Opostos

Razão x Emoção: em duelo de opostos

Com uma temporada com mais baixos que altos, o Sampaio Corrêa enfrenta o líder do Brasileirão e dono da melhor campanha na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras, pela Copa do Brasil 2019

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Dudu é destaque do elenco palmeirense e Cleitinho, dos tricolores
Dudu é destaque do elenco palmeirense e Cleitinho, dos tricolores (samp h)

São Luís - Em um verdadeiro de duelo de opostos, o Sampaio Corrêa estreia diante do Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (22), às 19h15, no Estádio Castelão. A partida de volta acontecerá na quinta-feira (30), às 20h, no Allianz Parque, em São Paulo. O Tricolor ganhou o direito de estrear na competição nacional apenas nas oitavas, por ter sido campeão da Copa do Nordeste ano passado. Campeão brasileiro da Série A em 2018, o Verdão também jogará seu primeiro mata-mata nesta fase.

Líder do Brasileirão e dono da melhor campanha na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras inicia sua campanha na Copa do Brasil diante de um adversário que soma altos e baixos na temporada. Eliminado antes das semifinais do Campeonato Maranhense e da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa faz boa campanha na Série C do Campeonato Brasileiro. O time soma oito pontos com duas vitórias e dois empates, na segunda posição no Grupo A. Dos 22 jogos que o Tricolor fez no ano, venceu apenas sete, empatou seis e sofreu nove derrotas. Marcou 16 gols e sofreu 22.

Com apenas oito gols sofridos na temporada 2019, o Palmeiras ostenta, com larga vantagem para o segundo colocado, a liderança do ranking de times que menos foram vazados no ano, considerando apenas os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O Grêmio aparece na segunda posição, com 15, enquanto São Paulo (17), Avaí e Fortaleza (ambos 19) completam o top 5.

O Palmeiras já enfrentou o Sampaio Corrêa em sete oportunidades ao longo da história. Foram cinco vitórias palestrinas, um empate e uma derrota. O Maior Campeão do Brasil marcou 21 gols e foi vazado quatro vezes.

O sorteio da Copa do Brasil 2019 garantiu o quarto encontro entre Palmeiras e Sampaio Corrêa na história do torneio nacional. Os outros foram em 1992 (classificação palmeirense na 1ª fase - 1 x 0 e 4 x 0), 2014 (classificação palmeirense na 2ª fase - 1 x 2 e 3 x 0) e 2015 (classificação palmeirense na 3ª fase - 1 x 1 e 5 x 1), sempre com o Verdão jogando a primeira partida fora de casa e decidindo o embate em seus domínios.

Encontro
O último encontro entre Palmeiras e Sampaio Corrêa aconteceu no dia 12 de maio de 2015, também pela Copa do Brasil. Após empatarem por 1 x 1, no Maranhão, os dois times se encontraram no Allianz Parque, valendo uma vaga na fase seguinte do torneio nacional. O alviverde venceu por 5 x 1, com gols marcados por Zé Roberto (2), Vitor Hugo, Cristaldo e Kelvin. Naquela oportunidade, a escalação foi Fernando Prass, Lucas, Wellington, Vitor Hugo e Egídio; Amaral (Robinho), Gabriel, Zé Roberto e Rafael Marques; Dudu (Leandro) e Cristaldo (Kelvin).

Para uma partida desta magnitude, o sentimento de todo o grupo é um só; a presença do universo Tricolor é fundamental, como afirmou o capitão Diones. “Sabemos a força que a torcida do Sampaio tem, quando comparece em peso ao Castelão. Contamos com esse apoio, porque será um jogo muito difícil, e o Castelão lotado nos dará um combustível a mais”, declarou.

Desfalque

Presente nos dois últimos confrontos contra o Palmeiras, Cleitinho sabe a importância do calor da torcida nessas horas. “Enfrentar o Palmeiras sempre é complicado, mas o Sampaio também é grande e se torna ainda mais forte quando o torcedor joga junto. Espero que todos compareçam em peso e façam uma bonita festa no Castelão para nos ajudar a conquistar um bom resultado”, ressaltou.

Uma das principais referências da equipe, Andrey reforça o coro dos companheiros e garante muita luta de todos pela vitória. “Só posso dizer que, dentro de campo, a gente vai se matar pela vitória. É difícil, mas vamos batalhar muito, e esperamos que a nossa torcida encha pra valer o Castelão. É hora do apoio total para mostrarmos a todo Brasil o quanto o Sampaio é grande”, declarou.

A tendência é que Felipão escale um time bastante diferente daquele que venceu o Santos por 4 x 0, sábado, pelo Brasileirão. Nomes como Hyoran, autor de um dos gols do Palmeiras diante do Santos e que completou 50 partidas pelo clube, Moisés e Borja deverão aparecer entre os titulares.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA-MA X PALMEIRAS-SP

Local: Estádio Castelão, São Luís (MA)

Data: 21 de maio de 2019, quarta-feira

Horário: 19h15 (de Brasília)

Árbitro: Rodrigo D'alonso Ferreira (SC)

Assistentes: Helton Nunes e Alex dos Santos (SC)

VAR: Rafael Traci (SC)

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Douglas Assis, Everton Silva, Moisés Lucas e Eloir; Dedé, Diones, Cleitinho e João Paulo; Patric e Salatiel Júnior

Técnico: Julinho Camargo

PALMEIRAS: Fernando Prass (Weverton); Mayke, Edu Dracena, Antônio Carlos e Victor Luis; Felipe Melo (Thiago Santos), Moisés e Lucas Lima; Hyoran, Carlos Eduardo (Felipe Pires) e Deyverson (Borja)

Técnico: Felipão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.