COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Um grupo de amigas de infância e de classe do Colégio Marista reuniu-se, após 30 anos, para celebrar a amizade. O encontro foi também para festejar a chegada da maranhense Mércia Alencar Almeida, radicada em Miami (EUA) e que veio para uma rápida visita. Na foto, Daniela Duarte, Adriana Brito, Elizabeth Servin, Vanda Freire Pereira, Danielle Vieira (de pé), com Jaqueline Demétrio, Mércia Almeida, Melissa Marão e Ismênia Raposo
Um grupo de amigas de infância e de classe do Colégio Marista reuniu-se, após 30 anos, para celebrar a amizade. O encontro foi também para festejar a chegada da maranhense Mércia Alencar Almeida, radicada em Miami (EUA) e que veio para uma rápida visita. Na foto, Daniela Duarte, Adriana Brito, Elizabeth Servin, Vanda Freire Pereira, Danielle Vieira (de pé), com Jaqueline Demétrio, Mércia Almeida, Melissa Marão e Ismênia Raposo
A engenheira Giesta Nogueira com a talentosa filha Letícia Höfke, de 21 anos, e que, no próximo sábado, no Shopping da Ilha, lancará o livro “Truque de Mágica”, com 422 páginas e o primeiro de uma trilogia homônima seguindo a linha da literatura young adult contemporânea. Letícia é carioca e formou-se em Jornalismo na PUC/RJ. Aos 11 anos, começou a carreira pelas fanfics, até escrever histórias originais e, finalmente, publicar sua primeira saga
A engenheira Giesta Nogueira com a talentosa filha Letícia Höfke, de 21 anos, e que, no próximo sábado, no Shopping da Ilha, lancará o livro “Truque de Mágica”, com 422 páginas e o primeiro de uma trilogia homônima seguindo a linha da literatura young adult contemporânea. Letícia é carioca e formou-se em Jornalismo na PUC/RJ. Aos 11 anos, começou a carreira pelas fanfics, até escrever histórias originais e, finalmente, publicar sua primeira saga

Sarney avalia governo
Dona Marly e a filha, ex-governadora Roseana, acompanharam toda a entrevista concedida pelo ex-presidente da República, José Sarney, ao jornal Correio Braziliense, em Brasília, na semana passada. Foi quando um dos mais experientes políticos da história do Brasil fez uma análise sobre o governo e as propostas do atual presidente, Jair Messias Bolsonaro. A conversa foi longa e durou mais de quatro horas. Entre outras coisas, José Sarne diz não saber o que é a nova política proposta
pelo novo chefe de Estado.
Durante a conversa, Sarney prefere não tecer comentários sobre seus sucessores. Afirma que cada presidente age de acordo com as circunstâncias do momento. O ex-presidente também fala sobre sua relação com os militares e diz que ela sempre foi muito boa com eles.

Sarney avalia governo 2
Sarney analisa que o presidente Bolsonaro está no meio de um furacão. Ela diz que a crise internacional de recessão catalisou a crise brasileira e que o Brasil passa por um momento da história mundial em que se presencia não um mundo de transformação, mas um mundo transformado. E que precisamos lidar com o choque das civilizações, o fim da civilização industrial, o começo da civilização e das comunicações digitais.
Sarney diz ainda que é precisa lidar com a pós-verdade, com uma sociedade líquida (como bem fixou Zygmunt Bauman). “Temos que compreender que estamos, no Brasil, muito atrasados para enfrentar essa crise que o mundo está vivendo. Então, o presidente Bolsonaro está tendo que enfrentar esses problemas, todos mundiais. Era o momento de nós termos um presidente que tivesse uma visão de todas essas modificações que vive o mundo, para poder enfrentá-las”.

Festas juninas
Depois do Carnaval, possivelmente são as festas juninas as maiores representantes da cultura popular do Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro, especialmente no Nordeste, mas também em todo o país.
Para 2019, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo tem 103 eventos já cadastrados com esse perfil, em 15 estados de todas as regiões brasileiras, que se iniciam ainda neste mês e se intensificam em junho e julho. E esse número pode aumentar em até 37% até o fim de maio.

Programa de Fornecedores
O evento de lançamento do novo portal de negócios do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão e de certificação da 17ª turma do Programa de Certificação de Empresas, além do lançamento da terceira edição da Expo Indústria Maranhão, foram os destaques da reunião entre a Fiema e uma comitiva de executivas da Vale, semana passada, na Casa da Indústria.
A Vale é uma das indústrias mantenedoras do PDF e foi expositora nas duas primeiras edições da Expo, em 2015 e 2017. Na oportunidade, o superintendente da Federação, Diogo Lima, formalizou para a equipe da mineradora o convite para a participação da empresa na maior feira multissetorial do Nordeste, promovida pela Fiema, em novembro.

Elas na magistratura
O Poder Judiciário, visando à participação feminina na magistratura, lançou o primeiro curso “A Mulher Juíza”, para estudar formas de estímulo e apoio às magistradas
ao longo da carreira.
O curso é uma iniciativa da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, com apoio do Conselho Nacional de Justiça.
É que um levantamento de 2018 assinado pelo CNJ revela o perfil sociodemográfico da magistratura brasileira: a participação de mulheres no Judiciário ainda é menor que a de homens, ou seja, 37% contra 63%.

Elas na magistratura 2
A pesquisa revelou que elas ainda progridem menos na carreira jurídica: representam 44% no primeiro estágio da carreira (juiz substituto), quando competem com os
homens por meio de provas objetivas e passam a corresponder a 39% dos juízes titulares.
No entanto, o número de juízas torna-se menor de acordo com a progressão na carreira: representam 23% das vagas de desembargadores e 16% de ministros dos
tribunais superiores.

