Com democratas

Irritado com discussão sobre impeachment, Trump abandona reunião

Líder democrata disse que ''reza pelo presidente'' após confronto na Casa Branca; Trump agradeceu à presidente da Câmara pelas orações em tom irônico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala sobre investigação de Robert Mueller no jardim da Casa Branca
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala sobre investigação de Robert Mueller no jardim da Casa Branca (Reuters)

WASHINGTON — O presidente dos EUA , Donald Trump , abandonou uma reunião com legisladores democratas ontem, 22, depois de apenas três minutos de conversas. O republicano disse que estaria pronto para trabalhar com a oposição quando as investigações sobre ele tiverem terminado. O objetivo do encontro era debater um plano bipartidário para desenvolvimento de infraestrutura, para o qual ainda falta definir um mecanismo de financiamento.

Visivelmente irritado com Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Deputados, o republicano negou a jornalistas na Casa Branca que tente encobrir informações relativas à investigação do procurador especial Robert Mueller sobre a ingerência russa no processo eleitoral de 2016.

A legisladora democrata havia dado esta declaração cerca de uma hora antes da reunião, enquanto democratas debatiam a possibilidade de um impeachment contra Trump. Segundo ela, obstrução de Justiça é crime passível de impeachment.

Trump disse ainda que estava aborrecido com a discussão sobre a possibilidade de impeachment antes do encontro desta quarta-feira, cujo tema eram investimentos de infraestrutura. Sobre a reunião, o presidente relatou:

"Entrei na sala e disse ao senador (Chuck Schumer) e à presidente (da Câmara) Pelosi que queria criar infraestrutura. Eu seria muito bom nisso, é o que eu faço. Mas você sabe de uma coisa? Eu não posso fazer isso sob estas circunstâncias. Então acabem com estas investigações baratas.

Pouco mais tarde, Trump ainda disparou uma série de tuítes com críticas diretas a Pelosi e Schumer, afirmando que a liderança democrata está "partindo os Estados Unidos ao meio".

"Tão triste que Nancy Pelosi e Chuck Schumer nunca serão capazes de ver ou entender a grande promessa do nosso país. Ele podem continuar a caça às bruxas que já custou US$40 milhões e foi uma tremenda perda de tmpo e energia para todos nos EUA, ou voltar ao trabalho", escreveu. "Mas eles realmente querem fazer tudo de novo! Você nçao pode investigar e legislar ao mesmo tempo, simplesmente não funciona deste jeito".

'Rezo pelo presidente'

Depois, em uma entrevista coletiva com Schumer, Pelosi disse a jornalistas que Trump pode não ter confiança para trabalhar com os democratas. Ela disse que reza pelo presidente.

"Por alguma razão, talvez tenha sido falta de confiança da sua parte, ele realmente não conseguiu se igualar à magnitude do desafio que temos", disse Pelosi. "Eu rezo pelo presidente dos Estados Unidos, e eu rezo pelos Estados Unidos".

Na sua série de tuítes, Trump agradeceu à presidente da Câmara pelas orações em tom irônico: "Nancy, muito obrigada pelas suas orações, eu sei que você realmente quer dizer isso".

Por sua vez, Schumer, que é o líder da minoria democrata no Senado, disse que o que aconteceu na reunião entre o presidente e os democratas foi "de cair o queixo". Segundo ele, Trump "teve que fugir" quando questionado como pagaria pelo seu plano de infraestrutura.

Trump vem dificultando uma série de investigações do Congresso ao ignorar intimações, se recusar a permitir que seus conselheiros e ex-conselheiros testemunhem e nãonão entregar documentos. A sua postura agrava os confrontos com o Congresso, cuja Câmara dos Deputados é controlada pelos democratas desde o fim de 2018. O Senado ainda é majoritariamente republicano.

PUBLICIDADE

Em abril, uma versão editada do relatório de Mueller foi divulgado, revelando detalhes comprometedores dos bastidores do caso que paira sobre a Presidência de Trump desde 2017. Produto de 22 meses de trabalho, o texto lista uma série de ações do presidente para impedir a investigação, assinalando que elas fracasso republicano cometeu ou não o crime de obstrução de Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.