Educação

Consulta de vagas no Sisu do 2º semestre começa nesta quinta

A partir de hoje, 23, os estudantes já poderão consultar as vagas disponíveis nas instituições e cursos oferecidos no Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre, na pagina do Sisu na internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
A partir de hoje, 23, os estudantes já poderão consultar as vagas disponíveis nas instituições e cursos oferecidos no Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre, na pagina do Sisu na internet
A partir de hoje, 23, os estudantes já poderão consultar as vagas disponíveis nas instituições e cursos oferecidos no Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre, na pagina do Sisu na internet (Divulgação)

BRASÍLIA - A consulta para vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2019 poderá ser feita a partir de hoje, 23. Para acessar as informações sobre instituições e cursos oferecidos, basta entrar no site do Sisu. Para se candidatar, é necessário ter feito o Enem 2018 e tirado nota superior a zero na redação.

Candidatos que queiram concorrer a uma vaga em universidades públicas deverão se inscrever entre os dias 4 e 7 de junho. O processo é online e gratuito.

Durante esse período, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso - ou seja, a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. Conforme as inscrições forem feitas, o Sisu informará notas de corte parciais para cada curso, com base no desempenho dos estudantes que já se candidataram.

As notas de corte são apenas uma referência baseada no número de vagas disponíveis e no número total de candidatos inscritos no curso. O ranking de selecionados é dinâmico e muda ao longo do período de inscrição.

O interessado deve escolher duas opções de vaga, em ordem de preferência. É preciso marcar o curso, a instituição de ensino, o turno e a modalidade de concorrência (ampla ou por cotas).

No site e no aplicativo do Sisu o estudante poderá acompanhar o andamento da sua inscrição. Até o dia 7 de junho, cada aluno poderá analisar esses índices e mudar suas opções. Serão consideradas como definitivas aquelas que estiverem no sistema às 23h59 do prazo final. Os resultados sairão em 10 de junho, no portal do Sisu.

Simulador

Para evitar sobrecarga do sistema, segundo o Ministério da Educação, o simulador do Sisu, que mostra informações dos últimos processos seletivos, vai ficar temporariamente fora do ar a partir desta quinta-feira.

A previsão é que volte ao ar no dia 10 de junho. "A medida, preventiva, foi necessária para evitar que o sistema fique sobrecarregado", disse a pasta.

Fique por dentro

Calendário

Inscrições: 4 a 7 de junho
Resultados: 10 de junho
Matrículas: 12 a 17 de junho
Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.