Festança

Maracanã já acende a fogueira para o São João

Um dos batalhões mais numerosos do Maranhão está promovendo ensaios em sua sede, na estância urbana de Maracanã; o próximo será sábado (25), com seresta e os cantadores do batalhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Boi de Maracanã
Boi de Maracanã (Maracanã)

SÃO LUÍS - Um dos mais numerosos grupos folclóricos do Maranhão, o Boi de Maracanã, conhecido como o “Batalhão de Ouro”, está com quase tudo pronto para invadir os terreiros nas noites de São João. O trabalho de confecção das indumentárias na sede segue em ritmo intenso, bem como os ensaios das novas toadas a serem apresentadas ao público. O próximo ensaio acontecerá no sábado (25) com seresta e a presença do batalhão.

O Boi de Maracanã é formado por caboclos de pena e de fita, índias, tocadores de matracas, além do Nêgo Chico e dos cantadores da linha de frente, tais sejam, Ribinha de Maracanã, Humberto Filho e Manoel Victor. Este último é neto do cantador Humberto de Maracanã, falecido em 2015 e que se tornou uma lenda do folclore do bumba meu boi do Maranhão.

Segundo o cantador Ribinha de Maracanã, o ensaios são marcados por uma grande festa, com direito a seresta capitaneada pelo cantor Jean Dias. “Além da apresentação do boi e a presença dos demais cantadores e brincantes. Todos os ensaios ocorrem em clima de confraternização, que é fundamental para aquecer o nosso entusiamo em torno da festa do mês de junho, um período aguardado com ansiedade por todos nós que vivemos de cultura popular”, diz.

Redondo

Os ensaios terão continuidade no dia 8 de junho. Esse dia, de forma especial, será dedicado ao “Ensaio Redondo”, uma espécie de concentração geral, ou seja, o último ensaio antes da temporada oficial de apresentações no São João 2019. “O Ensaio Redondo será marcado pela presença de vários convidados, entre grupos de bumba meu boi e cantadores, que dividirão conosco o momento de concentração para iniciarmos a festa nos arraiais da cidade. Maracanã está bastante animado para o São João 2019 e levaremos toda a nossa energia para os terreiros”, disse Ribinha de Maracanã.

O boi, que costuma atrair uma multidão em suas apresentações, reúne integrantes usando indumentárias e também aqueles que carregam apenas suas matracas. Há ainda as chamadas “mutucas” (pessoas que acompanham os grupos de bumba meu boi nas noites de São João). O batalhão chega a reunir mais de 600 pessoas. No ano passado, fez cerca de 60 apresentações. Entre as novas toadas, destacam-se criações para momentos que pontuam o auto. Entre elas, “O guarnicê”, “Urro do boi” e “A despedida”. No total, foram compostas 20 toadas novas toadas.

Serviço

O quê

Ensaio do Boi de Maracanã

Quando

No próximo sábado (25), às 23

Onde

Sede do Boi de Maracanã, na estância urbana de Maracanã

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.