Mostra

Um olhar sobre os povos negros da Amazônia em cartaz na capital

Exposição fotográfica "(Re)conhecendo a Amazônia Negra", em homenagem aos povos negros da região amazônica, ficará em cartaz de 22 deste mês a 18 de junho, na Galeria de Arte do Sesc Centro

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Marcela Bonfim  fez registros fotográficos em comunidades  quilombolas
Marcela Bonfim fez registros fotográficos em comunidades quilombolas (Exposição )

São Luís - A “Amazônia Negra” registrada nas lentes de Marcela Bonfim é um dos mais belos trabalhos trazidos pela edição 2019 do Sesc Amazônia das Artes. Dando identidade, traços e vida aos povos negros da região amazônica, por meio de fotografias impressas em madeira, a mostra “(Re)conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta” fica em cartaz na Galeria de Arte do Sesc Centro, de 22 de maio a 18 de junho.

As obras, produzidas durante as visitas de Marcela Bonfim a comunidades quilombolas, tradicionais e urbanas, trazem de maneira sensível e original as mais diversas expressões dos grupos que residem na região norte do país. Todos carregam em seus traços as heranças socioculturais de uma parcela importante da população brasileira que ainda não é reconhecida historicamente.

Em 2015, o projeto iniciou a busca pelas referências negras nos locais de origem, colocando Rondônia no centro do debate da "Amazônia Negra". Foram realizadas também visitas no Mato Grosso – em algumas comunidades/chácaras de Vila Bela da Santíssima Trindade; no Pará - Marajó em algumas comunidades de Soure e Salvarterra e no Maranhão-Alcântara na comunidade de Manival.

“Os próprios personagens que construíram a partir das suas mãos e de seus ancestrais esta história; é a voz de dona Nicácia, de dona Aniceta e de tantas outras histórias dentro dessa mesma história amazônica. Trata-se de uma proposta de narrativa, diferente desta que vemos e ouvimos circular pra cima e pra baixo, correspondendo apenas à versão e visão do colonizador”, explicou Marcela.

A fotógrafa é paulista de Jaú e descobriu em Rondônia uma Amazônia negra, além da indígena que ela já esperava encontrar em Porto Velho, onde passou a morar a partir de 2010. Economista e ativista cultural, Marcela Bonfim faz da máquina fotográfica um instrumento de militância pelo reconhecimento do papel dos africanos na formação da Amazônia e na defesa da sua autoestima, com o olhar de quem se reconhece no foco da câmara.

“Eles me ensinam todos os dias a ser negra: essa ATITUDE que ultrapassa a cor da pele é a principal mensagem quando falamos de representatividade nesse processo de (Re)conhecimento…!O projeto neste aspecto vem como um veículo condutor que soma e compartilha – a partir das mostras – essas histórias e realidades, quebrando com um silêncio de mais de séculos de invisibilidade dentro da Amazônia!”, ressaltou a artista.

Serviço

O quê

Exposição fotográfica “(Re)conhecendo a Amazônia Negra”

Quando

De 22 de maio a 18 de junho

Onde

Galeria de Arte do Sesc Centro

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.