COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Opresidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Figueiredo, que abraça mais uma iniciativa na direção da cidadania. Trata-se do programa “Justiça Presente”, que, pelo alcance social, tem muito a contribuir com a sociedade. Para o desembargador, o programa garante o protagonismo do Poder Judiciário no enfrentamento da crise do sistema penal
Opresidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Figueiredo, que abraça mais uma iniciativa na direção da cidadania. Trata-se do programa “Justiça Presente”, que, pelo alcance social, tem muito a contribuir com a sociedade. Para o desembargador, o programa garante o protagonismo do Poder Judiciário no enfrentamento da crise do sistema penal
A médica dermatologista Yana Léda, que nos dias 11 e 12 de junho, durante a I Jornada Médico-Acadêmica, no auditório do Conselho Regional de Medicina, ministrará a palestra “Cirurgia Dermatológica: Oportunidade de Aprender mais Sobre a Saúde e Beleza da Pele e Cabelos”. Yana é especialista em Dermatologia Estética, Tricologia e Cirurgia Dermatológica
A médica dermatologista Yana Léda, que nos dias 11 e 12 de junho, durante a I Jornada Médico-Acadêmica, no auditório do Conselho Regional de Medicina, ministrará a palestra “Cirurgia Dermatológica: Oportunidade de Aprender mais Sobre a Saúde e Beleza da Pele e Cabelos”. Yana é especialista em Dermatologia Estética, Tricologia e Cirurgia Dermatológica

Festança no Ceprama
A “Festança no Ceprama”, tradicional evento que antecede os festejos juninos em São Luís, já tem data para acontecer. A programação foi anunciada pelo produtor Mário Jorge para os dias 31 de maio, 1o e 2 de junho, naquele espaço cultural localizado na Madre Deus. A festa entra para a décima primeira edição e reunirá 26 atrações.
A abertura será com a famosa cantora Lucy Alves, que vem para fazer uma grande homenagem à música nordestina, principalmente ao forró. Além dela, foram convidados Boi de Axixá, Boi da Maioba, Boi de Maracanã e Boi Novilho dos Lençois.

Festança no Ceprama
E tem mais: um show especial intitulado “Tenores da Ilha”, com Ribinha de Maracanã, Marcos da Maioba e Chagas de Ribamar. Um dos destaques do evento será o Barracão do Forró, com Seu Raimundinho, Os Brotos do Forró e Inaldo Bartolomeu.
As primeiras mil pessoas que forem à Festança no Ceprama receberão um brinde cultural, tal seja, um copo com a logomarca da proposta, em variadas cores.

Gestão e Performance
O professor George Barbosa, doutor pela Universidade de Maryland College Park, nos Estados Unidos, começou a semana falando sobre Gestão e Performance para os alunos dos MBAs em Gestão Integrada e em Auditoria e Finanças da Faculdade de Negócios Faene.
George, que está morando no Brasil, depois de 40 anos de experiência no exterior, foi professor de cursos presenciais e online do programa de MBA em Gestão de Qualidade, Gestão de Produtividade, Estratégia de Negócios Global e Fundamentos da Gestão de Negócios na Universidade de Phoenix (EUA). Além disso, na Strayer University, ele foi reitor do campus Anne Arundel, em Maryland, e reitor associado do campus Rockville.

Maio Roxo
Durante todo este mês de maio, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, em associação com outras sociedades que se dedicam às doenças do aparelho digestivo, realizam campanhas de combate às Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Por conta desta campanha, o mês ficou conhecido como “Maio Roxo”.
As doenças intestinais agudas são inflamações contínuas que atingem todo ou parte do trato gastrointestinal. As principais doenças relacionadas ao Sistema Digestório são a Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa.
Essas doenças podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida. Atingem ambos os sexos, indistintamente, e o diagnóstico ocorre geralmente por volta dos 30 anos. Em Imperatriz, uma das unidades de saúde engajadas é o Hospital São Rafael.

Batalhão de Ouro
O batalhão do Boi de Maranhão está na concentração para dar o primeiro “urro” em celebração ao São João 2019.
No próximo sábado, tocadores de matraca, brincantes, cantadores e simpatizantes do grupo folclórico se reunirão na sede da manifestação, na estância urbana de Maracanã, para o terceiro ensaio.
O último ensaio, popularmente chamado de “Ensaio Redondo”, acontecerá no dia 8 de junho, com seresta e a participação de cantadores de outros grupos folclóricos.

