Muçulmanos

Rebeldes iemenitas lançaram mísseis contra cidade sagrada

Projéteis foram interceptados antes de chegar ao alvo, de acordo com a mídia da Arábia Saudita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
​Peregrinos muçulmanos participam das orações do meio-dia fora da mesquita de Namirah
​Peregrinos muçulmanos participam das orações do meio-dia fora da mesquita de Namirah (Reuters)

MECA - Dois mísseis balísticos lançados na direção de Meca, na Arábia Saudita, por rebeldes do vizinho Iêmen foram interceptados, informou a mídia saudita ontem, 21.

A defesa aérea interceptou e "neutralizou" na segunda-feira os projéteis em duas regiões do país, segundo o porta-voz da coalizão anti-rebelde iemenita liderada pela Arábia Saudita, o coronel Turki al-Maliki.

O jornal "Asharq al Awsat" e a rede de televisão Al Arabiya afirmam que os mísseis tinham sido lançados em direção à cidade sagrada de Meca, e que os autores dos disparos foram os huthis, rebeldes apoiados pelo Irã.

Essa é a terceira tentativa dos insurgentes iemenitas de atingir a cidade sagrada desde o início da intervenção saudita no Iêmen, em março de 2015, de acordo com a mídia da Arábia Saudita.

Um porta-voz oficial dos huthis negou ter atacado lugares sagrados muçulmanos.

O ministro da Informação do governo iemenita, apoiado por Riad, Muamar al Iryani, acusou os huthis de terem lançado esses mísseis seguindo "ordens iranianas" e descreveu o ato como um "crime terrorista".

Diante das crescentes tensões no Golfo, a Arábia Saudita, grande rival regional do Irã, pediu na segunda-feira a convocação urgente de duas cúpulas, do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e da Liga Árabe, a ser realizada em 30 de maio em Meca.

Os xiitas huthis, rebeldes pró-iranianos que controlam grandes áreas no Iêmen, já atacaram na semana passada a região de Riad, usando drones contra duas estações de bombeamento de um oleoduto que liga o leste e o oeste da Arábia Saudita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.