Muita expectativa para show
Um dos shows mais esperados dos últimos tempos em São Luís acontecerá sábado, no estacionamento do São Luís Shopping. O evento reunirá o sertanejo Gusttavo Lima e o forrozeiro Xand Avião, duas feras das bilheterias brasileiras. Essa produção é responsável pela alta ansiedade da ala jovem esta semana, fato que, sem dúvida alguma, nos dá claros sinais de que o espaço transbordará de gente. Isto implica em dizer que será um dos mais marcante shows em dose dupla já realizado naquele shopping.

TRIVIAL VARIADO

Que bom que junho está chegando, pois as festas juninas aumentam o fluxo de turistas, movimentam o comércio e geram empregos.

Tem estreia na TNT Séries! Com episódio duplo, estreou a série cômica “Miracle Workers”. A cada semana, o canal exibirá um episódio inédito. Mas os assinantes da NET e da Claro já podem assistir a temporada completa em primeira
mão no NOW.

Representantes de nove municípios maranhenses receberam o Plano Municipal de Saneamento Básico e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. O objetivo é estimular os cuidados com o meio ambiente nas cidades beneficiadas com o plano.

Faltando um mês para o início dos festejos juninos em São Luís, a Companhia Barrica intensificou os ensaios para fazer bonito na temporada 2019. Este ano, as apresentações terão um brilho especial, pois o grupo está celebrando 35 anos.
Para tudo, há dois lados: cada vez mais, os políticos
dividem-se entre os que têm coragem de ação e os que desenvolvem a capacidade de destruição.

Luanne Durans e Tatiana Soares fizeram ensaios com empresárias, jornalistas e influenciadoras digitais que são mães, inspiradas em obras de pintores famosos, como Johannes Vermeer e Caravaggio. O resultado foi a exposição “Mãe de Eras”, que será lançada hoje, no Shopping da Ilha.

DE RELANCE

Abertura de “Only You”
A cantora Cecília Leite é quem fará a abertura do grande show “Only You”, da banda The Platters, na noite desta quinta-feira, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Cecília, que é talentosa e tem uma marcante presença de palco, apresentará músicas reunidas no repertório intitulado “Cantando o Amor”. O espetáculo trazido pela Pororoca Produções é um recado aos amantes da boa música e do romantismo.

Nas ondas da rádio
Parceria entre a Rádio Mirante FM e o Instituto Florence de Ensino está levando aos ouvintes informações sobre assuntos acadêmicos variados de interesse de toda a comunidade maranhense. Tudo acontece no programa Power 96, apresentado nas sextas-feiras pelo radialista Claudinho Polary. Quem nos estúdios já esteve foi a professora e enfermeira Glauce Oliveira Lima Gonçalves, consultora da pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia da instituição e ligada também à Universidade Federal do Maranhão.

Benjamim Santos no Piauí
A Fundação Nacional de Artes reuniu no livro “Teatro Infantil” as 11 peças infantis escritas por Benjamim Santos, um dos principais dramaturgos de uma geração que renovou o teatro para crianças no Brasil e um dos maiores vencedores de prêmios concedidos pelo antigo Serviço Nacional de Teatro, Fundação Teatro Guaíra e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, além do Troféu Mambembe de Melhor Autor do Ano, concedido pela Funarte, nos anos de 1977 e 1979. A obra será
lançada hoje, 21, em Parnaíba (PI).

Wesley na Big Joe
O pianista, arranjador e professor Wesley Sousa estará no projeto Big Jam desta quinta-feira, na Big Joe Lagoa. Ela acumula premiações dentro e fora do Maranhão, como o I Tremplim Recife Jazz. Wesley foi duas vezes bolsista do Painel Instrumental do Conservatório de Tatuí, recebeu o Prêmio Universidade FM e adquiriu vasta experiência em festivais de jazz pelo Brasil. Já acompanhou importantes nomes da música instrumental nacional e internacional, como Adrian Ferraud, Dominique DiPiazza, Chico Pinheiro, Gabriel Grossi, Ivan Sacerdote e outros.

Crédito no Agrobalsas
Empreendedores do agronegócio do Maranhão que desejam iniciar ou dinamizar seus negócios terão disponíveis R$ 50 milhões do Banco da Amazônia na 17ª edição da feira Agrobalsas, como crédito para aquisição de caminhonetes, máquinas e equipamentos, custeio agrícola e capital de giro para o produtor rural, entre outros. A Agrobalsas é a maior feira agrotecnológica do estado e está em andamento até 24 de maio, na Fazenda Sol Nascente, no município de Balsas.

Feirão do Imposto
A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) realiza, hoje, o Feirão do Imposto em São Luís. O evento acontecerá no restaurante Feijão de Corda, na Avenida Litorânea, a partir das 19h. O lançamento servirá para que a entidade apresente aos seus associados as ações em 2019, com objetivo de conscientizar a população maranhense sobre a alta incidência tributária em produtos e serviços. O tema deste ano é “Menos é Mais” e tem como mote a necessidade de reforma tributária, combatendo males como sonegação, corrupção, mal uso do dinheiro público e a burocracia governamental exacerbada.

Para todos
As instituições de educação superior que desejarem participar da edição do segundo semestre deste ano do programa Universidade para Todos, o Prouni, têm até hoje para manifestar interesse por meio do Sisprouni na internet. Após a manifestação de interesse, a adesão deve ser feita até o dia 27 de maio. O Prouni concede bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. Em contrapartida, as instituições recebem isenção de tributos.

Para escrever na pedra:
“O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano” (Isaac Newton)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.