Show de Geraldo Azevedo
O cantor Geraldo Azevedo vem aí. Um dos astros da música nordestina fará shows em São Luís nos dias 30 e 31 de maio, no Teatro Arthur Azevedo.
Recentemente, o artista lançou seu quarto DVD: o primeiro registro do show solo de voz e violão do cantor e compositor pernambucano, com o qual já incursionou por todo o Brasil, sendo este o formato mais recorrente de toda a sua carreira.
Acompanhado de seu virtuoso violão, Geraldo Azevedo fará um passeio por mais de cinco décadas de composições, apresentando desde sucessos do início de sua carreira até canções do seu último álbum, “Salve São Francisco”, incluindo algumas músicas inéditas.

Exposição do boi de Santa Fé
Foi aberta, ontem, a exposição “Diamante Brasileiro Boi de Santa Fé: Cultura e Tradição!”, na Galeria Antônio Almeida e Sala Maia Ramos, do Palacete Gentil Braga. A iniciativa é da Associação Cultural do Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé. A mostra reúne fotografias, indumentárias, personagens, altares religiosos e instrumentos musicais.

TRIVIAL VARIADO

A Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia anunciará mais um contingenciamento (bloqueio temporário de verbas) na nova edição do Relatório Bimestral
de Receitas e Despesas.

O Diário Oficial da União publicou a sanção do presidente Jair Bolsonaro ao projeto aprovado pelo Congresso Nacional que anistiou multas aplicadas a partidos políticos no valor de 70 milhões de reais. É um custo alto na tentativa de recompor o entendimento com os parlamentares.

Professores de Faculdades de Direito ouvem com frequência a pergunta de alunos: a Lei de Responsabilidade Fiscal é para valer? A resposta tem sido monossilábica: não.

A Federação dos Municípios do Maranhão está promovendo um seminário sobre a iluminação das cidades maranhenses. Durante o evento, os gestores estão discutindo condutas e problemas envolvendo cobranças de consumo dos logradouros públicos, o que vem dificultando a prestação de um serviço de qualidade para
a população.

O Detran está intensificando ações educativas em escolas para incentivar um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres.

DE RELANCE

Medicina do Tráfego
O médico maranhense Phil Camarão amanhece em Brasília, onde participa da Reunião da Câmara Técnica de Medicina do Tráfego, hoje, na sede do Conselho Regional de Medicina. Amanhã, ele também se fará presente no I Fórum de Medicina do Tráfego, a ser realizado no mesmo local.

Novo bar na Lagoa
A Lagoa da Jansen ganhará um novo empreendimento. Trata-se do bar temático Tapera SLZ, que funcionará na antiga boate Allure e abrirá as portas nesta sexta-feira, com apresentações de um grupo de forró pé de serra, da dupla Fernando&Franco e da banda Parceiro Paz. O espaço fará uma justa homenagem ao forró, gênero que é a cara do Nordeste. Entre outros atrativos, abrirá nas quartas-feiras, para transmissões ao vivo, em telão, de jogos de futebol.

Casamento Comunitário
A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão abriu vagas para o Casamento Comunitário, previsto para acontecer em São Luís no dia 9 de novembro. As inscrições gratuitas poderão ser realizadas no dia 15 de junho, das 8h às 16h30, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão. Para se inscrever, os noivos devem reunir duas testemunhas maiores de 18 anos e apresentar cópias e originais de toda a documentação obrigatória exigida no processo de habilitação à equipe da Corregedoria.

Certificação de Competências
Sinal verde para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As inscrições tiveram início na segunda-feira, via internet, e seguirão até o dia 31 de maio. Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Em Pernambuco
Atletas de futebol alunos da Universidade Federal do Maranhão estão em Caruaru, em Pernambuco, representando o estado nos Jogos Universitários Brasileiros 2019. Os jogos acontecem no Centro de Treinamento do Clube Atlético do Porto e o primeiro jogo da delegação maranhense foi contra a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Festa para Paulo Vennus
O jovem DJ Paulo Vennus, um dos mais criativos em atividade nesta capital, será brindado com uma grande festa em celebração aos seus 16 anos de carreira e aos 35 de vida. A balada acontece na noite deste sábado, na boate Nate Club, na área do Centro Histórico de São Luís, com a presença de vários convidados especiais. Vennus destaca-se pelo trabalho moderno e em sintonia com o que está sendo apresentado em outros estados e países.

Lançamento de “Cerzir”
Circula o convite do escritor e poeta Antonio Aílton para o lançamento de seu livro, intitulado “Cerzir”, que acontecerá no dia 7 de junho, às 19h, no Espaço da Sala Sesc de Exposições, na Avenida dos Holandeses. A noite de lançamento contará com a participação de Uimar Júnior (performance) e Marcos Boa Fé e Convidados (voz e violão).

De Aristóteles:
“Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.