro Machado, Bandeira Tribuzi e Luiz Augusto Cassas e seus olhares perante a cidade.

O autor também desafia o leitor a ver o invisível dessa cidade rica em detalhes e segredos. “Se nos dispusermos a buscar para além da linha de visibilidade, veremos que outra cidade desponta, distinta desta com a qual convivemos”, incita Serejo. O autor aconselha, ainda, que “é preciso ter calma e espírito desimpedido dos tormentos diários para procurar a beleza do invisível”, elucida.

“Tanto as realidades como os mistérios de uma cidade – invisíveis ou reais – ficam ao nosso alcance quando um autor possui o dom das duas: o da poesia e o da crônica ao mesmo tempo, caso específico de Lourival Serejo”, afirma o escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, José Ewerton Neto, autor do prefácio do livro.

O desembargador Lourival Serejo ocupa a cadeira 35 na Academia Maranhense de Letras e é membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras. Ele publicou mais 22 obras, entre elas, “Rua do Porto” (1997), “O Presépio Queimado” (1998), “Contribuições ao Estudo do Direito” (1998), “Do Alto da Matriz” (2001), “O Baile de São Gonçalo” (2002), “Direito Constitucional da Família”, entre outros.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Mistérios de uma cidade invisível”, de Lourival Serejo

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz)

Preço do livro: R$ 50,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.