Maranhão e Governo Federal

Bancada se reúne com Bolsonaro e discute situação de rodovias

Este foi o segundo encontro oficial entre parlamentares do estado e o presidente da República. Na ocasião, foi encaminhada visita do chefe do Executivo ao MA no segundo semestre

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(Reunião aconteceu ontem em Brasília )

Membros da bancada maranhense na Câmara dos Deputados – Hildo Rocha (MDB), Aluisio Mendes (PODE), Edilázio Junior (PSD), Pastor Gildenemyr (PMN), Júnior Lourenço (PR) e Marreca Filho (Patri) – solicitaram investimentos na malha rodoviária e na rede de saneamento básico em encontro na manhã de ontem (22) com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em Brasília. Na ocasião, o chefe do Executivo federal sinalizou com visita ao estado a partir do segundo semestre, em agenda a ser definida.

Na primeira parte do encontro, os parlamentares ressaltaram a Bolsonaro a necessidade de recuperação e conclusão das obras de duplicação nas BRs 222 (do Entroncamento de Itapecuru Mirim até Chapadinha e de Miranda do Norte até Santa Inês), 010 e 135 (até Matões do Norte). Do presidente, os deputados ouviram que o Governo fará o que for necessário para possibilitar as correções nos trechos.

Outro tema do encontro foi a necessidade de modernização da ferrovia São Luís/Teresina que, de acordo com os deputados, seria uma rota de escoamento da produção local e viabilizaria uma via a mais para o deslocamento pelo território estadual. Por fim, os parlamentares requereram investimentos de R$ 100 milhões (sendo metade este ano e a outra para o ano que vem) no programa “Água para Todos”.

Presente à reunião, Pastor Gildenemyr qualificou a agenda como positiva. “Com as demandas apresentadas, temos a certeza de que o presidente vai atender. Uma clara demonstração de que Bolsonaro volta seu governo para todo o país e não para as regiões onde ele teve mais votação. Ou seja, menos política e mais gestão”, disse.

Esta foi a segunda agenda entre membros da cúpula maranhense no Congresso com o presidente em pouco mais de um mês. No dia 17 de abril deste ano, os deputados federais Aluisio Mendes, Pastor Gildenemyr e Edilázio Júnior abordaram com o presidente termos do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) e envio de recursos às cidades que, no primeiro trimestre, foram atingidas pelas fortes chuvas.

À época, a análise da bancada foi que a reunião comprovou que, apesar das questões partidárias, não havia rejeição com o estado quanto aos investimentos. Os deputados também trataram no primeiro encontro acerca da Reforma da Previdência.

Ao mesmo tempo em que os membros tentaram, na ocasião, reforçar que o encontro “havia sido positivo”, deputados de oposição rechaçaram a agenda e argumentaram que a baixa mobilização comprovaria falta de alinhamento entre as demandas maranhenses e do Governo Federal.

Encontro futuro

A O Estado, o coordenador da bancada maranhense, Juscelino Filho (DEM) - que acompanha o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra (SUI) - confirmou novo encontro com o presidente Bolsonaro. “Já solicitei uma data na agenda do presidente para uma reunião dele com a bancada do Maranhão para tratarmos das pautas prioritárias do nosso estado. Estou aguardando confirmação”, disse o democrata.

Mais

Além da reunião específica com membros da bancada maranhense, na manhã de ontem (22), Jair Bolsonaro também esteve em contato com deputados de outros estados do Nordeste. A reunião foi articulada pelo coordenador do grupo de parlamentares da Região, deputado federal Júlio César (PSD).

Correlata – Bolsonaro deverá visitar o Maranhão em julho

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sinalizou ainda aos deputados federais que fará uma visita ao estado do Maranhão a partir do próximo mês de julho. O deslocamento ainda será incluindo na agenda oficial da União. O roteiro ainda não está definido, mas deverá incluir visitas às cidades que registraram maior votação a ele durante as eleições do ano passado.

Se confirmada a viagem, Bolsonaro ratificaria sua mudança estratégica na articulação com os estados de ampliação dos locais de visitação oficiais. Amanhã (24), o presidente terá compromissos em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Recife.

Parlamentares maranhenses tentaram, sem sucesso, articular a vinda de Bolsonaro para o estado no início deste mês. Ele também recusou convite para participar da abertura da Agrobalsas 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.